ApartmentMonumental_01

Escrito por Nathana

 

Abel Lucas lembra-se do início da sua carreira como hoteleiro independente. Após regressar de um período em Barcelona, onde fazia a gestão de 8 edifícios de apartamentos turísticos para uma grande cadeia hoteleira, chegou a Portugal com a oportunidade de começar o seu próprio negócio e decidiu arriscar. Naquela época o seu orçamento era limitado, o que certamente tornava impossível trabalhar com programas hoteleiros com que estava habituado, o que o levou a procurar outras soluções para o seu futuro negócio.


Abel Lucas
Abel Lucas, cliente da RoomRaccoon desde 2018.


O fator chave para a escolha da RoomRaccoon


A RoomRaccoon tinha acabado de entrar no mercado português, trazendo inovação com a sua solução completa para os hoteleiros independentes. Trata-se do primeiro software de gestão hoteleira multifuncional em Portugal, que além de ser um Motor de Reservas e Channel Manager, tem também integrada faturação certificada, envio automático de boletins de alojamento para o SEF e resposta automática aos inquéritos do INE.

 

“Já andava há alguns meses a pesquisar e a procurar um programa que me possibilitasse gerir da melhor maneira as propriedades que a minha empresa tinha em carteira, de maneira a que fosse mais simples e intuitivo o dia a dia de Check-In's, Check-Out's, SEF's, INE's, facturações, e que ao mesmo tempo me possibilitasse ter algum tempo disponível para investir em outras frentes, como captação de novos clientes, housekeeping, lavandaria, marketing e comunicação.”

 


No início da nossa aventura em Portugal, fomos convidados a participar do Madeira StartUp Retreat, entre janeiro e marco de 2018, de onde saímos vencedores do prémio. Foi aqui que Abel tomou conhecimento da RoomRaccoon. Por coincidência, sua companheira foi Host no evento e ao tomarem conhecimento das empresas que participariam, Abel logo se interessou pelas funcionalidades que a RoomRaccoon tinha a oferecer, foi apresentado aos responsáveis da empresa e logo se iniciou uma parceria que de viria a revelar de enorme sucesso.


Quando questionado sobre os motivos que o levaram a optar pelo software da RoomRaccoon, Abel Lucas comenta: “Durante os 2 meses de duração do Madeira StartUp Retreat 2018, tive oportunidade de conhecer a Nadja e Tymen fora do contexto de trabalho. Conheci duas pessoas focadas, inteligentes, trabalhadoras (por vezes demasiado) e persistentes. Na altura, a RoomRaccoon ainda não apresentava as funcionalidades que tem hoje em dia, mas eu tinha confiança de que ambos iam cumprir com o que prometiam, e ao nível de relação custo/benefício a oferta era muito interessante.” 


Apartment Monumental

Apartment Monumental

Propriedades geridas pelo Abel na Madeira

 

A rotina de Abel antes da RoomRaccoon e o que mudou para melhor

 

Assim como todo o hoteleiro independente, Abel Lucas passava pelos mesmos problemas que quem gere alojamentos turísticos enfrenta diariamente. A gestão de seu alojamento era feita à "maneira antiga", sempre com a ajuda de folhas em Excel: recebia ou cancelava uma reserva, aumentava ou diminuía as tarifas manualmente em todas as OTA’s individualmente, preenchia dados de clientes manualmente no SEF, preenchia os inquéritos do INE todos os meses (também utilizando o Excel) e para completar, facturava tudo num programa de facturação online. Imaginamos quantas noites Abel não perdeu por não ter tempo para se dedicar a outras coisas da sua própria empresa.

 

E o que mudou para melhor com a RoomRaccoon?

 

Abel Lucas diz que acima de tudo permitiu que fizesse uma melhor gestão de tempo, overbookings deixaram de ocorrer e ele passou a conectar a sua propriedade em mais canais de reserva, aumentando assim a sua exposição no mercado.
Para Abel, a funcionalidade do software que ele considera mais importante, tendo em conta que faz a gestão de várias propriedades, é o Channel Manager. “Possibilita-me abrir e fechar disponibilidades, aumentar ou diminuir as tarifas e criar ofertas diferenciadas. E tudo isto feito no mesmo sítio, automaticamente transmitido para todas as OTA's.”


Devido ao constante desenvolvimento e melhoria da RoomRaccoon, Abel recomenda o software para os colegas da indústria hoteleira, com a certeza que ainda mais funcionalidades serão adicionadas conforme o tempo. Agradecemos pela confiança, e que esta seja uma parceria de sucesso para os anos vindouros.
Gostaria de saber como a RoomRaccoon pode ajudar o teu negócio? Clique aqui para obter sua demonstração gratuita, recebendo o auxílio de um dos nossos experts na indústria hoteleira.