Aumente a taxa de ocupação com uma melhor presença online

Os hoteleiros independentes com experiência no mercado, sabem que promover a sua marca online traz bons resultados. No entanto, na maior parte das vezes, não dispõem do tempo necessário para dedicar a essa atividade.

Um bom marketing exige tempo e planeamento, podendo mesmo tornar-se numa tarefa extenuante devido à quantidade de ferramentas digitais existentes. Contudo, o esforço vale a pena! Além de aumentar a sua taxa de ocupação, o modo como a sua marca se comunica online pode ser útil na própria experiência de atendimento ao cliente. Além de comunicar com os seus hóspedes de uma melhor forma, está também a gerar tráfego para seu website.

O Bart, da nossa equipa de marketing, apresenta em seguida algumas dicas úteis que o poderão ajudar a reduzir a baixa taxa de ocupação do seu hotel, principalmente durante a semana ou em épocas específicas.

Faça um bom uso das redes sociais

Com tantas redes sociais existentes, pode ser difícil escolher a mais adequada para divulgar o seu hotel. Especialistas em marketing digital recomendam escolher as mais populares e uma outra rede que se adapte melhor ao seu público-alvo. Entender quem vai ver os seus posts é um dos pontos críticos para ter sucesso. Veja abaixo alguns dados que podem ajudá-lo a escolher o caminho certo:

  • Segundo a organização Statista, atualmente o Facebook ainda é a rede mais popular, com mais de 2,32 bilhões de utilizadores ativos mensais, a partir do quarto trimestre de 2018. O Facebook é a escolha ideal para chamar a atenção dos hóspedes com uma visão pessoal do seu alojamento.
  • Logo depois, o Instagram é a segunda plataforma mais utilizada, atingindo 1 bilião de utilizadores em junho de 2018. Mais de 70% têm menos de 35 anos.
  • Por outro lado, seja B2B (empresa para empresa) ou B2C (empresa para cliente), o LinkedIn pode ser usado para manter a sua rede de contatos e clientes atualizada, nos assuntos que especificamente dizem respeito ao seu negócio.

Adicione um botão de reserva direta na página do Facebook

Há algum tempo atrás, o Facebook introduziu um botão "Call-to-Action" (Chamada para ação) que ajuda os utilizadores a encontrar o seu website mais facilmente. Devido à localização deste botão, é possível que este seja uma das primeiras coisas que os seus hóspedes irão ver ao aceder à sua página. Como hoteleiro, pode adicionar um botão "Reservar agora". Mostramos abaixo como é fácil configurar:

  1. Clique em + Adicionar um botão abaixo da foto de capa da sua página.
  2. Selecione o botão "Reservar agora" no menu suspenso e siga as instruções.
  3. Clique em "Link para o seu website" e cole o endereço do seu URL de reserva. Clique em "Salvar" e depois em "Concluir".
  4. Feito! Agora a sua página de reservas pode integrar-se diretamente com um sistema de motor de reservas como a RoomRaccoon. Pode personalizar a página com o branding da sua unidade hoteleira e os seus hóspedes podem fazer reservas de uma maneira muito mais fácil e automatizada.

Reservar Agora

Dê mais visibilidade ao seu hotel através das OTAs

As agências de viagens on-line (OTAs) desempenham um papel muito importante na obtenção de mais reservas. Embora cada reserva gerada implique o pagamento de uma comissão, associar a unidade hoteleira a uma OTA é especialmente útil para ganhar visibilidade sem ter de investir em soluções tecnológicas dispendiosas. Não há como negar que, além de ajudar o seu alojamento a alcançar uma audiência muito maior, as OTAs tornam a comparação de hotéis muito mais fácil do que antes.

Do ponto de vista do viajante, é mais fácil encontrar as OTAs quando mais precisam. Essas empresas permitem tornar o planeamento dos hóspedes muito mais eficiente, fornecendo informações valiosas num só lugar. Deste modo, certifique-se de que o seu hotel está associado às principais OTAs. Ao utilizar esta estratégia, é importante não deixar que os overbookings se tornem uma preocupação: certifique-se que está a utilizar um Channel Manager que garante a gestão desses canais de forma automática e em tempo real.

Sobre a RoomRaccoon

O que achou das nossas dicas? Já operacionaliza alguma das que sugerimos?

A RoomRaccoon é a solução ideal e completa para a gestão de hotéis independentes, alojamento local ou apartamentos turísticos, que inclui PMS, motor de reservas e channel manager num software apenas. Sem custos de serviço, sem comissões e sem outros custos escondidos.

Como hoteleiros, sabemos que gerir uma unidade hoteleira ou vários alojamentos locais pode ser difícil. Comece hoje a automatizar tarefas e a poupar tempo para o que é realmente importante: os seus hóspedes! Clique aqui e peça sua demonstração personalizada gratuita!