Channel manager para hotel: como escolher um

Agosto 30, 2023 Layla. M
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Hoje em dia, hotéis de sucesso promovem os seus quartos e disponibilidade em várias plataformas de reserva online para ficar à frente da concorrência. Isso é possível com a ajuda de um hotel channel manager.

Um channel manager é uma solução tecnológica simples, mas poderosa, que lhe permite vender os seus quartos através de todos os canais de reserva em que esteja presente. Esta ferramenta atualiza automaticamente a sua disponibilidade em tempo real sempre que uma reserva for efetuada e sempre que sejam feitas alterações em massa nas suas listagens.

Agentes de viagens online (OTAs) como Booking.com e Expedia tornaram mais fácil a reservas de estadias, excursões e voos num só lugar.

Como resultado, mais viajantes do que nunca optam por reservar as suas estadias online. Tornou-se cada vez mais impraticável para os gestores de hotel atualizar manualmente a sua disponibilidade e evitar overbookings.

A resposta? Os gestores de canais online, ou channel manager, começaram a surgir para ajudar os hoteleiros a ingressar neste novo mercado competitivo, a fim de aumentar a ocupação, poupar tempo e maximizar as vendas online.

Se está à procura  de channel manager para hotel em Portugal, veio ao lugar certo. Este blog post oferece-lhe um resumo dos benefícios, funcionalidades e utilização a serem observados na escolha do melhor channel manager para hotel.

O que é um channel manager para hotel?

Um channel manager para hotel, conhecido em português como gestor de canais, faz a gestão de uma variedade de canais de distribuição online, incluindo OTAs (Booking.com), plataformas de gestão de reservas online, mecanismos de busca (Google) e Sistemas de distribuição global (GDS), para vender os seus quartos disponíveis, em qualquer parte do mundo.

Isto é possível através de um único painel, permitindo-lhe atualizar instantaneamente a taxa de ocupação do seu hotel, em tempo real, assim como a disponibilidade, sem alternar entre várias extranets.

Por outras palavras, utilizar um hotel channel manager simplifica a maneira como vende os seus quartos de hotel e os add-ons que disponibiliza, como pacotes especiais, por exemplo.

Como um channel manager para hotel irá melhorar o seu negócio

Agora já sabemos que um hotel channel manager faz um trabalho fantástico ao poupar o seu tempo e facilitar a sua vida, pois atualiza as tarifas e a disponibilidade dos quartos em várias plataformas automaticamente. Mas isto não é tudo.

Um gestor de canais desempenha um papel vital nas operações do hotel. Pode inclusive ajudá-lo a aumentar a receita e os lucros em períodos de época baixa. Acaba por não ser surpresa que os gestores de canais estejam a ganhar popularidade à medida que os hoteleiros percebem os benefícios que existem.

Estes são os benefícios de usar um hotel channel manager:

Evita o risco de overbooking

Ao usar um channel manager, existe uma sincronização em tempo real com diversos canais de reserva. O inventário que consta no PMS é o que consta no channel manager, o que significa que já não é necessário atualizar manualmente a disponibilidade do seu hotel.

Para além de retirar todo o stress associado a esta tarefa, evita que existam erros humanos e a possibilidade de overbooking. Com esta sincronização, a equipa da receção do hotel vê o seu trabalho simplificado durante 24 horas. 

Aumenta as suas reservas online

É importante que a sua empresa esteja presente quando e onde os responsáveis ​​pela reserva estão à procura. Hoje em dia, isso significa estar online. Um gestor de canais permite-lhe estar presente numa rede ampla e receber mais reservas online do que nunca.

Aproveita os dados para aumentar a receita do hotel

Um gestor de canais dá acesso a alguns dos dados mais valiosos para otimizar a sua estratégia de gestão de canais e aumentar as suas receitas. Pode depois usar esses dados para determinar quais os canais que são mais eficazes e concentrar-se nas áreas que geram os melhores resultados. Que tipo de dados podem beneficiar o seu hotel?

  • Segmentos de hóspedes que o visitam com mais frequência (negócios, lazer, famílias)
  • Datas de visita (fins de semana, verão, temporada de festivais)
  • Com que antecedência efetuam reservas
  • De onde vêm (regiões e canais)
  • Tempo de permanência
  • Serviços e preferências (estacionamento, piscina, refeições incluídas, etc)

Impulsiona as reservas diretas

As OTAs recebem muita atenção porque são fáceis de usar e oferecem muitas opções aos viajantes.

Mas, em muitos casos, os viajantes acabam por reservar pelo website do hotel quando procuram melhores tarifas ou querem saber mais sobre o lugar que escolheram para ficarem hospedados.

Cria um fluxo contínuo de informações

Um sistema de gestão de hotel tudo-em-um, como o xxxx, permite um fluxo contínuo de informações entre o hotel channel manager, o PMS e o motor de reservas.

Quaisquer integrações adicionais, como um sistema de gestão de receita, podem facilmente fazer parte desse fluxo de informações. Isto permite-lhe gerir as operações do seu hotel a partir de um único painel de controlo.

Automatiza as suas atualizações de preços

Como o software de gestão de hotel RoomRaccoon,  alguns gestores de canais com funcionalidade de revenue management podem diminuir ou aumentar automaticamente os seus preços com base em regras pré-definidas.

Domingos com baixa ocupação? Basta definir uma regra que reduza as tarifas dos seus quartos aos domingos para incentivar mais reservas. É uma ferramenta simples, mas poderosa para aumentar as receitas e é útil quando vários membros da equipa usam o hotel channel manager.

Melhora o conhecimento da marca do seu hotel

Um poderoso gestor de canais fornece um acesso irrestrito bidirecional aos principais canais de reserva, como Booking.com, Airbnb e Hotels.com, entre muitos outros!

Isto significa que os viajantes de todos os cantos do mundo, que nunca tenham ouvido falar do seu hotel, têm maior probabilidade de descobri-lo e, potencialmente, tornarem-se hóspedes habituais.

Escolher um hotel channel manager em Portugal

Temos boas notícias para os hoteleiros: escolher um hotel channel manager em Portugal já não é uma tarefa difícil, pois agora existem muitas empresas de gestão de canais por onde escolher.

A desvantagem? Não existe um hotel channel manager universal. Se tem uma pequena empresa, provavelmente precisa de uma solução diferente de uma grande cadeia de hotéis.

Para ajudá-lo a decidir, aqui estão alguns fatores a serem tidos em consideração:

  • Quantos quartos tem;
  • Quantos tipos de quartos diferentes tem;
  • Em quantos canais pretende promover o seu hotel;
  • O público que deseja alcançar;
  • Integração com o software e as ferramentas que já utiliza, como o seu motor de reservas ou sistema de gestão de propriedade (PMS);
  • O seu orçamento.

O RoomRaccoon é o sistema de gestão de hotéis mais completo do mundo. Isto significa que os hoteleiros não precisam de lidar com múltiplas ferramentas porque o sistema inclui PMS, channel manager e um motor de reservas.

O hotel channel manager RoomRaccoon é perfeitamente adequado para hotéis de propriedade independente, de 20 a 100 quartos, e atualiza automaticamente as tarifas e a disponibilidade dos quartos em vários canais a uma velocidade tão rápida como apenas 5 segundos!

Para muitos hoteleiros, investir num sistema de gestão de hotéis é mais prático do que investir num PMS que exige várias integrações para fazer o que um software de gestão de hotéis já faz.

Implementar uma estratégia de distribuição através de um hotel channel manager

Com o poder de adotar vários canais de distribuição para comercializar e vender os seus quartos de hotel, é importante avaliar quais os canais que realmente valem a pena.

Por exemplo, um canal pode oferecer muitas reservas entre os seus parceiros OTA, mas os cancelamentos por meio desse canal são geralmente mais comuns. Outro canal pode ser voltado para viajantes individuais, como o Airbnb, o que poderá resultar num RevPAR menor.

Recolher e analisar esses dados é fundamental para aperfeiçoar a sua estratégia de gestão de canais. Esta ferramenta permite-lhe encontrar canais de baixo desempenho e, possivelmente, rever a sua estratégia para maximizar o potencial de lucro. Poderá então usar esses dados para definir um plano de vendas e marketing mais focado.

Obviamente, encontrar um mix de canais que funcione para o seu hotel não é algo que acontecerá da noite para o dia.

A boa notícia é que um hotel channel manager tem um papel importante nessa estratégia, ao registar e armazenar automaticamente todos os seus dados de reserva, libertando-lhe mais tempo para se concentrar nas tendências futuras do setor. Relatórios mensais são gerados a seu pedido para que nunca tenha de se preocupar com a possibilidade de perder informações valiosas!

Outros sistemas poderosos para utilizar com um hotel channel manager

No mundo do software de gestão hoteleira, o triângulo ideal que faz parte de um painel de controlo completo e centralizado para o seu hotel é composto por um motor de reservas, um PMS e um channel manager ou gestor de canais.

Quer já utilize algum desses sistemas ou não, a integração é extremamente importante. Sistemas como um channel manager têm a capacidade de integração com outros sistemas que já utiliza no seu hotel diariamente, como o PMS,  para garantir a precisão e o funcionamento perfeito do back-end do seu alojamento.

Ao manter todas as informações do seu cliente num banco de dados centralizado, será capaz de oferecer uma melhor experiência em todos os seus pontos de contacto com o hóspede. Além disso, está a garantir que a sua equipa consegue inserir informações com rapidez e precisão.

Todos os sistemas que se seguem são eficazes quando utilizados em conjunto com um channel manager:

1. PMS

O PMS faz a gestão de todos os aspetos das operações comerciais do hotel, incluindo a gestão de recursos de front-office, como reservas, check-in/check-out de hóspedes, atribuição de quartos, gestão de tarifas de quartos e faturação. Um PMS substituiu processos demorados e que consumiam muito papel.

2. Motor de reservas

Um motor de reservas é um sistema de processamento de reservas usado por hotéis e outros alojamentos para receber reservas e informações de cartão de crédito por meio de um website, redes sociais ou outros canais de marketing.

O motor de reservas veio substituir os antigos formulários de “contacte-nos para saber disponibilidade” que encontrávamos nos websites dos hotéis.

3. Ferramenta de revenue management ou gestão de receitas

O software de gestão de receitas garante que as tarifas dos seus quartos sejam otimizadas, pela observação dos preços que os seus concorrentes praticam, assim como da oferta e procura.

Uma ferramenta de gestão de receitas como o xxx funciona bem com um gestor de canais para garantir que os preços definidos sejam mais ou menos iguais aos dos seus concorrentes.

Com dados do mercado em tempo real, é possível prever e agir de acordo.

Preços: o que ter em conta antes de contratar um channel manager para hotel em Portugal

Se tem uma pequena unidade hoteleira em Portugal e está preocupado com o orçamento, então um sistema de gestão de hotel tudo-em-um é o caminho a percorrer.

Isto porque um software de hotel, só por si, é compatível com outros sistemas em certos casos. Ter vários contratos e ligar para várias linhas de suporte quando alguma coisa não funciona e ainda ter de explicar tudo noutro idioma que não o Português pode tornar-se numa dor de cabeça. Razões para investir num software de hotel tudo-em-um totalmente na nuvem com uma equipa em Portugal:

  • Acessível: o custo tem por base o número de quartos de que o seu hotel dispõe
  • Um contrato, uma única linha de suporte
  • Solução centralizada
  • Fácil adaptação da equipa
  • Integração de vários parceiros, como sistemas POS
  • Configuração fácil baseada na nuvem: “plug and play”
  • Suporte em Português

Agora já sabe o que é um channel manager e como o pode ajudar a transformar o seu hotel num negócio inteligente e lucrativo. Resta definir quais serão os próximos passos, e nós podemos ajudá-lo.

O RoomRaccoon é o channel manager mais completo do mercado, tem uma equipa em Portugal e tem o necessário para ajudá-lo a implementar todas as melhorias no seu negócio. Se quer estar à frente da concorrência e oferecer o melhor aos seus hóspedes, agende uma demonstração gratuita com a nossa equipa para ver por si mesmo como tudo funciona. 

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Layla. M

A grammatical purist with a love for the written word, Layla is a Content Manager at RoomRaccoon, passionate about producing content that drives results. Her passion extends to everything Layla sets her mind to, such as spearheading social responsibility projects for the community and also exploring the beautiful city of Cape Town.

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