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Motor de Reservas para Hotel: O Guia para Obter Mais Reservas Diretas

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Um motor de reservas de hotéis é uma ferramenta poderosa que lhe permite receber reservas diretas diretamente no website do seu hotel. Sem intermediários. Sem comissões. Sem regras de terceiros. 

Hoje, com o número crescente de utilizadores que reservam hotéis online, tornou-se uma necessidade para todo o tipo de alojamento investirem nesta tecnologia.

 

Os motores de reserva permitem que os hoteleiros vendam facilmente os seus quartos através de redes sociais, nos seus próprios websites e outros canais de marketing, como o Google Hotel Ads.. 

Como funciona? O seu motor de reservas para hotéis processa automaticamente os detalhes de pagamento e reserva, armazenando com segurança todos os dados dos seus hóspedes e exibindo-os no seu PMS.

 

Os poderosos motores de reserva podem obter detalhes do cartão de crédito e trabalhar com comerciantes online ou integrar-se a um terminal de pagamento para processar pré-pagamentos e pagamentos.

 

Os viajantes querem a conveniência e a gratificação instantânea do online check-in - sem espera ou confusão. Um motor de reservas é um passo importante em relação ao formulário tradicional de “fale connosco” que alguns websites de hotéis ainda utiliza.

 

Neste artigo, exploramos os motores de reserva e como podem ajudar os hotéis a aumentar a sua visibilidade, vendas e satisfação do cliente.

 

Navegação rápida:

 

Como funciona um motor de reservas online?

 

Aqui está uma definição completa de um motor de reservas para o seu hotel:

 

Um motor de reservas de hotéis é uma ferramenta no website de um hotel usada para processar reservas online seguras 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele armazenará automaticamente as informações de reserva e atualizará a disponibilidade em tempo real quando uma reserva for efetuada. Promove o inventário de um hotel e aumenta as reservas diretas.

Os hotéis boutique e independentes enfrentam muitas batalhas quando se trata de distribuição online: alta concorrência, um mercado em rápida mudança e recursos e tempo limitados.

 

Os motores de reservas online eliminam todos os processos manuais de reservas e permitem que os hoteleiros participem do lucrativo mercado online, onde podem anunciar e vender os seus quartos nas redes sociais e no Google Hotel Ads, entre outros canais de distribuição que geram reservas diretas.

 

Aqui estão algumas maneiras de como um motor de reservas pode aprimorar a experiência do hóspede e melhorar os resultados do seu negócio:

  • Aumente as reservas diretas
  • Envie e-mails automatizados, como confirmações de reservas
  • Promova a sua disponibilidade no Google Hotel Ads para conseguir aceder mercados globais
  • Mostrar tarifas e disponibilidade ao vivo
  • Crie e aplique códigos promocionais ou descontos no seu website
  • Conecte-se a ferramentas de tracking e obtenha informações valiosas para aumentar a sua taxa de conversão
  • Armazene as informações de reserva para re-marketing e para criar uma experiência de reserva personalizada para hóspedes que regressam

 

3 razões pelas quais o seu hotel deve usar um motor de reservas

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Um dos aspectos mais caros da gestão de um hotel é o custo de aquisição de novos clientes. A venda de quartos durante todo o ano é fundamental para o sucesso de um hotel.

Portanto, faz sentido aproveitar todos os canais de reserva, incluindo o seu próprio website.

Mais do que obter detalhes de hóspedes e reservas, os motores de reservas podem funcionar como uma parte importante da sua estratégia de vendas, permitindo que não apenas lucro com mais reservas diretas, mas que também faça upsell de outras tipologias ou de outros serviços complementares. Isto pode aumentar significativamente a sua receita por quarto disponível (RevPAR).

 

Vejamos mais maneiras de como um hotel pode beneficiar de um mecanismo de reservas:

 

1. O seu hotel disponível para reserva 24h/7

Os clientes que desejam reservar uma estadia querem fazê-lo conforme a sua conveniência e não querem esperar até que o departamento de reservas reabra. Usar um motor de reserva de hotel significa que a sua empresa está aberta 24 horas por dia, sete dias por semana.

A melhor parte é que nunca precisa de se preocupar com overbookings porque as suas reservas e disponibilidade são sincronizadas automaticamente com o seu PMS e Channel Manager.

 

2. Maximize a receita gerada pelo total de reservas

Com um upselling estratégico, os hotéis podem aumentar o seu RevPAR em 27%! Adicionar upsells ao seu motor de reservas pode ajudar a aumentar o valor dos pedidos e, sem mencionar, o upsell também ajuda a aumentar as taxas de conversão do seu motor de reservas de hotéis.

Isso ocorre porque complementos, pacotes especiais e upgrades de quarto são direcionados ao seu cliente num ponto conveniente da sua jornada. A intenção do comprador é alta, portanto, é mais provável que ele conclua a compra.

 

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3. Pode recolher dados importantes

 

Dados sobre o negócio que podem ser interessantes: saber quais são os pacotes que os hóspedes preferem ou que complementos são os menos populares, podem ajudá-lo a concentrar-se em áreas para expandir seus negócios. Integrar ferramentas de tracking como o Google Analytics ou o Google Ads ao seu motor de reservas online pode fornecer informações detalhadas para entender melhor como melhorar as taxas de conversão do seu website e o ROI geral.

 

O efeito billboard

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Se já tenho um motor de reservas de hotéis, significa que não preciso mais de promover os meus quartos em agências de viagens online (OTAs)? Não Na verdade, é recomendável usar um motor de reservas em conjunto com um gestor de canais que permite vender sos eus quartos em várias OTAs ao mesmo tempo. O motivo? O grande efeito de billboard dOTA.

 

O que é o efeito billboard?

É uma estratégia de marketing inteligente que permite que um hotel com um website com motor de reservas gere mais reservas diretas. Clientes experientes online que originalmente encontraram uma propriedade  numa OTA como Booking.com ou Expedia, por exemplo, tendem a procurar no website do hotel uma oferta melhor ou saber mais sobre a propriedade.

 

E o que poderia ser mais apelativo do que um website de hotel com uma frase de chamariz clara que permite que os viajantes reservem ali mesmo? Especialmente se um desconto for lançado. Não há razão para eles voltarem à OTA para finalizar a compra, e os hoteleiros poupam nos custos com comissões. Este é o poder do efeito outdoor.

  

O que procurar ao selecionar um motor de reserva de hotel

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 A tecnologia hoteleira está em crescimento nos últimos anos. Mas durante a pandemia, ganhou outra expansão. Mais hotéis estavam à procura de maneiras inovadoras de manter os hóspedes seguros e as reservas a fluir.

 

Mas nem todos os motores de reservas são criados iguais. Existem muitas opções disponíveis no mercado, e é por isso que é importante que os hoteleiros conheçam os recursos e ferramentas a serem observados ao escolher o caminho certo para a sua propriedade.

 

Aqui estão 7 perguntas que pode querer fazer antes de investir num motor de reservas:

 

1. Como é feita a gestão da disponibilidade e reservas?

 

O seu motor de reservas deve, em primeiro lugar, ser criado para lidar com reservas. Um poderoso motor de reservas terá um inventário ou PMS que armazena o seu inventário (quartos, categorias, tipos de tarifas), bem como informações de reserva.

 

Isto torna mais fácil para a equipa adicionar, modificar e excluir elemento do seu inventário sem alterar as reservas existentes. Além disso, a ferramenta reconhece reservas repetidas, permitindo-lhe oferecer uma experiência de reserva mais personalizada.

 

2. É rápido e fácil de usar?

 

O processo de reserva de um quarto deve ser rápido e sem complicações. As suas tipologias de quarto e disponibilidade devem ser fáceis de encontrar com um botão de ação bem claro. É importante testar o software do ponto de vista do potencial hóspede. Se demorar muito, for complexo ou demorado, eles simplesmente desistirão e optarão por reservar um hotel diferente.

 

3. Funciona em dispositivos móveis?

 

As reservas efetuadas através de dispositivos móveis são cada vez mais populares. De acordo com estatísticas recentes de reservas de viagens online, 45% dos viajantes do Reino Unido sentem-se à vontade para pesquisar, planear e reservar viagens para novos destinos utilizando apenas um smartphone. Por este motivo, o seu motor de reservas deve ser tão fácil de usar no telemóvel como na versão para desktop. Os elementos essenciais incluem; imagens compactadas, botões maiores, campos de preenchimento automático, etc.

 

É bom saber: um website otimizado para dispositivos móveis é um fator importante que o Google usa como um sinal de boa classificação em termos de ranking.

 

4. Permite o acesso a uma base de clientes internacional?

 

As viagens internacionais são um mercado lucrativo para explorar. A maioria dos hoteleiros conta com reservas de viajantes internacionais porque tendem a ficar mais tempo e gastar mais em quartos, upgrades e outras comodidades. Por este motivo, deve garantir que o motor de reservas em que investe possa ser lido em diferentes idiomas e adaptar-se a diferentes moedas.

Essas são funcionalidades simples que as OTAs fornecem aos viajantes, e também uma das muitas razões para a sua popularidade. Se o seu motor de reservas puder corresponder ao atendimento ao cliente das OTAs, poderá atrair muito mais reservas diretas.

 

5. É totalmente customizado à identidade visual do seu hotel?

 

O seu motor de reservas é uma extensão do seu alojamento. Não só proporciona uma primeira impressão aos potenciais hóspedes, mas também lhes dá uma noção do que podem esperar do seu estabelecimento. Ter uma aparência consistente ajuda a deixá-los à vontade para reservar consigo.

Um bom motor de reservas online deve permitir-lhe alterar o seu logotipo e as cores do website para combinar com a sua marca. Ainda mais essencial é a capacidade de alterar e fazer upload de várias imagens para promover os seus quartos disponíveis.

 

6. É possível de ser integrado com a redes sociais?

 

As suas páginas de redes sociais podem servir como ótimas relações públicas para o seu negócio.

 

É bom ter a opção de integrar as suas redes sociais com o seu website de reservas. Não só inspira confiança como ainda permite aos hóspedes a conveniência de navegar rapidamente para as suas páginas do Facebook ou Instagram para obter mais informações.

 

7. Pode suportar pagamentos integrados?

A capacidade de aceitar pagamentos online através do seu motor de reservas não só o torna mais conveniente para os hóspedes, mas também o ajuda a cumprir os seus requisitos de reserva e cancelamento. Por exemplo, poderá cobrar pré-pagamentos e autorizar cartões de crédito. 

 

Outras ferramentas para usar com um motor de reservas

 

A integração é muito importante. Um motor de reservas deve ser capaz de se integrar a outros sistemas já utiliza, para garantir a precisão e a operação suave do back-office do seu alojamento.

 

Uma solução mais conveniente para hotéis pequenos e independentes é um sistema de gestão de hotéis completo que incluir as ferramentas mais importantes de que precisa para gerir os seus negócios com eficiência.

Essas ferramentas incluem um motor de reservas, PMS e gestor de canais. Pode então decidir adicionar integrações com terceiros, como software de contabilidade ou chaves de porta móveis, com base nos requisitos individuais da sua propriedade.

 

1. Property Management Software (PMS)

 

A PMS é um software que faz a gestão de tudo, desde as tarifas do seu hotel, ao fluxo de reservas, serviço de limpeza, etc, sendo ainda a integração mais importante com qualquer motor de reservas. Um link direto com um PMS é o que permite uma comunicação direta entre as suas reservas online e o controlo de quartos disponíveis.

 

2. Google Hotel Ads

 

O Google Hotel Ads é um mecanismo de meta-pesquisa disponível exclusivamente para hotéis com motor de reserva. O gigante da publicidade direciona as reservas diretas para o seu motor de reservas de hotéis, onde pode convertê-las em clientes. Normalmente, é baseado num modelo de pagamento por estadia, o que significa que só paga ao Google quando uma reserva é confirmada. Em comparação com o custo médio do setor por reserva de 18% para OTAs, o Google Hotel Ads permite que obtenha mais reservas diretas por menos do que uma reserva OTA.

 

3. Channel Manager

 

Um channel manager é uma ferramenta muito importante que permite que os hotéis vendam os seus quartos em vários canais sem o incómodo de atualizar manualmente as tarifas e a disponibilidade nas extranets individuais. Em vez disso, essas atualizações são publicadas automaticamente em todos os canais e também serão refletidas no motor de reservas.

 

Hotels might want to use a channel manager in conjunction with a booking engine to cash in on the billboard effect mentioned earlier.Os hotéis podem querer usar um channel manager em conjunto com um motor de reservas para tirar partido do efeito billboard mencionado anteriormente.

 

Conclusão


As reservas diretas podem ser uma importante fonte de receita para os hotéis.

 

Um motor de reservas diminui a dependência de um hotel em relação às OTAs, permitindo que o seu alojamento seja instantaneamente reservado através do website do hotel. Os hotéis também desfrutam de mais controlo sobre a experiência do hóspede através de comunicação direta com eles desde o início.

 

Os hotéis podem escolher quais são as informações dos hóspedes que pretendem armazenar, quais os preços e tipologias que optam por vender. Esta é uma forma eficaz de otimizar a estratégia de vendas da sua propriedade e maximizar o lucro.

 

Interessado em aumentar as suas reservas diretas? Contacte-nos - temos todo o gosto em ajudar!