Como utilizar um channel manager para alojamento local

Maio 15, 2023 Laura Freire
Home > Technology > Como utilizar um channel manager para alojamento local
Partilhe este Post

Como utilizar um channel manager para alojamento local

woman at desk looking at a screen

Atualmente existem no mercado muitas ferramentas que podem facilitar o trabalho dos proprietários de um alojamento local. Tendo-se tornado um tipo de alojamento muito popular nos últimos anos, é cada vez mais importante adotar estratégias que simplifiquem e agilizem os processos de gestão de reservas.

 

Uma destas ferramentas é o channel manager para alojamento local, usada especialmente na indústria hoteleira, e que, muito resumidamente, faz a gestão de uma variedade de canais de distribuição online em que o seu alojamento pode estar presente, permitindo-lhe alcançar mais potenciais hóspedes. De seguida, iremos explicar-lhe em maior detalhe em que é que consiste um channel manager, como funciona, quais as vantagens que lhe pode trazer e quais os preços que pode encontrar no mercado.

O que é um channel manager para alojamento local?

Um channel manager, ou um gestor de canais, é uma solução tecnológica que lhe permite gerir várias plataformas ou websites de reserva, como o Booking e o Airbnb, para conseguir obter mais reservas e chegar a mais hóspedes.

Tendo listado o alojamento local nestes websites, o gestor de canais atualiza automaticamente a sua disponibilidade em tempo real sempre que uma reserva é efetuada e sempre que são feitas alterações em massa nas suas listagens.

Assim, nunca corre o risco de ter reservas duplicadas, ou overbookings. Além disso, um gestor de canais também permite automatizar as atualizações de tarifas, pelo que não tem de o fazer manualmente, o que lhe poupa tempo e esforço.

Como escolher um channel manager para alojamento local?

A tarefa de escolher um channel manager não tem de ser muito difícil, pois hoje em dia existem várias opções disponíveis no mercado. No entanto, há vários aspetos a ter em conta ao escolher um gestor de canais para alojamento local:

  • Quantos quartos ou unidades de alojamento local é que precisa de listar
  • Em quantos canais pretende promover a(s) sua(s) unidade(s);
  • Integração com o software e as ferramentas que já utiliza, como o seu motor de reservas ou sistema de gestão de propriedades (PMS);
  • A sincronização de dados em tempo real;
  • A facilidade de utilização;
  • O seu orçamento

A escolha vai depender das suas necessidades e daquilo que faz mais sentido para o seu alojamento. O channel manager do RoomRaccoon é utilizado por hoteleiros e unidades de alojamento local em Portugal, uma vez que integra com os principais websites de reservas.

Como utilizar um channel manager para alojamento local?

Um channel manager para alojamento local pode ser utilizado por qualquer pessoa que faça parte da equipa, independentemente do local onde esteja. Este é um dos grandes benefícios, pois o seu staff pode ter acesso ao software e controlar as tarifas e a disponibilidade do seu alojamento, quer tenha uma ou mais unidades. A interface é muito simples, pelo que não terá de se preocupar com a dificuldade de utilização. 

O gestor de canais permite-lhe fazer uma gestão totalmente centralizada de todas as suas unidades em vez de gerir cada uma individualmente, o que evita que haja overbookings e erros manuais. Assim, consegue garantir que otimiza os seus preços e que não deixa alojamentos ou quartos por vender, pois a sincronização entre o channel manager e os canais de reservas é imediata.

Vantagens de um channel manager para alojamento local

  • O seu alojamento está visível em vários websites de reservas 

Ao estar presente em vários canais de reservas – como o Airbnb, Booking.com ou Tripadvisor – consegue dar mais visibilidade à(s) sua(s) propriedade(s), pois mais potenciais hóspedes irão ter acesso a ela(s) durante as suas pesquisas. Além disso, os filtros de localização destes websites são mais fortes, o que aumenta as probabilidades de reserva e de obtenção de mais receita. Com esta visibilidade, o channel manager funciona também como uma ferramenta de marketing e publicidade, e isto é particularmente benéfico para os alojamentos locais por motivos de orçamento. Se já utiliza um software de gestão para alojamento local, veja se esta funcionalidade já faz parte da lista de ferramentas ou integrações.

  • Gestão automática de disponibilidade e de tarifas

Com um channel manager não terá mais de se preocupar com a gestão da disponibilidade do seu alojamento nos vários websites. O gestor de canais faz isso por si, ao atualizar as datas em tempo real. Sempre que uma reserva ou cancelamento é feito, esta informação é alterada automaticamente, o que significa que já não tem de o fazer manualmente. Isto é especialmente útil porque evita o risco de reservas sobrepostas (overbooking), para além de lhe poupar muito tempo. Para além da disponibilidade, também as tarifas são atualizadas em tempo real. É a solução perfeita!

  • Centralização de toda a informação

Ao utilizar um software de gestão de reservas, toda a informação ficará disponível num só local, e consegue ter um maior controlo sobre as reservas e o inventário de cada um dos seus alojamentos. Já não será necessário verificar a disponibilidade de cada alojamento em várias páginas, poupando-lhe esforço e trabalho.

  • Mais tempo para se dedicar ao que importa

A maior vantagem é sem dúvida ter mais tempo para se dedicar aos aspetos fundamentais do seu negócio. Com um gestor de canais para alojamento local, já não terá de perder tempo em tarefas manuais, como a atualização dos calendários nos vários canais de reserva. Terá tempo livre para tornar o seu alojamento único e atrativo para os hóspedes.

Quanto custa um channel manager para alojamento local

O valor de um channel manager para alojamento local irá depender de vários fatores. Terá de ter em atenção qual o número de canais conectados, quantos alojamentos pode gerir e também quais as funcionalidades disponíveis. Normalmente é cobrada uma subscrição mensal, dependendo do número de quartos ou unidades contratadas ou uma comissão por cada reserva. O importante é que escolha um gestor de canais adequado às suas necessidades e às do seu alojamento, não esquecendo que os benefícios que irá obter irão fazer toda a diferença no seu negócio! Saiba mais sobre os planos e preços do RoomRaccoon.

Conclusão

Um channel manager é um componente essencial na gestão de um alojamento local. Como vimos, pode ajudá-lo a aumentar a sua receita e a dar-lhe mais tempo através da automatização, centralização de informação e visibilidade da sua marca em vários canais em todo o mundo. 

As vantagens que recebe sem dúvida que compensam o valor a pagar por um software para alojamento local. Agende hoje mesmo uma demonstração connosco sem qualquer compromisso, e fique a conhecer a nossa solução para o seu alojamento! 

Author Image

Laura Freire

Laura is a digital marketing consultant with over 7 years of experience in SaaS. Passionate about the ocean and tea, she thrives on helping businesses navigate the digital landscape and achieve their goals. When she's not crafting marketing campaigns or analyzing data, you can find her exploring the coastline or enjoying a cup of her favorite tea blend.

Posts relacionados