Coronavírus e Hotéis: 5 dicas práticas de como evitar uma crise

Os dias de hoje, que recordaremos para sempre como o período do Coronavírus, não são certamente os mais fáceis. Há cada vez mais cancelamentos de viagens, feiras e eventos, o que para o setor hoteleiro significa uma redução considerável na ocupação e consequentemente, na receita gerada.

Na ansiedade de contrariar esta tendência, a primeira solução que ocorre à maior parte dos diretores e gestores hoteleiros é lançar promoções. Mas será mesmo a estratégia mais adequada? 

Devemos ter presente que esta não é a primeira crise que superamos e que portanto, há um conjunto de medidas que podem ser tomadas para minimizar a situação. É tempo de não se deixar desencorajar e pensar o pior, mas sim permanecer em contacto com os seus hóspedes e transmitir-lhes a serenidade e a confiança de que tudo em breve voltará à normalidade. 

Uma vez que nos têm chegado vários pedidos de recomendação sobre como agir e o que fazer, partilhamos abaixo um conjunto de medidas e ações que pode implementar já hoje:

 

Não baixe os preços
Neste momento há uma redução nas deslocações e reservas, pelo que a redução de preço é um fator irrelevante para hóspedes. Se está a equacionar baixar os preços para a época de Verão, sugerimos que não o faça para não perder eventuais receitas num momento em que a procura recomeçar a surgir. Não entre em pânico e mantenha a sua estratégia de preços. Utilize as técnicas de Revenue Management para fazer variar os preços de acordo com sua ocupação e tenha sempre em conta tarifas que lhe permitam cobrir os seus custos. 

 

Demonstre flexibilidade
Este é um período de incerteza. Os hóspedes estão com imensas dúvidas sobre se devem ou não reservar, ir ou não de férias, pelo que colocar mais constrangimentos nas suas vendas vai dificultar a entrada de novas reservas. Opte por ter políticas de cancelamento flexíveis que possam ajudar o hóspede nessa decisão. 

 

Negoceie os cancelamentos 
Muitos hóspedes estão a solicitar o cancelamento das suas viagens e estadias sem penalizações ou a pedir o reembolso dos pagamentos já efetuados. Tente negociar com os hóspedes e ofereça-lhe vouchers com validades mais longas para poderem ficar com o crédito e utilizá-lo mais tarde. 



Ofereça upsells e upgrades
Comunique com os seus hóspedes atuais e ofereça-lhes a possibilidade de prolongar a estadia a preços convidativos. Sugira um upgrade para um quarto de categoria superior e liberte os quartos de categoria standard, uma vez que são os primeiros a ser vendidos. Aproveite ainda para dar a conhecer os serviços do hotel, para que os hóspedes tirem proveito de todo o conforto. 

 

Crie pacotes especiais
Encontre os elementos que o diferenciam da concorrência e aproveite para criar pacotes especiais com serviços complementares à estadia. Promova-os no seu website e torne a sua unidade hoteleira mais atractiva para os seus potenciais hóspedes. 

 

Se por um lado, em Portugal, ao longo dos últimos anos a época alta tem vindo a prolongar-se até final de Novembro, aproveite esta que é uma época baixa quase forçada para efetuar outro tipo de trabalhos. Entre manutenções às propriedades, criação de novos serviços, formação dos colaboradores, redefinição da estratégia de vendas online, entre outros temas, tire partido das próximas semanas para se dedicar a assunto que habitualmente não consegue por estar focado nas operações do dia-a-dia. Seja prudente, mantenha a calma e o foco no sucesso do seu negócio.