Muitos alojamentos em Portugal foram já notificados para responderem ao Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e Outros Alojamentos levado a cabo pelo INE todos os meses. Mas afinal para que serve este inquérito? Somos obrigados a responder? Descubra aqui!

Fui contactado pelo INE. E agora?

O Instituto Nacional de Estatística (INE), leva a cabo, mensalmente, a recolha de dados relativos ao alojamento turístico em Portugal. Conforme consta do website do INE, “O Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e Outros Alojamentos, de periodicidade mensal, serve de base à produção de informação estatística relativa aos estabelecimentos hoteleiros e outros estabelecimentos de alojamento turístico coletivo”.

A resposta a este inquérito torna-se obrigatória no momento em que uma determinada unidade de alojamento turístico é contactada por esta instituição. A não resposta aos inquéritos ou o fornecimento de informações erradas pode levar a aplicação de sanções previstas na Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN). As coimas podem ir dos 250€ aos 50.000€. Felizmente, o INE conta hoje com um processo digital, através do portal WebInq, que torna tudo mais rápido.

 

O que é o WebInq?

O Webinq é a plataforma eletrónica do INE que facilita a resposta aos inquéritos através de formato digital. É uma opção segura e gratuita que vem agilizar o preenchimento dos dados por parte das unidades hoteleiras.

 

Como aceder ao WebInq?

Para ter acesso ao Webinq precisa de efetuar o seu registo. Deverá aceder à área de autenticação através da opção "Responder a Inquéritos" e selecionar a opção "Não sou aderente" ou "Quero registar-me". Deverá depois proceder ao seu registo enquanto respondente aos Inquéritos do INE. Receberá automaticamente, via ecrã, um código de aderente (recomendado imprimir), sendo que lhe será enviado para o seu e-mail uma password de acesso. O último passo é prosseguir com a Autenticação. Em seguida já poderá aceder ao WebInq ao colocar o seu código e respetiva password.

 

 

Como responder aos inquéritos do INE?

A resposta aos inquéritos do INE está disponível na área de acesso reservada a aderentes do WebInq e pode ser efetuada de 3 formas:

  • Através do WebInq via Formulário eletrónico - Preenchimento online do formulário eletrónico disponível na área das Empresas.
  • Através do WebInq via Upload de ficheiro XML - Envio de um ficheiro XML por Upload.
  • Através de entrevista direta (presencial ou telefónica)

Caso tenha dúvida específicas de preenchimento, o INE disponibiliza um documento com indicações de preenchimento dos inquéritos. No total são 4 páginas e algumas dezenas de informações que todos os meses devem ser preenchidas para o INE.

 

Preenchimento automático dos inquéritos: a RoomRaccoon faz por si!

Pensado para tornar a vida dos hoteleiros menos complexa, a RoomRaccoon desenvolveu uma forma intuitiva e funcional de resposta totalmente automática aos inquéritos mensais do INE. Os nossos clientes apenas têm de preencher alguns dados obrigatórios aquando da configuração inicial da conta, e nunca mais se têm de preocupar.

O sistema, recolhe todos os dados necessários para resposta aos inquéritos e envia para a plataforma WebInq através dum ficheiro XML. O proprietário ou gestor hoteleiro recebe todos os meses a confirmação de entrega das informações solicitadas. Livre-se de preocupações e poupe tempo em tarefas administrativas que agora já pode automatizar.

Parece-lhe interessante? Então crie agora a sua conta gratuita, sem compromisso. Veja por si mesmo como o RoomRaccoon é intuitivo e fácil de usar.

 

Gostou deste artigo? É provável que goste destes também: