RaccoonPay: Guia de Sistema de Pagamentos para Hotéis

Março 17, 2024 Laura Freire
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Hotéis e outras empresas de alojamento lidam com pagamentos todos os dias. Mas, ao contrário da maioria das empresas, os hotéis enfrentam desafios únicos quando se trata de receber pagamentos. Por exemplo, aceitam pagamentos através de terceiros como Agências de Viagens Online (OTAs). Também lidam com depósitos, estornos, devoluções e preferências especiais dos hóspedes, como check-ins online.

Neste artigo, exploramos a importância do processamento de pagamentos em hotéis através de um sistema de pagamento completo e sem interrupções. Acertar na estratégia de pagamentos do seu hotel desde o início não é apenas bom para as receitas, mas é a chave para transformar a experiência dos seus hóspedes e garantir operações sem problemas.

Vamos desbloquear um mundo onde os pagamentos não são um ponto de fricção.

O que é o RacconPay?

Hotel payment processing | RaccoonPayO RaccoonPay é o nosso sistema de processamento de pagamentos para hotéis totalmente integrado, que funciona como a espinha dorsal para facilitar os pagamentos dos nossos clientes em toda a UE e nos EUA. Este software de pagamentos sofisticado está totalmente integrado com a plataforma de gestão de hotéis da RoomRaccoon e foi especificamente projetado para capacitar os hoteleiros ao otimizar os processos de pagamento únicos nas suas operações e pontos de contato com os hóspedes.

Seja pagamentos por Cartão de Crédito Virtual (VCC), pedidos de pagamento online ou transações diretas a partir do motor de reservas, o RaccoonPay garante uma experiência de pagamento sem complicações e em segurança para hoteleiros e hóspedes.

O RaccoonPay oferece muitas vantagens, como pagamentos seguros, métodos de pagamento modernos e taxas flexíveis, tudo enquanto segue os padrões de conformidade PCI. A interface amigável facilita a gestão dos pagamentos. Experimente o RaccoonPay hoje e aproveite um período de teste gratuito de 30 dias.

Quais são os Principais Métodos de Pagamento para Hotéis?

Tem curiosidade sobre os métodos de pagamento mais populares preferidos pelos hóspedes na indústria do alojamento? São os seguintes:

  • Cartões de débito e crédito
  • Dinheiro
  • E-wallet
  • Pagamento virtual
  • POS/Terminal de pagamentos físico

Cartões de débito e crédito

Existem três tipos principais de transações de pagamento: presenciais, não presenciais e pagamentos contactless.

Transações Presenciais

Quando um hóspede está fisicamente presente no hotel e usa o seu cartão de crédito para fazer um pagamento, inserindo ou deslizando o cartão. O hóspede também pode ser obrigado a inserir o seu PIN para concluir a transação.

Transações Não Presenciais

Quando os hóspedes não estão fisicamente presentes no hotel. Estes incluem pagamentos online e pagamentos por correio/telefone. Estas transações são aquelas em que o hóspede fornece os detalhes do cartão, que são inseridos manualmente pelo pessoal do hotel ou ao utilizar informações armazenadas.

Pagamentos Contactless

O hóspede pode pagar sem interagir com o terminal de pagamento. Podem simplesmente usar o cartão ou smartphone sobre o TPA e o terminal irá ler e transferir as informações criptografadas de forma segura.

O RaccoonPay processa todas as formas de transações de pagamento de hotéis, incluindo:

  • Transações com presença de cartão: O TPA integrado do RaccoonPay permite que os hóspedes façam pagamentos pessoalmente com os seus cartões de crédito ou débito.
  • Transações sem presença de cartão: O serviço de autorização e tokenização de cartões de crédito do RaccoonPay permite que os hóspedes façam pagamentos seguros online.
  • Pagamentos contactless: O RaccoonPay suporta pagamentos contactless através de pagamentos online seguros e e-wallets.

 

O dinheiro já não é a principal forma de pagamento

Além do facto de os pagamentos em dinheiro não oferecerem garantia aos hotéis, hoje em dia, menos viajantes utilizam dinheiro à medida que o mundo está a mudar para os pagamentos digitais. Alguns hotéis até tomaram a decisão de se tornarem completamente digitais em relação aos pagamentos. No entanto, para acomodar os hóspedes que ainda preferem pagamentos em dinheiro, a RoomRaccoon oferece uma caixa registadora, permitindo que os hotéis tenham estas transações dentro do sistema.

 

O que é o e-wallet?

Está a tornar-se mais comum pagar com o telemóvel nos dias de hoje. O e-wallet é uma aplicação que armazena as suas informações de pagamento no seu telemóvel. Alguns exemplos de e-wallets são Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. Os hóspedes podem fazer pagamentos contactless ao colocarem o seu telemóvel sobre o terminal de pagamento.

O TPA do RaccoonPay aceita pagamentos com e-wallets tanto da Apple Pay como da Samsung Pay, permitindo aos hóspedes do hotel utilizar o seu telefone e prosseguir.

 

O que é um cartão de crédito virtual?

Um cartão de crédito virtual (VCC) é um número de cartão de crédito temporário emitido por um banco, permitindo que pessoas e empresas façam pagamentos online sem revelar os detalhes reais do cartão. OTAs como a Booking.com e a Expedia muitas vezes usam VCCs para enviar pagamentos aos hotéis. Os VCCs são emitidos para uma transação específica por um valor específico e têm uma data de ativação associada. A desvantagem é que os VCCs requerem cobrança manual pelos hotéis e, se esquecidos, o acesso aos fundos será perdido.

O painel de VCC do RaccoonPay permite a importação simplificada e a cobrança automática de cartões de crédito virtuais de uma variedade de OTAs.

 

Qual é a diferença entre Ponto de Venda e Ponto de Interação?

Um sistema de ponto de venda, comumente conhecido como POS, é um local designado onde as transações de pagamento são realizadas utilizando código de barras ou registadoras. Por outro lado, um ponto de interação (POI) é um dispositivo de pagamento que permite a comunicação entre o cartão do titular do cartão e o dispositivo utilizando uma faixa magnética, chip ou aplicação móvel.

 

Quais São as Principais Taxas de Processamento de Pagamentos em Hotéis?

Os pagamentos online estão a ganhar terreno porque são mais fáceis, rápidos e seguros do que lidar com dinheiro. Mas a conveniência não é gratuita. Os serviços de pagamento envolvem processos complexos entre vários intervenientes, cada um dos quais cobra uma taxa de processamento pelos seus serviços.

Os pagamentos online estão a ganhar terreno porque são mais fáceis, rápidos e seguros do que lidar com dinheiro. Mas a conveniência não é gratuita. Os serviços de pagamento envolvem processos complexos entre vários intervenientes, cada um dos quais cobra uma taxa de processamento pelos seus serviços.

Existem 3 principais tipos de taxas de processamento de cartão de crédito:

  1. A taxa de intercâmbio é uma taxa imposta pelo banco emissor do seu hóspede para cada transação com cartão de crédito. Esta taxa é transmitida ao seu sistema de pagamentos, que então é cobrada ao comerciante, com base num cálculo que inclui uma percentagem da venda e taxas fixas. O montante não é negociável, representando um custo associado à aceitação de pagamentos com cartão de crédito no seu negócio. Essencialmente está a pagar o preço pela conveniência e segurança de processar transações com cartão de crédito no seu negócio.
  2. A taxa de avaliação é um pagamento que as redes de cartões de crédito cobram por serviços relacionados com as operações de rede. Estes serviços incluem garantir a conformidade com o PCI, entre outros. As taxas são passadas pelas redes de cartões de crédito para si, o comerciante, e são calculadas com base em vários fatores. Estas taxas contribuem que o seu negócio aceite pagamentos com cartão de crédito de forma segura.
  3. As taxas de processamento referem-se aos custos dos prestadores de serviços para processar pagamentos eletrónicos. Estas taxas incluem taxas mensais e por transação, e os fornecedores também podem cobrar taxas adicionais para configuração, aluguer de terminais e processamento de estornos ou devoluções. Embora algumas taxas fixas possam ser negociáveis, as cobranças mensais e por transação geralmente são fixas. Estas taxas refletem os gastos relacionados com a utilização da infraestrutura e serviços fornecidos pelas entidades de processamento de pagamentos.

Como o RaccoonPay mantém a flexibilidade nas taxas de transação para hotéis

Blended VS Interchange ++

O RaccoonPay oferece dois modelos de preços de pagamento, Blended (combinado) e Interchange ++, que são amplamente utilizados na indústria. A principal diferença entre os dois é o nível de transparência no processo de faturação.

Cada modelo tem benefícios únicos, nos quais vamos aprofundar abaixo:

Blended

O modelo de preços combinado inclui os três tipos de taxas discutidas acima, integrando-os perfeitamente numa única despesa. Isso significa que um hotel não será capaz de saber exatamente quanto está a pagar pelas taxas individuais de intercâmbio, esquema do cartão e processamento.

No entanto, torna mais fácil para o hotel prever as suas despesas para um tipo específico de transação e planear o seu orçamento mensal. O modelo de preços pode cobrar uma taxa fixa por transação ou oferecer taxas diferentes dependendo do tipo de cartão de pagamento usado ou do número de transações processadas. As taxas mistas também são mais rentáveis para hotéis que processam muitos pagamentos internacionais.

Interchange ++

O modelo de preços Interchange ++  oferece transparência ao separar a taxa de processamento do cartão em três taxas distintas. Isso permite que os hotéis compreendam claramente as cobranças que estão incorrendo:

  • Taxa de intercâmbio: Durante transações com cartão, o banco do titular do cartão cobra do adquirente ou banco do comerciante pelo processamento do pagamento.
  • Taxa da rede de cartões: As redes de cartões (Visa ou Mastercard) cobram uma taxa ao banco comercial pelo uso dos seus sistemas e redes.
  • Taxa de processamento: A taxa de processamento é o custo que o fornecedor de serviços de pagamento cobra ao negócio pelo uso dos seus serviços.

 

Preocupado com Fraude? Veja Como Proteger os Seus Pagamentos de Hotel

A indústria hoteleira opera num setor de transações de alto valor o que pode colocar os hotéis no radar de potenciais esquemas fraudulentos ou de ataques cibernéticos. 

Os sistemas de processamento de pagamentos de hotéis devem aderir aos padrões de segurança da indústria e incluir as ferramentas de proteção contra fraudes mais atualizadas:

  • Conformidade com o PCI
  • Tokenização de Pagamentos
  • Suporte a Estornos e Devoluções
  • Autorização de Pagamentos
  • Pré-pagamentos
  • Processamento de Pagamentos de Hotel 3D Secure

Saiba mais sobre a segurança de pagamentos de hotéis com o RaccoonPay.

 

Os Benefícios de uma Solução Integrada de Pagamento de Hotel

Os hotéis ainda lutam com a integração entre muitos sistemas, o que significa que têm de passar muito tempo a conciliar pagamentos e não têm forma de proporcionar uma experiência conectada ao hóspede com os pagamentos integrados de forma transparente.

1. Surpreenda os seus hóspedes

De acordo com um estudo da Amadeus, os pagamentos de hotel são um factor significativo na satisfação dos hóspedes. Os hotéis com melhor classificação oferecem os métodos de pagamento preferidos pelos hóspedes e mais alternativas digitais para efetuarem pagamentos. Com pagamentos integrados, pode integrar perfeitamente os pagamentos no percurso do hóspede. Está a enviar instruções de check-out online? Porque não incluir um link de pagamento seguro para conveniência sua e do hóspede?

 

2. Agilize os pagamentos

Quando o seu sistema de processamento de pagamentos não está conectado ao seu PMS, os hóspedes são direcionados para websites ou apps de terceiros para transações online, o que causa atrito e atrasos. No entanto, com um software de pagamentos para hotel, os pagamentos são automatizados garantindo a rápida captura de detalhes de pagamento com um simples toque de cartão, armazenando as informações no perfil do hóspede para futuras estadias.

 

3. Evite erros de introdução de dados

Optar pela introdução manual de detalhes do cartão aumenta a possibilidade de cometer erros e resulta em taxas mais altas e estornos. Por outro lado, um sistema de processamento de pagamentos integrado minimiza os erros na introdução de dados e cálculos, libertando a equipa do encargo de retificar problemas. Como resultado, os relatórios gerados pelo sistema têm maior precisão.

Saiba mais sobre os relatórios de desempenho de hotéis da RoomRaccoon.

 

4. Facilite a reconciliação como parte natural das suas operações

Quando centraliza os seus pagamentos, pode beneficiar da reconciliação automática de pagamentos. Com um único perfil de hóspede para todas as transações e um ponto de contacto para resolver problemas, tudo está sincronizado dentro do seu PMS. Não precisa de perder tempo a transferir dados. Diga adeus ao trabalho manual e desfrute da conveniência de ter todas as suas informações de pagamento num só lugar.

5. Poupe tempo e custos

Muitos proprietários de hotéis evitam pagamentos com cartão de crédito porque pensam que é mais caro do que lidar com dinheiro. Mas é crucial considerar as desvantagens de evitar cartões de crédito, como perder reservas, gastar mais em trabalho manual, lidar com falta de dinheiro e o risco de roubo. Se se associar a um sistema de processamento de pagamentos integrado que lida com tudo, pode evitar os intermediários, obter o valor do seu dinheiro e poupar tempo e custos na formação da sua equipa para lidar com diferentes sistemas.

Desde o check-in automático até às preferências de pagamento locais, as expectativas dos hóspedes de hoje são elevadas. E nem todas as empresas de alojamento fazem as coisas da mesma forma. Por exemplo, apartamentos turísticos e alojamento local geralmente aceitam pagamentos digitais. Isto deve-se muito provavelmente ao facto de não terem receções tradicionais. Por outro lado, outros tipos de alojamento ainda aceitam pagamentos presenciais para proporcionar uma experiência mais personalizada.

O importante é ter a flexibilidade de escolher canais de pagamento que se integrem perfeitamente na jornada do seu hóspede. Confiar apenas num canal de pagamento pode tornar o seu negócio vulnerável a interrupções.

 

Diversificar e Surpreender: Canais de Pagamento de Hotel com o RaccoonPay

roomraccoon booking engine

Desde o check-in automático até às preferências de pagamento locais, as expectativas dos hóspedes de hoje são elevadas. E nem todas as empresas de alojamento fazem as coisas da mesma forma. Por exemplo, apartamentos turísticos e alojamento local geralmente aceitam pagamentos digitais. Isto deve-se muito provavelmente ao facto de não terem receções tradicionais. Por outro lado, outros tipos de alojamento ainda aceitam pagamentos presenciais para proporcionar uma experiência mais personalizada.

O importante é ter a flexibilidade de escolher canais de pagamento que se integrem perfeitamente na jornada do seu hóspede. Confiar apenas num canal de pagamento pode tornar o seu negócio vulnerável a interrupções.

O RaccoonPay oferece uma variedade de canais de pagamento para recolher pagamentos em cada etapa da jornada do hóspede. Dê uma vista de olhos nas nossas opções.

1. Website do Hotel

Os hóspedes podem reservar facilmente diretamente através do website oficial do seu hotel utilizando o motor de reservas de hotel RoomRaccoon, que está equipado com o RaccoonPay para pagamentos online. Os hóspedes podem pagar com os seus cartões de crédito ou outros métodos de pagamento online.

Tem a flexibilidade de definir condições, como a recolha do montante parcial da reserva ou o montante total para garantir as reservas. Os hóspedes também podem melhorar a sua estadia ao reservar serviços adicionais, como tratamentos de spa, aumentando o TrevPAR geral.

2. Check-in Online e Check-out Automático

Se não deseja cobrar aos seus hóspedes no momento da reserva, pode solicitar o pagamento durante o check-in online utilizando um link de pagamento seguro. Da mesma forma, pode configurar um processo de check-out automatizado que envia um pedido de check-out com um link de pagamento seguro, permitindo aos hóspedes pagar qualquer saldo remanescente antes da partida.

De acordo com um relatório Skift de 2021, 54% dos viajantes afirmaram que preferiam utilizar os serviços de check-in e check-out online nos hotéis. Por que não combinar este importante ponto de contacto com os hóspedes com uma forma fácil de pagar e melhorar a experiência geral dos hóspedes?

3. Presencialmente

Durante a sua estadia, os hóspedes pagam utilizando várias opções de pagamento, como cartões de crédito, cartões de débito, e-wallets ou dinheiro. Podem liquidar facilmente as suas contas através de um terminal de pagamento localizado na receção ou de um sistema de ponto de venda (POS) disponível em toda a propriedade, seja durante o check-in, check-out, no spa, restaurante, ou em qualquer outro momento da sua estadia.

Enquanto as gerações mais antigas tendem a usar dinheiro ou cartões de crédito, as gerações mais jovens optam por pagamentos digitais como o seu método de pagamento preferido. O TPA RaccoonPay aceita pagamentos com carteiras móveis Apple Pay e Samsung Pay, permitindo aos hóspedes do hotel utilizar o seu telemóvel e seguir em frente.

4. Pedidos de Pagamento Digital

Está cansado de pedir pagamentos aos seus hóspedes? Bem, lembretes de pagamento podem ser a solução perfeita para si! Não só ajudam a solicitar o pagamento a qualquer momento, mas também proporcionam a flexibilidade necessária no processo de pagamento.

Ao enviar um pedido de pagamento por e-mail, os hóspedes podem pagar convenientemente e com segurança através de um link fornecido. Isso ajuda a simplificar o processo de pagamento, tornando-o mais rápido e conveniente tanto para o hotel como para os hóspedes.

5. Propostas de Reserva

A RoomRaccoon desenvolveu um processo que converte reservas provisórias em reservas confirmadas. Em vez de se envolver em trocas de e-mails que não têm fim, os hoteleiros podem enviar um documento de proposta de reserva, incluindo detalhes da estadia e preços.

A proposta inclui datas de expiração para criar um sentido de urgência. Assim que um hóspede confirma e paga, o estado da reserva passa de “Provisório” para “Confirmado”, simplificando o processo de reserva e pagamento.

6. Cartão de Crédito Virtual (VCC)

O painel VCC do RaccoonPay simplifica a gestão de pagamentos eliminando a necessidade de aceder a extranets de OTA. As informações são facilmente importadas para a RoomRaccoon através do nosso channel manager.

Com este painel, os hotéis podem visualizar a reserva, data de expiração, canal de reserva associado e o montante. Além disso, o painel permite que os hotéis automatizem a cobrança dos VCCs na data de ativação, eliminando quaisquer preocupações sobre a possibilidade de se esquecer de cobrar o VCC.

 

Conclusão

Os pagamentos são fundamentais nas operações hoteleiras. Quaisquer interrupções neste processo podem resultar em atrasos, custos aumentados e hóspedes insatisfeitos.

Daí a importância de um sistema de processamento de pagamentos de hotel sem complicações, como o RaccoonPay, que está integrado na nossa plataforma de gestão hoteleira, simplificando a vida diária dos hoteleiros e garantindo relatórios com maior precisão. Comece hoje mesmo o seu teste gratuito de 30 dias. Não são necessários detalhes de pagamento.

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Laura Freire

Laura is a digital marketing consultant with over 7 years of experience in SaaS. Passionate about the ocean and tea, she thrives on helping businesses navigate the digital landscape and achieve their goals. When she's not crafting marketing campaigns or analyzing data, you can find her exploring the coastline or enjoying a cup of her favorite tea blend.

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