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O que é um hotel channel manager? (Guia prático 2022)

RoomRaccoon Hotel Software all in one

Hoje em dia, hotéis de sucesso promovem os seus quartos e disponibilidade em várias plataformas de reserva online para ficar à frente da concorrência. Isso é possível com a ajuda de um hotel channel manager.

Um channel manager é uma solução tecnológica simples, mas poderosa, que lhe permite vender os seus quartos através de todos os canais de reserva em que esteja presente. Esta ferramenta atualiza automaticamente a sua disponibilidade em tempo real sempre que uma reserva for efetuada e sempre que sejam feitas alterações em massa nas suas listagens.

Agentes de viagens online (OTAs) como Booking.com e Expedia tornaram mais fácil a reservas de estadias, excursões e voos num só lugar.

Como resultado, mais viajantes do que nunca optam por reservar as suas estadias online. Tornou-se cada vez mais impraticável para os gestores de hotel atualizar manualmente a sua disponibilidade e evitar overbookings.

A resposta? Os gestores de canais online, ou channel manager, começaram a surgir para ajudar os hoteleiros a ingressar neste novo mercado competitivo, a fim de aumentar a ocupação, poupar tempo e maximizar as vendas online.

Se está a considerar um channel manager para hotel, veio ao lugar certo. Este blog post oferece-lhe um resumo dos benefícios, funcionalidades e utilização a serem observados na escolha do melhor channel manager para hotel.

Navegação rápida:

O que é a gestão de canais para hotéis?

Implementar uma estratégia de gestão de canais

Escolher um hotel channel manager

4 principais tipos de canais de distribuição online para hotéis

6 maneiras de um hotel channel manager melhorar o seu negócio

Outros sistemas poderosos para usar com hotel channel manager

Preços

 

O que é a gestão de canais para hotéis?

A gestão de canais na indústria hoteleira é o processo eficaz de usar um hotel channel manager para gerir uma variedade de canais de distribuição online, incluindo OTAs (Booking.com), plataformas de gestão de reservas online, mecanismos de busca (Google) e Sistemas de distribuição global (GDS), para vender os seus quartos disponíveis, em qualquer parte do mundo.

Isto é possível através de um único painel, permitindo que atualize instantaneamente a taxa de ocupação, em tempo real, assim como a disponibilidade, sem alternar entre várias extranets. Simplificando, utilizar um hotel channel manager simplifica a maneira como vende os seus quartos de hotel e os add-ons que disponibiliza, como pacotes especiais, por exemplo.

 

Implementar uma estratégia de gestão de canais para hotéis

Com o poder de adotar vários canais de distribuição para comercializar e vender os seus quartos de hotel, é importante avaliar quais os canais que realmente valem a pena. Por exemplo, um canal pode oferecer muitas reservas entre os seus parceiros OTA, mas os cancelamentos por meio desse canal são geralmente mais comuns. Outro canal pode ser voltado para viajantes individuais, como o Airbnb, o que poderá resultar num RevPAR menor.

Recolher e analisar esses dados é fundamental para aperfeiçoar a sua estratégia de gestão de canais. Esta ferramenta permite-lhe encontrar canais de baixo desempenho e, possivelmente rever a sua estratégia para maximizar o potencial de lucro. Poderá então usar esses dados para definir um plano de vendas e marketing mais focado.

Obviamente, encontrar um mix de canais que funcione para o seu hotel não é algo que acontecerá da noite para o dia. A boa notícia é que um hotel channel manager tem um papel importante nessa estratégia, ao registar e armazenar automaticamente todos os seus dados de reserva, libertando-lhe mais tempo para se concentrar nas tendências futuras do setor. Relatórios mensais são gerados a seu pedido para que nunca tenha que se preocupar em perder informações valiosas!

 

Escolher um hotel channel manager

Esta é uma boa notícia para os hoteleiros, que agora têm muitas empresas gestão de canais por onde escolher. A desvantagem? Não existe um hotel channel manager universal. Se tem uma pequena empresa, provavelmente precisa de uma solução diferente de uma grande cadeia de hotéis.

Para ajudá-lo a decidir, aqui estão alguns fatores a serem levados em consideração:

  • Quantos quartos tem
  • Quantos tipos de quartos diferentes tem
  • Em quantos canais pretende promover o seu hotel
  • O público que deseja alcançar
  • Integração com o software e as ferramentas que já utiliza, como o seu motor de reservas ou sistema de gestão de propriedade (PMS)
  • O seu orçamento

O RoomRaccoon é o sistema de gestão de hotéis mais completo do mundo. Isto significa que os hoteleiros não precisam de lidar com múltiplas ferramentas porque o RoomRaccoon inclui PMS, channel manager e um motor de reservas.

O hotel channel manager RoomRaccoon é perfeitamente adequado para hotéis de propriedade independente, de 20 a 100 quartos, e atualiza automaticamente as tarifas e a disponibilidade dos quartos em vários canais a uma velocidade tão rápida como apenas 5 segundos!

Para muitos hoteleiros, investir num sistema de gestão de hotéis é mais prático do que investir num PMS que exige várias integrações para fazer o que um software de gestão de hotéis já faz.

 

4 principais tipos de canais de distribuição online para hotéis

Os hoteleiros de todo o mundo têm atualmente opções ilimitadas quando se trata de canais de distribuição. Embora as reservas diretas sejam as mais lucrativas, o benefício das reservas indiretas ou canais de distribuição não pode ser subvalorizado.

Uma OTA como a Booking.com é um exemplo popular de canal de distribuição que, por definição, é uma cadeia de empresas ou intermediários pelos quais o potencial hóspede tem que passar até encontrar o seu hotel. 

Aqui estão alguns detalhes importantes sobre os 4 principais canais de distribuição online:

 

1. Agentes de viagens online (OTA)

Uma OTA é essencialmente uma plataforma de reservas que vende produtos relacionados com viagens, incluindo passagens aéreas, aluguer de carros, cruzeiros, experiências, estadias e muito mais.

Benefícios: As OTAs geram uma enorme exposição para os hotéis, tornando os seus quartos visíveis para viajantes locais e internacionais que talvez não o encontrassem de outra forma. 40% dos usuários que utilizam smartphone reservam as suas estadias através de OTAs e normalmente acedem ao website do hotel para procurar uma oferta melhor ou mais informações. Com um motor de reservas integrado, pode converter esse tráfego em reservas diretas.

OTAs populares: Booking.com, Expedia e Hotels.com.

Estrutura de pagamento: as OTAs são os canais de distribuição mais caros, com taxas de comissão de 15% a 25%.

 

2. Grossista

Um grossista é um intermediário entre um fornecedor de viagens (hotel) e uma OTA / agente de viagens. Obtém as diárias dos hotéis em grandes quantidades, empacota-as, negoceia as taxas e, em seguida, vende-as para OTAs e agentes de viagens.

Benefícios: Os grossistas alugam propriedades / quartos para variedade de mercados que os hoteleiros não conseguem alcançar diretamente, como os clientes internacionais. Acabam por ajudar os hoteleiros a maximizar a sua ocupação e a garantir uma determinada taxa de ocupação.

Grossistas mais comuns: AOTGroup, CN Travel, FollowMe2Africa, Helloworld Travel

Estrutura de pagamentos: Tarifas negociadas com hotéis

 

3. Motores de busca

Um motor de busca é um mecanismo de pesquisa que identifica outras plataformas utilizadas para pesquisar, por exemplo, hotéis e alojamentos. Por outras palavras, um motor de busca permite que os viajantes comparem as tarifas de quartos de hotel de várias agências de viagens online (OTAs) com outros websites de reserva.

Benefícios: os viajantes de todo o mundo podem encontrar preços de quartos em várias opções de reserva num só lugar.

Motores de busca mais conhecidos: Google Hotel Ads, Tripadvisor, Kayak e Trivago.

Estrutura de pagamentos: os motores de busca têm publicidade baseada em cliques, serviços de assinatura, comissões (12% -15%), publicações patrocinadas, entre outros

 

4. Sistema de distribuição global (GDS)

Um GDS é uma rede online para empresas do setor de viagens. É um sistema que obtém informações (stock, preço e disponibilidade) de fornecedores como companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros e rent-a-car e disponibiliza-as para distribuidores como agentes de viagens e operadoras de turismo.

Benefícios: um GDS é amplamente utilizado por agentes de viagens para pesquisar e reservar viagens para os seus clientes. Principalmente porque lhes permite agrupar ofertas de viagens. Por exemplo, eles podem reservar um quarto de hotel, voo ou um carro alugado no mesmo sistema. Ao mesmo tempo, permite que os hoteleiros tenham acesso a uma ampla rede de viagens, especialmente viagens corporativas.

GDSs populares: Sabre, Travelport e Amadeus

Estrutura de pagamentos: um GDS cobra uma taxa única de configuração e recebe uma compensação percentual ou uma taxa fixa por reserva.

 

Uma combinação de reservas diretas e indiretas podem ajudar a gerar um fluxo diversificado de receitas. Portanto, ao escolher o seu portfólio de distribuição online, é importante criar uma estratégia de distribuição ideal.

Os hoteleiros utilizam estas diretrizes para desenvolver uma estratégia de distribuição para os seus hotéis:

  • Ter um objetivo de negócio claro
  • Segmentar por melhores mercados 
  • Manter tarifas competitivas
  • Entender o lucro: GOPPAR VS RevPAR
  • Decidir as promoções que pretende oferecer
  • Ajustar os preços com base nas condições de mercado
  • Oferecer serviços complementares nos seus canais diretos (website)

Cada estratégia de distribuição terá uma aparência diferente dependendo do tipo, tamanho e público-alvo do hotel. No entanto, a execução da estratégia só é possível com a ajuda de um hotel channel manager.

Por exemplo, no passado, um hoteleiro provavelmente perderia a oportunidade de duplicar o seu lucro durante a realização de um evento na sua cidade. A quantidade de tempo e esforço necessários para atualizar as tarifas em diferentes extranets não era simplesmente uma opção prática.

Agora, os gestores de hotéis podem fazer atualizações rápidas em todos os canais com os quais trabalham - poupando tempo, aumentando a precisão e eliminando problemas com overbookings e paridade de tarifas, tudo com apenas alguns cliques.

 

6 maneiras de um hotel channel manager melhorar o seu negócio

Agora já sabemos que um hotel channel manager faz um trabalho fantástico ao poupar o seu tempo e facilitar a sua vida ao atualizar as tarifas e a disponibilidade dos quartos em várias plataformas. Mas não é só isso.

Um gestor de canais desempenha um papel vital nas operações do hotel. Pode inclusive ajudá-lo a aumentar a receita e os lucros em períodos de época baixa. Acaba por não ser surpresa que os gestores de canais estejam a ganhar popularidade à medida que os hoteleiros percebem os benefícios.

Aqui estão 6 benefícios de usar um hotel channel manager:

 

1. Aumente as suas reservas online

É importante que a sua empresa esteja presente quando e onde os responsáveis ​​pela reserva estão à procura. Hoje em dia, isso significa estar online. Um gestor de canais permite-lhe estar presente numa rede ampla e receber mais reservas online do que nunca.

 

2. Aproveite os dados para aumentar a receita do hotel

Um gestor de canais dá acesso a alguns dos dados mais valiosos para otimizar a sua estratégia de gestão de canais e aumentar as suas receitas. Pode depois usar esses dados para determinar quais os canais que são mais eficazes e concentrar-se nas áreas que geram os melhores resultados. Que tipo de dados podem beneficiar o seu hotel?

  • Segmentos de hóspedes que o visitam com mais frequência (negócios, lazer, famílias)
  • Datas de visita (fins de semana, verão, temporada de festivais)
  • Com que antecedência efetuam reservas
  • De onde vêm (regiões e canais)
  • Tempo de permanência
  • Serviços e preferências (estacionamento, piscina, refeições incluídas, etc)

 

3. Impulsione as reservas diretas

As OTAs recebem muita atenção porque são fáceis de usar e oferecem muitas opções aos viajantes. Mas, em muitos casos, os viajantes acabam por reservar pelo website do hotel quando procuram melhores tarifas ou querem saber mais sobre o lugar que escolheram para ficarem hospedados.

 

4. Crie um fluxo contínuo de informações

Um sistema de gestão de hotel tudo-em-um, como o RoomRaccoon, permite um fluxo contínuo de informações entre o hotel channel manager, o PMS e o motor de reservas. Quaisquer integrações adicionais, como um sistema de gestão de receita, podem facilmente fazer parte desse fluxo de informações. Isto permite-lhe gerir as operações do seu hotel a partir de um único painel de controlo.

 

5. Automatize as suas atualizações de preços

Como o software de gestão de hotel da RoomRaccoon, alguns gestores de canais, com funcionalidade de revenue management, podem diminuir ou aumentar automaticamente os seus preços com base em regras pré-definidas. Domingos com baixa ocupação? Basta definir uma regra que reduza as tarifas dos seus quartos aos domingos para incentivar mais reservas. É uma ferramenta simples, mas poderosa para aumentar as receitas e é útil quando vários membros da equipa usam o hotel channel manager.

 

6. Melhorar o conhecimento da marca do seu hotel

Um poderoso gestor de canais fornece um acesso irrestrito bidirecional aos principais canais de reserva, como Booking.com, Airbnb e Hotels.com, entre muitos outros! Isto significa que os viajantes de todos os cantos do mundo, que nunca tenham ouvido falar do seu hotel, têm maior probabilidade de descobri-lo e, potencialmente, tornarem-se hóspedes habituais.



Outros sistemas poderosos para utilizar com um hotel channel manager

No mundo do software de gestão hoteleira, o triângulo ideal que faz parte de um painel de controlo completo e centralizado para o seu hotel é composto por um motor de reservas, PMS e channel manager ou gestor de canais.

Quer já utilize algum desses sistemas ou não, a integração é extremamente importante. Sistemas como um channel manager têm a capacidade de integração com outros sistemas que já utiliza no seu hotel diariamente, como o PMS ou sistema de reservas, para garantir a precisão e o funcionamento perfeito do back-end do seu alojamento.

Ao manter todas as informações do seu cliente num banco de dados centralizado, será capaz de oferecer uma melhor experiência em todos os seus pontos de contato com o hóspede. Além disso, está a garantir que a sua equipa consegue inserir informações com rapidez e precisão.

Todos os sistemas que se seguem são eficazes quando utilizado ​​com um channel manager:

 

1. PMS

O PMS faz a gestão de todos os aspectos das operações comerciais do hotel, incluindo a gestão de recursos de front-office, como reservas, check-in / check-out de hóspedes, atribuição de quartos, gestão de tarifas de quartos e faturação. Um PMS software substituiu processos demorados e que consumiam muito papel.

 

2. Motor de reservas

Um motor de reservas é um sistema de processamento de reservas usado por hotéis e outros alojamentos para receber reservas e informações de cartão de crédito por meio de um website, redes sociais ou outros canais de marketing. O motor de reservas veio substituir os antigos formulários de "contacte-nos para saber disponibilidade" que encontrávamos nos websites dos hotéis.

 

3. Ferramenta de revenue management ou gestão de receitas

O software de gestão de receitas garante que as tarifas dos seus quartos sejam otimizadas, pela observação dos preços que os seus concorrentes praticam, assim como da oferta e procura. Uma ferramenta de gestão de receitas como o RaccoonRev funciona bem com um gestor de canais para garantir que os preços definidos sejam mais ou menos iguais aos dos seus concorrentes.

Com dados do mercado em tempo real, é possível prever e agir de acordo.

 

Preços

Se tem uma pequena unidade hoteleira e está preocupado com o orçamento, então um sistema de gestão de hotel tudo-em-um é o caminho a percorrer.

Isto porque um software de hotel só por si, é compatível com outros sistemas em certos casos. Ter vários contratos e ligar para várias linhas de suporte quando alguma coisa não funciona, pode tornar-se numa dor de cabeça. Razões para investir num software de hotel tudo-em-um totalmente na nuvem:

  • Acessível: o custo tem por base quantos quartos o seu hotel tem
  • Um contrato, uma única linha de suporte
  • Solução centralizada
  • Fácil adaptação da equipa
  • Integração de vários parceiros, como sistemas POS
  • Configuração fácil baseada na nuvem: "plug and play"

Veja por si mesmo. Agende uma demonstração gratuita para saber mais sobre como o sistema de gestão hoteleira RoomRaccoon pode ajudar a transformar o seu hotel num negócio inteligente e lucrativo.


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