Motor de Reservas: Quais os benefícios para o seu hotel?

Escrito por Nathana

 

Ainda recebe as reservas no seu hotel ou turismo rural em caneta e papel? E ainda usa formulários de contacto no seu website? Se a resposta for sim para qualquer uma das duas últimas perguntas, esteja ciente de que não é isso que o seu cliente gostaria de encontrar ao procurar um sitio para ficar. Hoje em dia, já não se liga para a recepção para fazer uma reserva. A maioria das pessoas fazem as suas reservas online, com rapidez e sem muitas dificuldades. Depois de mencionar todos os benefícios que um Channel Manager pode trazer ao seu hotel ou alojamento local, neste artigo damos toda a orientação sobre a importância de ter um Motor de Reservas integrado no website do seu alojamento.

Como o Motor de Reservas pode desempenhar um papel importante na sua estratégia de receitas, este é um recurso considerado essencial para o sucesso, por especialistas do setor hoteleiro. Temos a certeza que já ouviu falar de um Motor de Reservas ou tem pelo menos uma ideia de como funciona, certo? Caso não saiba, explicamos em seguida como funciona. Vamos começar com o básico: o que é um Motor de Reservas?

O que é um Motor de Reservas?

Também conhecido como Sistema de Reservas Online ou Gestor de Canais, o Motor de Reservas é um software implementado no website do seu hotel. Esta poderosa ferramenta possibilita que o hóspede consulte a disponibilidade dos quartos e respetivas tarifas em tempo real, e efetue a reserva em apenas alguns cliques. Ao utilizar um Motor de Reservas, a sua unidade hoteleira também pode vender quartos através de anúncios no Facebook e outras redes sociais. Mas porque é que isso é importante?

motor de reservas

Benefícios de um Motor de Reservas para o seu hotel

  1. Sem comissões para OTA’s

    A indústria hoteleira está ciente da importância das OTA's: estas plataformas dão uma ótima exposição do seu alojamento a viajantes em todo o mundo. Além de que transmitem confiança e ajudam a criar referências para a sua marca. Mas como tudo na vida, algum equilíbrio é definitivamente necessário. Se todas as suas reservas vierem de terceiros, a sua receita será limitada ao pagamento de comissões a essas empresas.
  2. Controlo total sobre pacotes e extras

    Crie os seus próprios pacotes de oferta e use a sua criatividade para aumentar as vendas. Estas opções de pacotes especiais e complementos à estadia podem ser visíveis no Motor de Reservas, permitindo oferecer diferentes possibilidades aos seus hóspedes. Na página de reserva também é possível indicar eventuais preferências e informar quaisquer alergias ou incapacidades, melhorando toda a experiência do hóspede, desde o momento da reserva.
  3. Pagamentos totalmente integrados

    O hóspede poderá usar cartões de crédito e pagar diretamente no seu website, sem necessidade de passar cartões ou inserir detalhes manualmente. Estes passos são feitos pelo sistema, que processará com segurança os detalhes da reserva e pagamento, incluindo taxas extras, o que certamente lhe poupará tempo a si e ao hóspede, mas também a reduzir erros por digitação manual.
  4. Reserva em diferentes idiomas

    Já parou para pensar que o idioma é uma das principais razões pelas quais os hóspedes optam por reservar numa OTA em vez de o fazer pelo seu website? De facto, quando se trata de reservar hotéis, todos nós preferimos fazê-lo na nossa própria língua, correto? É necessário transmitir segurança aos potenciais hóspedes, especialmente em situações que envolvem dinheiro. O Motor de Reservas dá-lhe a possibilidade de ter a sua página de reserva em vários idiomas diferentes, aumentando a sua exposição internacional. Pode simplesmente escolher os idiomas que preferir e que funcionam melhor para si.
  5. Crie sua página de reserva com a sua própria identidade corporativa 

    A sua página de reservas pode corresponder aos padrões da sua marca. Além de oferecer a opção de escolher as suas cores corporativas, pode ainda selecionar as melhores fotos dos seus quartos e incluir o seu logotipo. Tudo isto para fazer com que pareça que foi feito para si e apenas para si.
  6. Integração com o Channel Manager

    Ter que gerir diferentes canais, além da sua própria plataforma de reservas, não precisa de ser um problema. Um bom Motor de Reservas oferece a integração direta ao seu Channel Manager. Este recurso torna o seu inventário de quartos visível em todos os canais ao mesmo tempo, evitando os overbookings.
  7. Mais reservas diretas

    Sabia que a maioria dos viajantes visita o website do hotel antes de fazer a reserva através de uma OTA? O motivo é simples: todos nós procuramos preços mais atrativos e a maioria dos seus hóspedes está ciente de que pode obtê-lo ao reservar diretamente consigo. Um dos principais benefícios de um Motor de Reservas é o facto de ser notório o aumento nas reservas diretas. No fundo, não deve ser uma surpresa, uma vez que o hóspede agora conta com uma maneira melhor e mais rápida de efetuar a sua reserva.

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