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Escolher um Channel Manager: tudo o que precisa de saber

Um bom Channel Manager, ou gestor de canais, pode fazer toda a diferença na visibilidade da sua unidade hoteleira em plataformas de reserva online. Se está a pensar escolher um Channel Manager para o seu hotel ou alojamento local, neste artigo encontra tudo o que precisa de saber: para que serve, como funciona, preços, quais as principais vantagens e sobretudo, como tomar uma decisão informada. 

 

O que é um Channel Manager?

Um Channel Manager, ou gestor de canais, é um software que lhe permite automatizar a gestão da disponibilidade do seu hotel, alojamento local, hostel ou guesthouse nas várias plataformas de reserva online, como por exemplo, a Booking.com, Expedia, AirBnB e muitos outros. 

 

Gestão de canais na indústria hoteleira

Ter uma presença online em vários canais de reserva é fundamental para qualquer hotel. Daí que a gestão de canais na indústria hoteleira seja tão essencial.

Se até agora tem gerido os canais de reservas manualmente, é provável que o tempo que dedica a essa tarefa seja muito significativo. Em quantos mais plataformas de reserva estiver, mais difícil é de gerir e de garantir que a disponibilidade está sempre atualizada quando são efetuadas ou canceladas reservas. 

Prescindir de ter a sua unidade hoteleira em vários canais por não ter tempo suficiente para esta gestão, faz com que a probabilidade de receber novas reservas diminua. Se não está nos seus planos contratar um colaborador para o efeito, um channel manager é a melhor solução. 

 

Para que serve um Channel Manager?

Se até agora tem efetuado a gestão manual dos canais de reserva online, o channel manager faz isso por si automaticamente. 

O inconveniente de gerir a disponibilidade, tarifas e comissões em vários canais online aumenta em quantos mais plataformas de reserva o seu alojamento estiver listado. O channel manager serve precisamente para centralizar e automatizar a gestão de todos os canais de reserva a partir de um único acesso. 

Permite-lhe ainda estabelecer a ligação com o seu software de gestão hoteleira, para que as informações das reservas e preferências dos hóspedes estejam sempre em sistema. 

 

Como funciona um Channel Manager?

Se já ouviu falar desta tecnologia mas não sabe ao certo como funciona um channel manager para hotel, considere este exemplo prático:

A sua unidade hoteleira tem atualmente 4 quartos disponíveis e está presente em 6 canais de reserva: Booking.com, Expedia, Tripadvisor, Destinia, Trivago, Agoda e Hotels.com. 

Durante a manhã, são efetuadas 3 reservas. 

  • Caso a gestão dos canais de reserva seja manual, terá de entrar em cada uma das plataformas acima mencionadas para fechar vendas dos 3 quartos reservados. Se não o fizer, é provável que potenciais hóspedes continuem a ver que ainda há quartos disponíveis (apesar de já não estarem) e os reservem, o que dará origem a um overbooking

Durante a tarde são efetuados 2 cancelamentos de reservas. 

  • No mesmo exemplo de gestão de canais de reserva manual, se após receber os cancelamentos não colocar de novo estes 2 quartos para venda em cada uma das OTA, poderá ficar com 2 quartos por vender.

Com o channel manager ou gestor de canais, caso um quarto seja reservado através do website do seu hotel ou de uma outra plataforma de reservas, esta informação é atualizada imediatamente e automaticamente nos outros canais online em que estiver presente. 

Isto é possível porque o channel manager está integrado não só com com as plataformas de reserva online (OTA’s, como a Expedia, Booking.com, Tripadvisor, Homeaway, etc) mas também o PMS (Property Management System) do seu hotel ou alojamento local. Assim sendo, a disponibilidade dos seus quartos ou apartamentos está sempre atualizada em tempo real. 

 

Vantagens de um hotel Channel Manager software

A principal vantagem de utilizar um Channel Manager é poder aumentar a visibilidade do seu hotel independente ou alojamento local em vários canais de reserva online, sem ter de gerir a disponibilidade dos seus quartos manualmente. 

No exemplo prático acima mencionado, apenas considerámos 6 canais de reserva, no entanto, podem ser dezenas se assim o pretender. 

Maior visibilidade online do seu hotel: em quanto mais canais de reserva estiver o seu alojamento, maior a visibilidade e assim a probabilidade de novas reservas. Ao ter esta gestão automatizada, pode aumentar a sua presença em mais plataformas online sem mais esforço manual.

Reduz o risco de overbooking: com um channel manager, todos os canais de reserva externos estão integrados com o PMS. Portanto, se um quarto (através de qualquer canal) for reservado, a disponibilidade será imediatamente atualizada em todos os canais. Se já não tiver mais quartos disponíveis, os hóspedes já não poderão reservar.  

Maior facilidade na gestão de preços: modificar os preços em todos os canais, ajustar a descrição do quarto e do que está incluído ou adicionar fotografias fica agora à distância de poucos cliques.

Integração com o software de gestão hoteleira: o channel manager pode ser integrado com o seu sistema de gestão de hotel para que todos os detalhes das reservas e dos hóspedes entrem diretamente no sistema. Não precisa inserir mais reservas manualmente, colocar a origem da reserva ou preencher as preferências dos hóspedes. Tudo é preenchido automaticamente.

 

Qual o melhor Channel Manager para hotel?

Se escrever “channel manager para hotel” no Google, é muito provável que encontre muitos fornecedores. Em Portugal, algumas empresas de tecnologia para hotéis, também já oferecem o channel manager como a melhor solução de gestão de canais de reserva.  

Das muitas opções no mercado, o preço não deve ser o único fator a influenciar a sua decisão. Um bom channel manager deve estar disponível na cloud, o que significa que pode aceder a partir de qualquer lugar, desde que tenha ligação à internet.

O melhor channel manager para hotel é aquele que além de lhe oferecer a gestão dos canais de reserva de forma automatizada, funciona de forma centralizada para garantir que nenhuma informação é perdida, ao incluir integrações com o PMS, Motor de Reservas e com o próprio software de gestão de hotéis.

 

Como escolher um Channel Manager

Com várias opções no mercado, escolher um channel manager pode parecer confuso, especialmente se não tiver conhecimentos técnicos. Mas não é necessariamente difícil. 

Após uma pesquisa inicial, identificar à partida quais as necessidades reais do seu alojamento, permite-lhe procurar a solução que mais se adequa. A considerar também, são os fatores que se seguem:

Nível de automatização: ao optar por um channel manager, toda a gestão manual dos websites de reservas passam a estar automatizadas. Caso seja efetuada uma nova reserva, a disponibilidade é de imediato atualizada em todos os canais online onde estiver presente. No entanto, algumas empresas oferecem uma automatização avançada ao possibilitar uma política de preços flexível, com campanhas pré-configuradas. 

Integrações com os canais de reserva: verifique com quantas plataformas de reserva online o channel manager em questão tem compatibilidade e se são as que mais lhe interessam. Uma vez que o trabalho de gestão de canais é automatizado, quanto mais canais tiver o seu alojamento visível, maior a probabilidade de receber mais reservas.

Integração com o sistema de gestão hoteleira: a possibilidade de integrar com o PMS e com o Motor de Reservas, facilita muito a gestão do dia-a-dia. Como as várias funcionalidades estão integradas, não só a disponibilidade é atualizada em tempo real, como não precisa de inserir reservas no sistema. É tudo automático. 

Preço: nem sempre os fornecedores com as soluções mais caras ou com mais antiguidade no mercado correspondem às melhores opções para o seu negócio. Avalie a capacidade de inovação e de adaptação às novas necessidades dos tempos atuais, contratos com ou sem fidelização obrigatória, comissões adicionais ou custos com suporte caso necessário.

Suporte e atendimento ao cliente: optar por uma empresa que tenha equipa e suporte em Portugal pode fazer toda a diferença, seja no esclarecimento de dúvidas, processo de implementação e manutenção ao longo do tempo, caso necessário. 



Qual o preço de um hotel Channel Manager 

O preço de um channel manager pode variar dependendo das funcionalidades, integrações ou suporte disponibilizado. 

Após analisar as propostas dos vários fornecedores, verifique criteriosamente o que está incluído. O investimento num channel manager pressupõe-se a médio/longo-prazo, pelo que por vezes, dependendo das necessidades e dimensão do seu hotel, a opção mais em conta pode não ser a ideal se pretender uma ferramenta com mais potencial ou possibilidades de integração entre sistemas.

Enquanto que algumas empresas cobram uma comissão por reserva efetuada (que pode variar entre os 2% e os 5%), outras cobram um valor fixo mensal. Antes de assumir um compromisso, analise o seu relatório de reservas mensal e faça as contas de quantas reservas recebe por canal para compreender qual o modelo de preço ideal para o seu hotel.

 

Conheça o Channel Manager do RoomRaccoon

O channel manager do RoomRaccoon permite-lhe automatizar a gestão dos canais de reserva, ter sempre a disponibilidade atualizada em tempo real e evitar overbookings.

Além das integrações com várias plataformas de reserva online, tais como a Booking.com, Expedia, Hotels.com, entre muitos outros, o channel manager está conectado com o PMS, com o Motor de Reservas e com o próprio sistema de gestão hoteleira RoomRaccoon. 

São 3 ferramentas disponíveis num único sistema, que funciona totalmente na cloud e em qualquer tipo de dispositivo. Apenas precisa de acesso à internet.

Foi considerado o melhor sistema de gestão hoteleira em 2020 pela HotelTechReport e conta já com 125 clientes satisfeitos. 

Se procura uma solução completa para gerir os canais de reserva do seu hotel ou alojamento local, experimente gratuitamente o RoomRaccoon. Sem compromisso ou cartão de crédito.