Written by Fernanda

 

Já ouviu falar de Channel Manager para alojamentos e se pergunta porque precisaria de uma? Vamos olhar o que um Channel Manager faz e porque é tão importante para vossa acomodação.

 

O que é um Channel Manager para hotéis?

 

A tarefa mais importante é gerir todos os canais de reservas (websites de reservas) de um alojamento. A maior parte dos proprietários de hotéis utilizam vários canais de reservas, como Booking.com. Booking.com pode até mesmo ser visto como o Google, porque as pessoas o utilizam como o Google, porém para buscar acomodações.

Mas... existem muitos outros canais de reservas!

 

Já ouviu falar de Expedia.com, Bedandbreakfast.com and AirBnB.com? Estes são exemplos de outros canais de reservas. E finalmente, o mais importante: o Motor de Reservas (Booking Engine). O Motor de Reservas é colocado no website do hotel e substitui a opção de reservar por e-mail, telefone ou formulário de requerimento de reserva (pré-reserva).

 

Então, alojamentos tem diversas opções de canais de reservas e provavelmente já percebeu que todos esses canais diferentes devem ser corretamente geridos. Isso significa: quando uma reserva é marcada em um quarto específico via um canal de reservas, o mesmo quarto deverá ser fechado em todos os demais canais. Essa comunicação entre canais é a mais importante responsabilidade de um Channel Manager. Porque quando a comunicação não é correta, overbookings poderão acontecer. 

 

Então, por que preciso de um Channel Manager?
 

Utilizar um Channel Manager tem várias vantagens. Para resumir algumas:

- Mais lucro: ao publicitar vosso quartos em múltiplos canais de reservas (globalmente) a chance de ser encontrado pelos hóspedes é muito maior.

- Sem mais overbookings. Um Channel Manager mantém a disponibilidade de vossos quartos sempre atualizada em todos os canais, o que torna impossível uma sobre reserva (overbooking).

- Melhor estratégia de preços. Se desejar alterar preços para momentos ou períodos específicos (por exemplo, menores preços aos domingos) isso é feito facilmente com o Channel Manager.

- Mais tempo livre. Como a vossa disponibilidade é automaticamente atualizaa, terá mais tempo para gastar com os hóspedes (ou finalmente planejar vossas próprias férias :-) ). 

 

Qual é o melhor Channel Manager? 

Então, esperamos que agora saiba o que é um Channel Manager e porque precisa de um... mas o que procurar em um Channel Manager?

As mais importantes características de um Channel Manager é que seja rápido, conciso, e a habilidade de comunicar diretamente (o que ajuda a prevenir problemas de comunicação). Alojamentos podem contratar uma pessoa como Channel Manager, mas quando se olha mais atentamente.... se percebe os diferentes problemas que surgem quando uma pessoa é contratada como Channel Manager:

- Primeiro, a pessoa que é responsável pelo papel de Channel Manager provavelmente terá outras tarefas. Por exemplo, quando um dono de alojamento nota que não há pão suficiente para o próximo pequeno-almoço, pode acabar por pedir ajuda ao Channel Manager.

- Segundo, reservas podem ser marcadas de qualquer lugar do mundo e pelas diferenças de fuso horário haverá problemas. Quando é meia-noite em Portugal é na Austrália. Vosso funcionário que desempenha o papel de Channel Manager não irá acordar no meio da noite somente para ajustar a disponibilidade.

- E ainda, erro humano. Pessoas esquecem e cometem erros. Pessoas podem esquecer de ajustar a disponibilidade em um canal quando recebem uma reserva em outro.

Uma maneira mais fácil, mais eficiente e econômica de evita tudo isso é... soem os tambores... um software de Channel Manager.

 

O que um software de Channel Manager poderá fazer por mim? 

O software de Channel Manager pode fazer o mesmo que um funcionário nessa função faria, mas é mais rápido, mais conciso e se comunica diretamente (as coisas que procuramos, certo?). Com tal ferramenta de Channel Manager, é fácil ajustar a disponibilidade e alterar o preçário em todos os canais de reserva.

Ao usar um software de Channel Manager, overbookings ficarão no passado porque a disponibilidade é sempre atualizada em todos os canais. E por causa disto, você poderá conectar vosso alojamento em tantos canais de reserva que desejar, em todo o mundo. E.... ao ter mais canais de distribuição (globalmente) vossas vendas também irão crescer!

Resumindo, vosso alojamento precisa de um software de Channel Manager.

 

Software RoomRaccoon Channel Manager 

Nós notamos que gerir canais nem sempre é fácil, mas quase sempre é uma necessidade para todos os alojamentos, de alojamento local aos hotéis. É por isso que estabelecemos um software tudo-em-um para gestão hoteleira, a incluir um rápido e conciso Channel Manager, um Motor de Reservas que estimula reservas diretas e um PMS (sistema de gestão) que calcula valores e envia mensagens automaticamente.

Gostava de saber mais sobre o Channel Manager RoomRaccoon? Você pode começar um teste grátis e personalizado ou conversar com um de nossos amigáveis experts Raccoons.