Como aumentar as reservas diretas do seu hotel

Como diretor de um hotel, a dificuldade e a pressão para diminuir custos e aumentar as receitas, são uma constante. Com o foco dividido entre a satisfação do hóspede e burocracias de gestão, como faturas e relatórios intermináveis, sabemos que as reservas diretas estão provavelmente no fim da sua lista de prioridades, ainda que não seja menos importante.

As agências de viagens online (OTA's) desempenham um papel muito importante em conseguir mais reservas para o seu alojamento devido à visibilidade que geram a nível mundial. No entanto, os custos com comissões são geralmente altos e é necessário procurar um equilíbrio entre as reservas diretas e as provenientes de OTA’s.

Neste artigo apresentamos algumas dicas valiosas para não depender inteiramente de OTA’s e aumentar as suas reservas diretas!

Website otimizado e responsivo

Certamente que o seu alojamento já tem um website, mas já verificou se o mesmo está otimizado para dispositivos móveis? Se não estiver familiarizado com o termo, talvez esteja a perguntar-se neste momento sobre o porquê de tal ser necessário. Pode soar a algo misterioso e complicado, no entanto, é mais fácil do que parece. Partilhamos em seguida alguns dados esclarecedores:

Mobile vs. Desktop

  • Dados de 2017 mostram que 57% do tráfego online vem de smartphones e tablets, número que só tem aumentado desde então. (Search Engine Land)
  • 60% dos utilizadores em dispositivos móveis esperam que um website seja carregado em três segundos ou menos. (Forbes)
  • Websites que não estão otimizados para dispositivos móveis têm, geralmente, tempos de carregamento maiores e tamanho de texto menor, o que dificulta a leitura. Infelizmente, se o seu website demorar muito a carregar, é provável que perca reservas. Os potenciais hóspedes ficam impacientes com o tempo de espera e poderão abandonar o website.
  • A otimização para dispositivos móveis contribui para uma melhoria do ranking do seu website em mecanismos de pesquisa tais como o Google, portanto, podemos afirmar que esta é uma melhoria vital.

Fotos apelativas e profissionais

As fotos que coloca no seu website são a montra online do seu hotel e fazem toda a diferença no momento da reserva. Certifique-se que as fotos dos quartos têm qualidade e que transmitem uma sensação de conforto. Uma cama aconchegante, iluminação no ponto certo, limpeza,... tudo conta!

Caso as suas fotos sejam tiradas sem a ajuda de um profissional e os quartos pareçam menores do que realmente são, experimente este truque: mude a perspetiva e tire as fotografias dos cantos dos quartos, isto fará com que pareçam mais amplos.

Motor de Reservas conectado ao website

O formulário de contato, que víamos frequentemente nos websites, está a cair em desuso e a ser substituído por um motor de reservas. Isto deve-se sobretudo ao facto de não possibilitar ao hóspede ter uma resposta em tempo real sobre a disponibilidade e preços dos quartos. Um motor de reservas é um software que pode ser implementado no website do seu hotel que, além de permitir que o hóspede efetue uma reservas em apenas alguns cliques, tem também outras vantagens, tais como:

  • Pagar 0% de comissão sobre as reservas.
  • Mostrar a disponibilidade dos seus quartos e respetivos preços em tempo real e com apenas um clique.
  • Aumentar a confiança do cliente, ao enviar a confirmação da reserva em tempo real.
  • Poupar tempo e custos ao automatizar tarefas que a sua equipa de receção ainda faz manualmente.

Botão de reserva na página do Facebook

Quando um hóspede pretende saber mais sobre o seu hotel, recorre de imediato às redes sociais tais como o Instagram ou Facebook. Daí ser tão importante estar ativo e aproveitar estas plataformas!

Sabia que é possível adicionar um botão "Reservar agora" na página de Facebook do seu alojamento que integra diretamente com o Motor de Reservas da RoomRaccoon? Veja como adicionar o botão de reserva na sua página de Facebook.

Descontos exclusivos para reservas diretas

Seja através do website ou diretamente na receção do seu hotel, todos os hóspedes adoram descontos! Uma forma de atrair reservas diretas ou novos clientes é oferecer vantagens especiais apenas para reservas efetuadas através do website oficial do hotel. Deixamos algumas ideias abaixo que pode adotar de imediato:

“Reserve através do nosso website e receba 10% de desconto no valor total da reserva!”

"20% de desconto nas melhores tarifas disponíveis para estadias de Domingo a Quinta-feira - promoção exclusiva para reservas diretas"

Caso os seus hóspedes sejam casais, pode ser um ótimo momento para oferecer uma garrafa de vinho ou um desconto especial no restaurante do seu hotel ou de um parceiro. Além de ajudar no aumento de reservas diretas e a reduzir taxas de ocupação mais baixas, é também uma ótima estratégia para aumentar o cross-selling.

Sobre a RoomRaccoon

Na RoomRaccoon, sabemos que cada hotel tem a sua identidade, serviço e objetivos especiais. A nossa solução all-in-one, ideal para hotéis independentes, alojamento local e apartamentos turísticos, não tem taxas escondidas, custos de serviço ou comissões. É o primeiro Software de Gestão Hoteleira multifuncional em Portugal que além de ser um Motor de Reservas e Channel Manager, tem também faturação certificada integrada, envio automático de boletins de alojamento para o SEF e resposta automática aos inquéritos do INE. O nosso software é completamente baseado na cloud, o que significa com que pode aceder a partir de qualquer lugar do mundo, sempre que tenha ligação à Internet.

Parece-lhe interessante? Peça aqui a sua demonstração gratuita!

 

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