Como dono de um pequeno alojamento deve ter uma relação complicada com as OTAs como Booking.com e Expedia – são canais caros, mas inevitáveis hoje em dia.

 

Canais externos de reservas online são indispensáveis para ter uma boa visibilidade, competir com outras propriedades e ainda criar uma boa reputação.

O que muitos pequenos hoteleiros não sabem é que é possível utilizar o poder das OTAs de forma controlada e inteligente.

Um channel manager como o que o RoomRaccoon oferece permite ajustar preço e disponibilidade facilmente, a considerar cada canal especificamente. Assim é possível oferecer quantidades de quartos diferentes em diferentes canais.

Por exemplo, chegou o verão. Sabe que a procura direta aumenta, e assim seria um bom negócio manter mais quartos no canal de vendas direto (seu website) do que no canal externo (OTA). Ou ainda melhor – sua ocupação para um certo período já é quase completa, sendo inteligente fechar os quartos na OTA e manter as poucas unidades restantes somente no website do alojamento. Com um bom channel manager isso é possível. Além do mais caso no último minuto deseje reabrir os quartos na OTA isso é fácil de fazer, em um só sistema.

 

Ao utilizar um channel manager pode ajustar a disponibilidade de maneira estratégica, de modo a aumentar o lucro e economizar em comissão, mantendo os canais externos que precisa.Outro ponto delicado é o ajuste de preços em diferentes OTA’s. Vários canais tem a cláusula de paridade no contrato, ou seja, o melhor preço deve sempre ser oferecido naquele canal. Porém nada impede de oferece pacotes especiais mais vantajosos em seu canal de venda direto – pense aqui em condições especiais, ou ainda um pacote com atividades ou refeições únicas.

 

Ter seu próprio canal de reservas conectado ao Channel Manager traz ainda mais vantagens pois é possível oferecer a reserva direta com confirmação imediata sem medo de overbookings. E engana-se quem pensa somente em seu website: o Facebook tem se tornado ótima fonte de reservas, pela facilidade de contato com os hóspedes. Pode aprender como conectar seu motor de reservas ao Facebook aqui.

 

Assim, tenha o controle em suas mãos e faça mais e melhor pela vossa propriedade.