hotel-breakfast

O que é cross selling em hotéis

O cross selling, como o próprio nome indica, consiste em vender serviços complementares à estadia, como por exemplo: reservar um transfer do aeroporto para o hotel, uma aula de canoagem ou um lugar de estacionamento. 

Sobretudo na época alta, o potencial de cross selling e up selling aumentam, uma vez que aumenta também o volume de reservas e assim a probabilidade de alguns dos seus hóspedes estarem dispostos a gastar mais do que inicialmente pensaram.

É fundamental que os seus objetivos para cross selling estejam bem definidos para poder beneficiar das suas vantagens.



3 dicas para aumentar o cross-selling no seu hotel

Se está a preparar períodos de maior ocupação no seu hotel, então inclua o Cross-selling nos seus planos.

 

1. Antecipe as necessidades dos seus hóspedes

Devido à pandemia, cada vez mais os hóspedes pretendem estar ao ar livre e experienciar atividades fora do quarto ou mesmo do recinto do hotel. Prepare sugestões complementares à estadia, como por exemplo, uma cesta piquenique, aulas de yoga ou de pilates, workshops de compotas, entre outras possibilidades que estejam ao seu alcance.

 

2. Ofereça a possibilidade de check-in online

Para os hóspedes acaba por ser uma opção segura, uma vez que não têm de esperar em filas ou passar por um balcão de receção para preencher os formulários com dados pessoais. Através do check-in online, pode sugerir aos seus hóspedes a reserva antecipada de uma das atividades disponíveis no seu hotel ou alojamento local, por um preço atrativo. Ao receber o e-mail, o hóspede pode preencher as suas informações pessoais em segurança e reservar de imediato a atividade pretendida. Sem ainda ter chegado, o REVpar já é impactado positivamente, com o mínimo de esforço para o hóspede. 

 

3. Formação ao staff de receção

Pode parecer cliché, mas se os seus colaboradores não tiverem conhecimento de todas as atividades disponíveis, não saberão como as sugerir aos hóspedes. Reúna com todos os elementos que estarão em contacto com os hóspedes, para que fiquem a par de todas as possibilidades. Crie um documento tipo cábula que fique visível para quem estiver de serviço. Ficará surpreendido com o efeito desta simples técnica.



Vantagens do cross selling para hotel

Além de lhe permitir aumentar a receita gerada, o cross-selling em hotéis funciona também como elemento diferenciador. Ao antecipar as necessidades dos seus hóspedes está a ir ao encontro do que eles realmente valorizam, ao contrário do que os seus concorrentes podem estar a fazer. Além disso, ao utilizar a ferramenta de online check-in, este processo é muito mais facilitado, sem depender somente dos colaboradores da receção. 



Como a RoomRaccoon ajuda no cross selling

Com o RoomRaccoon, pode tirar o máximo partido de cada reserva com o RaccoonUpsell, sem precisar de utilizar ferramentas externas. 

O RoomRaccoon é um sistema de gestão de hotel que inclui uma integração com o próprio PMS e que inclui uma ferramenta de upselling e cross-selling: o RaccoonUpsell. Quando o hóspede recebe o e-mail de pré-chegada, enviado automaticamente, tem a opção de fazer o seu check-in online. Depois de clicar no link, é redireccionado para a página de online check-in que pode ser personalizada por si e onde pode incluir sugestões de cross-selling. Caso o hóspede pretenda alguma dessas opções, pode inclusive selecionar antes da chegada. Deste modo, a sua equipa já poderá ter tudo preparado para causar logo uma ótima primeira impressão.

Experimente fazer cross-selling no seu hotel através do check-in online e aumente as suas receitas. Crie a sua conta gratuita aqui