Contactos
Centro de Escritórios das Laranjeiras – Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7
1600-171
Lisboa
A indústria hoteleira está sempre em crescimento e torna-se cada vez mais difícil vencer a concorrência. Por isso, com o novo ano mesmo à porta, é uma boa ideia começar a preparar-se e não se deixar estagnar, se pretende destacar-se no setor.
Para o ajudar, selecionámos cuidadosamente as 5 tendências mais interessantes para o setor hoteleiro no ano que aí vem!
Em 2020, cada vez mais empresas vão concentrar-se na construção do reconhecimento da sua marca e na fidelização dos hóspedes, de forma a aumentarem as suas reservas diretas. As OTAs são realmente importantes para o setor hoteleiro: oferecem aos alojamentos uma grande exposição potenciais hóspedes em todo o mundo, estabelecem confiança no momento de reserva e ajudam na criação de reputação e consciência de marca. No entanto, é necessário algum equilíbrio. Quem não tem um forte desejo de vender diretamente ao cliente, sem intermediários? Se todas as suas reservas forem de terceiros, a sua receita será sempre afetada pelo pagamento de comissões a essas empresas.
Uma vez que um motor de reservas pode desempenhar um papel importante na sua estratégia de gestão de receita, é considerado por especialistas do setor como um elemento chave para o sucesso.
Novas tecnologias do âmbito digital são criadas praticamente todos os dias. Por isso não é surpresa que não se apliquem ao setor hoteleiro. Atualmente, os hóspedes são, na sua maior parte, auto-suficientes, conhecedores das mais recentes tecnologias e confortáveis na utilização de apps e websites adaptados a dispositivos móveis.
A conexão perfeita entre plataformas e dispositivos está a tornar-se cada vez mais importante. Além disso, muitos hotéis já oferecem mobile check-in e serviços de concierge digital. Já pensou em oferecer esta possibilidade aos seus hóspedes? Não tem de ser um processo caro ou complicado. A RoomRaccoon tem mais de 300 parceiros de integrações que podem ajudar a melhorar ainda mais a experiência de viagem dos seus hóspedes. Veja como aqui.
Os hóspedes estão a tornar-se cada vez mais conscientes em relação a questões ambientais, procurando estilos de vida mais sustentáveis. Neste sentido, e considerando o movimento a que assistimos de redução do impacto ambiental, desde a substituição das palhinhas de plástico à própria redução de desperdício alimentar, os alojamentos ecológicos não só estão a ganhar notoriedade como a tornar-se numa nova norma.
Algumas unidades hoteleiras concentram-se em encontrar outras fontes de energia renovável com a instalação de painéis solares no telhado. No entanto, é possível começar-se pequenas coisas, como por exemplo, colocar lâmpadas com sensor que se apagam automaticamente quando os hóspedes saem dos quartos ou mesmo chuveiros que reduzem o consumo de água. Viajar contribui em grande parte para as emissões globais de CO2, portanto, espere que os seus futuros hóspedes exijam opções mais ecológicas.
Em praticamente todas as indústrias, a personalização é uma tendência importante, e o setor hoteleiro não é diferente. Esta tendência deve-se principalmente aumento da relevância do big data. Todos os clientes valorizam serem tratados como pessoas e não como números. É aqui que entra a experiência dos seus hóspedes no seu alojamento, fortemente ligada ao nível de personalização dos seus serviços, antes, durante e após a estadia.
Ao implementar um motor de reservas no seu website, os hóspedes poderão identificar no momento da reserva as suas preferências, informar sobre intolerâncias, alergias ou até limitações de mobilidade. Também é possível perguntar-lhes se precisam de estacionamento, berço ou até pequeno-almoço servido no quarto. As possibilidades são infinitas e sempre adequadas ao serviço que pretende oferecer!
Ao viajar, os hóspedes valorizam muito conhecer e viver o destino de visita tal como os locais. Procuram cada vez mais experiências autênticas, fora do que é normalmente encontrado nos guias turísticos, que possam mostrar-lhes a realidade e não apenas entretenimento para turistas. Embora possa ser interessante experimentar as típicas socas de madeira ao visitar os Países Baixos ou beber o conhecido chá das 5 num salão de chá no Reino Unido, ofereça aos seus hóspedes roteiros ou atividades mais criativas e menos turísticas.
Centro de Escritórios das Laranjeiras – Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7
1600-171
Lisboa