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Como preparar a época baixa durante a época alta?

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Em plena época alta, com uma ocupação de 90% ou mesmo de 100%, todos os esforços estão concentrados nas operações diárias dos alojamentos, como por exemplo: ter uma boa escala de housekeeping para ter os quartos limpos a tempo e horas dos check-ins, garantir que o pequeno-almoço tem sempre os produtos mais frescos e que a reposição é assegurada, entre outras tarefas. É importante oferecer ao hóspede uma experiência acima das expectativas, especialmente tratando-se das tão aguardadas férias.

No entanto, uma vez que a hotelaria em Portugal é altamente sazonal (à exceção das grandes cidades), é importante aproveitar uma altura de maior afluência para implementar algumas medidas que podem contribuir para uma maior ocupação e gerar reservas em época baixa.

Neste artigo damos-lhe a conhecer algumas técnicas e dicas que poderá colocar em prática já amanhã.

 

 

Conheça as preferências dos seus hóspedes

 

Se já utiliza um PMS, saberá que é possível adicionar as preferências dos seus hóspedes dentro dos detalhes da reserva.

Com mais hóspedes in-house esta pode ser uma ferramenta poderosa para extrair padrões de preferências que poderá depois utilizar para criar uma oferta personalizada. Seja no dia do aniversário, com o aproximar do ano novo ou mesmo para uma escapadinha durante a semana, valorize a informação que já tem ao seu dispor para fazer com que os hóspedes queiram regressar numa altura de menor afluência.

Um software de gestão hoteleira inovador e moderno, permite-lhe extrair relatórios e dados a partir dos quais poderá tomar decisões que impactam a rentabilidade do seu negócio.

 

 

Dê a conhecer serviços especiais que funcionam todo o ano

 

As comodidades de um alojamento estão disponíveis, na sua maior parte, durante todo o ano. Mas… e a piscina? A sala de jogos? O campo de ténis ou de futebol? E o Spa?

Se além da componente do alojamento, oferece outros serviços que estão abertos todo o ano, dê-os a conhecer aos seus hóspedes, porque pode não ser assim tão óbvio para quem o está a visitar pela primeira vez.

Em alternativa, se oferecer atividades que apenas estão disponíveis em determinada parte do ano, informe os seus hóspedes enquanto ainda estiverem hospedados, pois poderão apreciar.

Por exemplo, se no mês de Fevereiro estiver a planear oferecer um pacote de alojamento com brunch aos Domingos, envie uma comunicação por email aos hóspedes que já experimentaram o pequeno-almoço do hotel e que o classificaram como muito bom nas avaliações, para que experimentem o brunch a um preço convidativo. 

 

Crie pacotes especiais com vouchers de desconto 

 

Cada vez mais os hóspedes valorizam as experiências complementares à estadia. Um bom pequeno-almoço, uma massagem de relaxamento, o serviço de transfer, entre outras opções, agregam valor para o hóspede e constituem uma fonte de receita adicional para o hotel.

Configure e utilize os e-mails automáticos após o check-out que o PMS possibilita, para agradecer a preferência e oferecer um voucher de desconto na próxima reserva efetuada diretamente, a ser utilizado durante a época baixa.

Desta forma, não só está a canalizar mais reservas diretas - que são cruciais num período com menor afluência - para conseguir poupar em comissões a OTAs, como ainda a trabalhar a fidelização de um cliente.

Um cliente satisfeito, acaba sempre por voltar se também for valorizado e incentivado, através de promoções exclusivas.

 

Analise quais são os canais que geram mais reservas

 

Durante a época alta, quando há mais reservas, é importante analisar quais os canais de reservas que originaram mais check-ins.

Relacionar o perfil dos hóspedes de acordo com o canal de reserva utilizado, pode trazer-lhe padrões como: número de pessoas, país de origem, preferências e avaliações, que lhe permitem tirar algumas conclusões que podem ser valiosas para o seu hotel.

Por exemplo, se a maior parte dos hóspedes provenientes dos EUA reservar pela Expedia um quarto standard e ficar mais do que uma semana, poderá analisar qual a receita gerada por este canal em específico.

Em seguida, será útil comparar com outro canal de reservas em que a grande parte das reservas pode ser apenas de um fim-de-semana, mas em que a tipologia de quartos reservados é superior. O impacto na rentabilidade poderá ser surpreendente e dar-lhe algumas ideias de qual o canal a investir.

 

 

Utilize uma ferramenta de Yield Management para tarifas dinâmicas

 

É comum pensar que uma ferramenta de Yield Management é utilizada apenas por grandes cadeias hoteleiras, com um Revenue Manager dedicado. Mas não é necessariamente assim.

Os hoteleiros independentes, mais do que hotéis com grandes margens de lucro, precisam de utilizar ferramentas inovadoras que lhes poupem tempo de análise em relação à concorrência e facilite a difícil missão de permanecerem competitivos.

Com um Yield Manager, tem a possibilidade de extrair dados de desempenho dos meses e anos anteriores diretamente no seu PMS e ainda as tendências gerais do setor para antecipar a probabilidade de venda dos quartos do seu hotel, o que é especialmente útil nos meses de época baixa.

Ao criar regras de Yield Management que ajustam automaticamente os seus preços, está a beneficiar de tarifas dinâmicas e a influenciar a possibilidade de conseguir mais reservas do que a sua concorrência.

 

 

Conclusões finais

Aguardar pelo final da época alta para começar a pensar de que forma é possível maximizar a ocupação e REVpar na época baixa não é uma boa prática e pode custar-lhe muitos quartos vazios.

Os hoteleiros que pretendem melhorar os seus resultados, procuram sempre oferecer uma experiência personalizada ao hóspede ao investir em tecnologia que permita analisar padrões de preferências e automatizar comunicações, para serem agendadas ou enviadas em momentos chave.

Um software de gestão hoteleira moderno, inclui um PMS, Channel Manager e Yield Manager numa só plataforma. Fácil de utilizar e sem ter de fazer login e logout de vários sistemas para conseguir aceder às informações de que precisa.

Tudo para facilitar as operações do dia-a-dia em alturas de maior ocupação e ajudá-lo a planear os meses de menor afluência ao aceder a relatórios detalhados que poderá utilizar para melhorar a fidelização dos seus hóspedes, canalizar mais reservas diretas e aumentar as receitas.

 

Experimente o RoomRaccoon gratuitamente por 30 dias, sem compromisso, e veja por si mesmo quão simples é começar a planear a época baixa ao utilizar as funcionalidades incluídas.