O que é um Motor de Reservas?

Novembro 16, 2023 Nicky. M
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Um motor de reservas, é um sistema integrado no website do seu hotel e nas suas redes sociais. A sua principal função? Gerir as reservas diretas online sem problemas e sem a dor de cabeça das comissões. Esta ferramenta permite-lhe aperfeiçoar a sua abordagem de vendas, criar relações mais fortes com os hóspedes e aumentar a receita.

Apesar de os agentes de viagem online poderem divulgar o seu hotel a um público mais vasto, a desvantagem é ter de lidar com elevadas taxas de comissão. O motor de reservas intervém para ajudar o seu hotel a encontrar um equilíbrio na sua estratégia de distribuição, evitando que os agentes de viagem online assumam o controlo e reduzam os seus rendimentos.

Este blog oferece um guia completo sobre motor de reservas, incluindo a sua funcionalidade, benefícios pouco conhecidos e como os hotéis podem tirar o melhor partido.

Quick links

How Does a Booking Engine Work?
Top 7 Features of a High-Performing Booking Engine
Benefits of Using a Hotel Booking Engine
11 Key Questions for Choosing a Booking Engine
Outras ferramentas úteis para utilizar com o seu Booking Engine
Como implementar um booking engine no website do hotel
Use o Hotel Booking Engine do RoomRaccoon para aumentar as reservas diretas e encantar os hóspedes

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Como funciona um motor de reservas?

Existem muitos fornecedores de software de motor de reservass, e cada motor de reservas varia em termos de funcionalidade e aparência. A estrutura típica de um motor de reservas é parte integrante de um software de gestão de reservas. Trata-se de uma página onde os potenciais hóspedes podem introduzir as suas datas de estadia. Este input faz com que o motor de reservas apresente as opções de quartos disponíveis aos potenciais hóspedes. Uma vez feita a seleção, o hóspede é encaminhado para uma página segura de pagamento ou de confirmação para concluir a reserva.

É importante notar que, se o processo de reserva for demasiado longo e tiver demasiados passos, os hóspedes não o seguirão. O processo de reserva direta do RoomRaccoon é simples, rápido e seguro, e consiste em 5 passos simples.

Processo de reserva direta em 5 passos do RoomRaccoon

 

Passo 1: O hóspede seleciona as datas para a sua estadia e fornece o número de hóspedes, incluindo crianças.

Passo 2: O hóspede vê as tarifas dos quartos e pacotes disponíveis com base nos dados fornecidos e seleciona o mais adequado.

Passo 3: O hóspede pode também optar por incluir extras, como uma garrafa de vinho ou um bouquet de flores, para personalizar a sua estadia.

Passo 4: Após selecionar “reservar agora”, o hóspede é encaminhado para uma página de pagamento seguro para concluir o processo de pagamento. Se o hóspede tiver reservado consigo anteriormente, o sistema irá reconhecê-lo e pode poupar tempo, pois preenche automaticamente os seus dados.

Passo 5: O hóspede recebe um e-mail de confirmação de reserva com informação sobre a sua próxima estadia.

Como usar um motor de reservas nas suas redes sociais

 

Facebook: O botão de interação do Facebook é uma forma prática de começar a falar com potenciais hóspedes. Também pode levá-los diretamente ao seu motor de reservas para reservas de quartos, e isto funciona muito bem, especialmente em dispositivos móveis.

TikTok: As contas Business do TikTok oferecem a opção de incluir um link do motor de reservas em descrições de publicações com vídeo, e pode também adicioná-lo à sua bio para um fácil acesso.

Instagram: Uma conta Business no Instagram é o tipo de perfil que lhe permite ter acesso a ferramentas para empresas gratuitas. Tem a opção de incluir o link do motor de reservas na bio da página de Instagram da sua propriedade. Em alternativa, se usar ferramentas como o Linktree, pode facilmente criar um botão dedicado para incentivar os seguidores a reservar consigo diretamente.

Hotel booking engine on Instagram

7 principais funcionalidades de um motor de reservas de alto desempenho

Atualmente quase todos os hotéis têm o seu próprio website equipado com um motor de reservas que permite que os hóspedes reservem a sua estadia. No entanto, nem todos os motor de reservass são criados da mesma forma. À medida que a indústria hoteleira continua a evoluir, os hóspedes estão a tornar-se cada vez mais tecnológicos, e a concorrência está a tornar-se mais forte.

É por isso que precisa de um motor de reservas que não só processe reservas, mas que também esteja equipado com funcionalidades que possam ajudar a converter mais visitantes em clientes. O motor de reservas da RoomRaccoon vai para além do habitual com funcionalidades modernas que melhoram o processo de reservas online do seu hotel.

1. Um widget de comparação de preços

Se está familiarizado com o efeito billboard das OTA sabe que os viajantes não tomam decisões de reserva rápidas: gostam de comparar opções e preços. Os viajantes mais experientes de hoje em dia preferem usar Agências de Viagens Online (OTA) para uma pesquisa inicial, mas muitas vezes acabam por visitar o website do próprio hotel para obterem melhores preços. Ao implementar um widget de comparação de preços como o Price Checker do RoomRaccoon, pode poupar tempo aos seus hóspedes ao apresentar as suas tarifas tanto nas OTA como no seu website. Isto irá ajudar os hóspedes a obterem uma oferta melhor ao reservarem diretamente, e evita as comissões elevadas.

2. Gerador de códigos de desconto

O seu motor de reservas deverá ser capaz de gerar códigos de desconto personalizados que possam ser facilmente resgatados através do motor de reservas, abrindo um mundo de possibilidades promocionais para atrair e reter clientes fiéis. A forma mais comum de os utilizadores do RoomRaccoon usarem esta funcionalidade é oferecendo um desconto de reserva direta no seu website através de um banner pop-up. Dê uma vista de olhos ao exemplo do O’Two Hotel abaixo, um dos nossos parceiros na África do Sul.

Direct hotel booking banner

Uma forma de incentivar a repetição de reservas é enviando um e-mail aos hóspedes anteriores com um código de desconto em reservas diretas. Pode torná-lo ainda mais especial ao enviá-lo no dia do seu aniversário ou noutras ocasiões especiais.

3. Menu suspenso multipropriedade

Está a gerir um hotel com várias propriedades? Em vez de ter um motor de reservas para cada propriedade, usar um motor de reservas multipropriedade é mais eficiente para os hóspedes, uma vez que podem selecionar um local a partir de um menu suspenso. Podem ver a disponibilidade da propriedade na sua localização desejada e fazer a reserva nesse sentido. Enquanto hoteleiro, beneficia de gestão centralizada e de uma melhor ocupação em todo o seu portefólio.

4. Extras e upsells

Os hóspedes de hoje procuram mais do que um local para dormir: procuram uma experiência. Estão dispostos a gastar mais em comodidades adicionais que possam melhorar a sua estadia. Enquanto hoteleiro, é fundamental tirar partido desta oportunidade ao utilizar um motor de reservas que permita que os hóspedes reservem extras para outros serviços que oferece. Isto irá acabar por aumentar a sua receita total por quarto disponível. Veja a variedade de extras que podem ser reservados para um alojamento autossuficiente.

5. Atribuição de quartos

Se organiza eventos de grupo, como festas e casamentos, deve ter consciência das dificuldades de coordenar a atribuição de quartos com um agente de viagens. Uma das funcionalidades mais valiosas do motor de reservas da RoomRaccoon é a Atribuição de quartos através da ferramenta Room Allotment, que lhe permite atribuir quartos a um perfil de grupo e enviar um link personalizado do motor de reservas ao organizador do casamento ou agente de viagens. O motor de reservas personalizado irá apenas apresentar e permitir reservas de quartos que tenham sido atribuídos para o evento. No caso de um casamento, os convidados podem reservar os seus próprios quartos e selecionar os extras que desejarem. Sem complicações!

6. White labeling

Deve ter a opção de personalizar o motor de reservas com a identidade da sua marca. O White labeling garante que a sua marca permanece em destaque durante todo o processo de reserva. Desde o URL aos documentos de confirmação, tudo se resume à identidade do seu hotel. Esta consistência ajuda a construir e a reforçar o reconhecimento da marca.

7. Yield Management (Gestão de Receitas)

As tarifas sazonais são importantes para os hotéis. No entanto, é importante notar que a procura por quartos de hotel também pode flutuar fora da época alta, especialmente durante grandes eventos. Por exemplo, as tarifas de ocupação dos hotéis subiram para 90% durante a digressão Eras da Taylor Swift.. Isto destaca a importância de monitorizar a procura e ajustar as tarifas dos quartos em conformidade para maximizar as receitas e as taxas de ocupação. Um motor de reservas com ferramentas inteligentes de gestão de preços, como um Yield Manager, pode fazer uma grande diferença nos seus resultados.

Saiba mais sobre a yield management na indústria hoteleira.

Vantagens de utilizar um motor de reservas

As OTA são convenientes, uma vez que tratam das relações com os clientes, da gestão das reservas e dos pagamentos em nome dos hotéis. No entanto, a principal desvantagem é a elevada comissão por reserva que os hotéis pagam pela utilização deste serviço. É por isso que encontrar um equilíbrio estratégico entre as OTA e as reservas diretas compensa mais em termos financeiros. Dar prioridade às reservas diretas não só reduz os custos de comissão, como também permite obter vantagens adicionais, tais como:

Fidelização dos hóspedes: Os hóspedes que reservam uma estadia diretamente através do website do hotel têm uma maior probabilidade de regressar. Isto acontece porque os hóspedes têm uma experiência personalizada, transparente e conectada desde o início, em vez de seguirem o caminho impessoal das OTA. e as interações positivas e os incentivos fornecidos durante o processo de reserva direta contribuem para aumentar a fidelidade do cliente.

Efeito billboard das OTA: As OTA podem ser ferramentas de marketing poderosas que aumentam indiretamente as suas reservas diretas. Isto deve-se ao facto de os viajantes com experiência online que encontram uma propriedade interessante numa OTA tendem a visitar o website da propriedade à procura de uma oferta melhor ou para encontrarem mais informações. Se tiver implementado um motor de reservas com uma tarifa de reserva direta competitiva, consegue reservas sem comissões!

Controlo da relação com o hóspede: Controlar as suas próprias reservas significa que pode criar relações significativas com os hóspedes que se centram na marca, no espírito e nos valores do seu hotel. Isto atrai os viajantes modernos que querem sentir uma conexão com as marcas que escolhem.

Desfrute de acesso a mais dados de reserva. Terá acesso a mais dados da reserva, permitindo-lhe ficar informado sobre as preferências dos seus hóspedes, armazenar informações necessárias dos clientes para marketing pós-estadia e definir condições de reserva.

Aqui estão algumas coisas que pode controlar com o motor de reservas da RoomRaccoon:

  • Escolher os campos de informação que os hóspedes devem preencher (nome, endereço de e-mail, hora de chegada, restrições alimentares, etc).
  • Selecionar um valor para pré-pagamento (%) ou o pagamento total.
  • Definir condições como a hora de chegada mais tardia e a estadia máxima reservável.
  • Personalizar o documento de confirmação da reserva com uma saudação calorosa e detalhes da reserva.
  • Obter uma vantagem competitiva oferecendo tarifas e pacotes exclusivos que diferenciam a sua propriedade.

11 perguntas-chave para escolher um motor de reservas

Está à procura de um motor de reservas? Prepare-se! Aqui encontra perguntas-chave a fazer aos fornecedores para ajudá-lo a compreender melhor o seu funcionamento interno e garantir que faz o investimento certo.

1. Como posso gerir as minhas tarifas e disponibilidade?

Um motor de reservas poderoso deve ter um sistema de reservas ou de gestão de propriedades que armazene o seu inventório (disponibilidade e tarifas). Isto faz com que seja mais fácil para os gestores de reserva adicionar, modificar e eliminar itens do seu inventário sem alterar reservas existentes. Para além disso, consegue reconhecer hóspedes repetidos,

permitindo-lhe oferecer uma experiência de reserva mais personalizada. Ao fazer a ligação com o seu calendário de reservas, o sistema assegura que a sua disponibilidade está sempre atualizada. Isto significa que quando um hóspede faz uma reserva, pode ter a certeza de que o quarto que pretende está disponível.

O motor de reservas da RoomRaccoon trabalha em conjunto com o nosso software de gestão de canais para garantir que todas as reservas de OTA e de canais terceiros estão sincronizados com o seu calendário de reservas. Isto elimina o risco de overbooking e garante uma visão consistente e precisa dos seus níveis de ocupação em todos os canais.

 

2. É rápido e simples de usar?

O processo de reserva de um quarto deve ser rápido, seguro e sem complicações.

Os potenciais hóspedes devem ser capazes de selecionar as suas datas de chegada e de partida e o número de hóspedes para verem opções de quartos adequadas. E se não tiver quartos disponíveis num determinado intervalo de datas? O motor de reservas do RoomRaccoon sugere automaticamente as datas alternativas mais próximas para diversificar as opções. E caso tenha várias propriedades, o nosso menu suspenso multipropriedade é ideal para aumentar a sua ocupação em todo o seu portefólio.

Dica útil: É importante testar o processo de reserva da perspetiva de um possível hóspede.

3. Está adaptado a vários tipos de dispositivos?

As reservas através de dispositivos móveis estão a tornar-se cada vez mais populares.

O seu motor de reservas deve ajustar-se aos diferentes tipos de dispositivos que os viajantes usam para que a experiência de reserva seja tão fácil num telemóvel ou tablet como na versão desktop. O texto e as imagens devem ser claros e facilmente clicáveis.

Dica útil: O Google favorece os websites que sejam funcionais tanto no computador como no telemóvel. Consequentemente, envia mais tráfego para os websites que proporcionam uma melhor experiência de utilizador para os utilizadores móveis.

4. Como é que posso dar resposta aos viajantes internacionais?

Ninguém gosta do incómodo de lidar com a conversão de moedas ao fazer reservas online. Os viajantes internacionais representam um mercado altamente rentável a atingir, visto que têm tendência a ficar mais tempo e a fazer upgrades de quarto e a usufruir de comodidades adicionais.

Para dar resposta a este grupo de forma eficiente, é importante que o motor de reservas que escolher seja multilingue e possa lidar com várias moedas sem problemas.

 

5. É personalizável de acordo com a marca do meu hotel?

Pretende criar uma experiência perfeita para potenciais hóspedes a partir do momento em que estes chegam ao seu website até ao momento em que avançam com a reserva através do seu motor de reservas. Se o seu motor de reservas tem um aspeto substancialmente diferente do branding do seu website, pode gerar apreensão e desconfiança.

Um motor de reservas online moderno deve oferecer opções de personalização. Com o motor de reservas da RoomRaccoon, tem a possibilidade de criar uma experiência unificada da marca ao personalizar o logo, cores e tipos de letra. do seu motor de reservas. Além disso, pode carregar facilmente mais de 20 imagens de quartos para cada categoria de quarto.

6. Posso promover várias tarifas e fazer upselling de serviços adicionais?

As OTA normalmente aplicam planos de tarifa fixa, mas a vantagem de ter o seu próprio motor de reservas no website é a flexibilidade de adaptar os seus tarifários e pacotes para se alinharem com os seus objetivos de negócio e encantarem os seus hóspedes.

Esta personalização permite-lhe oferecer tarifas variáveis para o mesmo quarto, oferecendo diferentes pacotes e benefícios, como uma tarifa alojamento e pequeno-almoço ou só alojamento ou tarifas reembolsáveis ou não reembolsáveis para o mesmo quarto. O motor de reservas do RoomRaccoon vai mais longe, permitindo que os seus hóspedes personalizem a sua estadia com uma variedade de extras que podem reservar juntamente com o seu alojamento. Muito prático!

booking engine that upsell additional services

7. Posso processar pagamentos online de forma segura?

Uma parte essencial de controlar a sua experiência de reserva é ter controlo total sobre os pagamentos e as condições de reserva. A opção de receber um pagamento total ou parcial durante a reserva pode evitar cancelamentos de última hora e falta de comparências, oferecendo-lhe tranquilidade. O RoomRaccoon também oferece a conveniência de pagamentos de check-in online, permitindo que os hóspedes completem o seu registo e façam o pagamento uns dias antes da chegada.

 

Quando se trata de pagamentos online na indústria hoteleira, é importante dar prioridade a pagamento seguros e de confiança. Para tal, recomenda-se usar um portal de pagamento que cumpra normas de elevada segurança, como a autenticação em dois fatores 3D secure. O portal de pagamento integrado do RoomRaccoon, o RaccoonPay garante a troca segura de dados de pagamento entre hotéis e hóspedes. Também centraliza toda a informação financeira num único local, facilitando o registo e a monitorização de transações.

8. Irei pagar comissões por reservas diretas?

A vantagem de gerir a sua própria experiência de reserva é que pode ficar com todas as suas receitas. No entanto, nem todos os fornecedores de motor de reservas oferecem este benefício. as. No entanto, nem todos os fornecedores de motor de reservas oferecem este benefício. É fundamental averiguar se cobram alguma comissão sobre as suas reservas quando explorar novas opções de software. O RoomRaccoon processou mais de um milhão de reservas diretas sem qualquer comissão!

9. Posso conectar o meu booking engine ao Google?

Se quer mesmo fortalecer as suas reservas diretas, deveria incluir o Google Hotel Ads (GHA) na sua estratégia de distribuição. O programa Pay-Per-Stay foi lançado em 2020 num momento vantajoso, quando os cancelamentos atingiram o seu ponto mais alto durante a pandemia.

Em vez de pagar por cada clique ou transação, os hotéis podem finalmente pagar uma comissão ao Google apenas após a estadia do hóspede. Os diretores hoteleiros são altamente a favor do modelo sem riscos, que é responsável por uma grande fatia da receita direta.

Ao contrário das OTA, o GHA envia os hóspedes diretamente para o motor de reservas do seu hotel, dando-lhe o controlo total sobre a experiência da reserva. O RoomRaccoon é um parceiro de conectividade certificado do Google, o que significa que pode ativar os anúncios de forma instantânea—sem complicações de configuração.

10. Como é que posso acompanhar as minhas campanhas de marketing online?

Realiza campanhas publicitárias em plataformas como o Google ou o Meta? Se sim, é essencial que o seu motor de reservas lhe permita usar códigos de tracking de conversões a partir destas plataformas. Isto irá dar à sua equipa de marketing insights sobre a eficácia do seu motor de reservas na conversão de visitantes em reservas.

11. Posso obter uma avaliação gratuita do booking engine?

Antes de decidir comprometer-se, é importante tirar partido de um período experimental. Durante este tempo, deverá experimentar diferentes configurações de tarifa, verificar opções de personalização e ver como é o motor de reservas do ponto de vista de um hóspede. Esta experiência prática irá ajudá-lo a tomar decisões informadas e a sentir-se mais confiante relativamente ao software escolhido.

O RoomRaccoon oferece um período experimental de 30 dias sem compromisso.. Experimente hoje mesmo!

Outras ferramentas úteis para utilizar com o seu motor de reservas

PMS with booking engine

A qualidade de um motor de reservas depende da sua capacidade de integração com outros sistemas. É essencial que um motor de reservas possa ser harmonizado com outros sistemas que utilize para garantir a precisão e eficiência das operações de backend da sua propriedade.

Uma solução prática para hotéis pequenos e independentes em Portugal é um software de gestão hoteleira completo, com as ferramentas básicas necessárias para operar seu negócio de maneira eficaz, incluindo um motor de reservas, PMS, Channel Manager e conexão ao Google Hotel Ads.

1. Property Management System (PMS)

Um PMS é um software que controla as operações de back e front-end da sua propriedade, e é uma integração importante com qualquer motor de reservas. Com módulos como Configuração de Propriedade, Reservas, Agentes de reserva e Hóspedes, Documentos, Relatórios, Finanças, Housekeeping e Pagamentos, o PMS do RoomRaccoon oferece-lhe uma experiência completa de gestão de propriedades.

O PMS do RoomRaccoon com um motor de reservas integrado sincroniza automaticamente a disponibilidade e facilita a atualização ou alteração de tarifas. Para além disso, as novas reservas são adicionadas automaticamente ao calendário de reservas para uma fácil visualização.

2. Channel Manager

Um channel manager é uma ferramenta muito importante que permite aos hotéis vender em vários canais em simultâneo. Garante que a sua disponibilidade está sempre atualizada, independentemente do local onde os seus hóspedes reservam; seja diretamente no seu website ou através de uma OTA como o Booking.com. Isto poupa-lhe tempo e esforço e evita overbookings.

Sabia que o RoomRaccoon foi eleito o melhor channel manager do mundo pelos World Travel Tech Awards em 2023? Se está à procura de um channel manager em Portugal com uma equipa de suporte dedicada, está no sítio certo.

3. Google Hotel Ads

Outra ferramenta importante que pode usar juntamente com o seu motor de reservas é o Google. As campanhas de anúncios de hotéis do Google não só apresentam as suas tarifas diretas competitivas mas também oferecem uma opção de reserva sem problemas, direcionando os potenciais hóspedes diretamente para o seu motor de reservas. Utilize-o para competir com as principais OTA e obter mais reservas diretas. Não se esqueça de que o Google só trabalha com parceiros de motor de reservass certificados, como o RoomRaccoon.

Saiba mais sobre o Google Hotel Ads para hotéis.

Fornecedores de motor de reservas

Existem inúmeros fornecedores de motor de reservass disponíveis no mercado, cada um adaptado a diferentes tipos de propriedades, tais como hotéis independentes, cadeias hoteleiras, hotéis boutique e alojamentos bed and breakfast.

​​Preferido por hotéis independentes e outros fornecedores de alojamento, como alojamento local, guest-houses,, apartamentose hostels,o RoomRaccoon oferece uma plataforma completa com um motor de reservas para hotel integrado que dá aos hoteleiros tudo o que precisam para fazer reservas diretas sem comissões, personalizar atendimento ao hóspede, aumente a receita e poupar tempo.

Como implementar um motor de reservas no website do hotel

Assim que tiver escolhido um fornecedor, deverá ser fácil implementar o motor de reservas no website do seu hotel.

A maioria dos fornecedores de motor de reservass pode integrar com o seu website existente sem quaisquer problemas. Se ainda não tiver um website, não se preocupe: existem fornecedores como o RoomRaccoon que oferece uma ferramenta de website builder fácil de usar.

Use o motor de reservas do RoomRaccoon para aumentar as reservas diretas e encantar os hóspedes

O motor de reservas do RoomRaccoon é uma ferramenta essencial para a gestão de reservas de hotel. Não só processa reservas diretas no seu website como também foi criado com funcionalidades que incentivam taxas de conversão e valores de reserva mais elevados.

Robusto, simples e totalmente otimizado, o motor de reservas do RoomRaccoon irá ajudá-lo a aumentar as reservas diretas rapidamente e a crescer a receita do seu hotel.

  • Aumente a receita direta: Aceite reservas diretas sem comissões a partir do seu website, redes sociais e canais de metapesquisa como o Google.
  • Melhore a experiência do hóspede: Crie uma experiência de reserva simplificada, ofereça estadias personalizadas e esteja otimizado para qualquer dispositivo.
  • Mantenha-se em controlo e simplifique: Desfrute de uma gestão sem esforço das suas reservas, processamento de pagamentos e insights valiosos. 

Experimente por si mesmo e marque já uma demonstração gratuita!

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Nicky. M

Nicky is RoomRaccoon's Senior Content Manager, combining a love for travel with a practical approach to improving hotel performance through tech and insightful tips. Join her journey where travel, hospitality, and technology meet.

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