Hotel Channel Manager: eu preciso de um?

Já ouviu falar de um Channel Manager, mas não sabe ao certo o que é ou se realmente precisa de um? Continue a ler: neste artigo explicamos-lhe o que é um Channel Manager, o que faz e porque é tão importante para o seu hotel ou alojamento local.

 

O que é um Channel Manager para hotéis?

Um Channel Manager, ou gestor de canais, é um software que permite uma conexão entre o PMS (Property Management System) do seu hotel ou alojamento local e as OTAs (Online Travel Agency).

A principal função do Channel Manager é garantir que a disponibilidade dos seus quartos esteja visível em todos os canais ou plataformas de reservas. O mais conhecido e mais utilizado pela maior parte dos hoteleiros é de facto a Booking.com. No entanto, existem muitos outros canais de reservas, tais como a Expedia.com, AirBnB.com ou ainda o Bedandbreakfast.com.

Ao disponibilizar os quartos do seu hotel ou alojamento local em mais plataformas de reservas, está a aumentar a sua visibilidade e, por conseguinte, a probabilidade de receber mais reservas.

O Channel Manager é especialmente útil quando se torna necessário fazer uma gestão eficientes destes canais, de forma a que a sua disponibilidade esteja sempre atualizada em tempo real. Por exemplo, caso um hóspede efetue uma reserva do seu último quarto duplo, através da Booking.com, o Channel Manager recebe essa informação e coloca esse quarto imediatamente indisponível em todos os outros canais de reserva, de forma a evitar um overbooking.

 

Será que preciso mesmo de um Channel Manager?

É possível que até agora tenha conseguido trabalhar sem um Channel Manager, no entanto, o processo manual revela-se pouco eficiente em alturas de época alta. O volume de reservas, check-ins e check-outs aumenta e consequentemente o risco de overbookings.

Se ainda tem algumas dúvidas, considere as seguintes vantagens:

- Aumentar a taxa de ocupação: ao disponibilizar o seu hotel ou alojamento local em múltiplos canais de reservas, a probabilidade de ser encontrado pelos hóspedes é muito maior.

- Evitar overbookings: o Channel Manager mantém a disponibilidade dos quartos atualizada em tempo real e em todos os canais, minimizando o risco de overbooking.

- Alterar facilmente os preços em todos os canais: se pretender alterar preços ou fazer alguma promoção para períodos específicos (por exemplo, preços mais baixos aos Domingos), pode fazê-lo facilmente com o Channel Manager.

- Melhorar o serviço ao hóspede: como a disponibilidade é automaticamente atualizada, terá mais tempo para dedicar ao que realmente é importante: os seus hóspedes.

 

Channel Manager RoomRaccoon

Na RoomRaccoon, sabemos que a gestão de vários canais de reserva nem sempre é fácil. No entanto, é uma necessidade para todas as unidades hoteleiras, seja um hotel ou alojamento local.

De forma a facilitar esse processo, desenvolvemos um software para gestão hoteleira All-in-One, que além do Channel Manager, inclui também um Motor de Reservas e um PMS (sistema de gestão).

O Channel Manager RoomRaccoon está integrado com o PMS, pelo que é um dos poucos a atualizar o estado da reserva lá diretamente. Seja para aumentar as reservas diretas, reduzir custos com comissões ou aumentar a taxa de ocupação, o RoomRaccoon foi pensado para que possa otimizar processos e focar-se no mais importante: os seus hóspedes.

Parece-lhe interessante? Experimente agora gratuitamente e veja por si mesmo como é fácil de usar.