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Software de housekeeping para hotéis: 5 funcionalidades essenciais

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Manter um hotel a funcionar sem problemas requer muito foco e boa gestão; é um trabalho difícil que poderia ser muito mais fácil ao utilizar um software de housekeeping para hotéis.

 

Com este software, poderá acompanhar as tarefas em curso, o progresso da sua equipa de limpeza e aceder a informações importantes.


Ter as ferramentas e as funcionalidades adequadas à sua disposição, pode fazer toda a diferença quando se trata de agilizar processos e poupar tempo. Deixamos-lhe as 5 principais funcionalidades de um software de housekeeping completo.

 

1. Houskeeping app: garanta a produtividade da sua equipa a partir de qualquer lugar



As apps para housekeeping de hotéis são a nova maneira contactless de agilizar a comunicação dentro de um hotel e ajudar as equipas de limpeza e manutenção a realizar as suas tarefas.

 

Como funciona?

 

Ao utilizar a app, a equipa de limpeza pode fazer login com as suas informações de contato para consultar as tarefas do dia e da semana seguinte. Depois de limpar um quarto, podem marcar a tarefa como “concluída” e o estado do quarto é atualizado de imediato na receção. Também podem comunicar objetos perdidos ou problemas de manutenção ao tirar fotos e enviá-las através da app.

 

Apps para housekeeping, como o RoomRaccoon, têm temporizadores para monitorizar e registaar o tempo dispendido em diferentes tarefas. É uma funcionalidade que promove sobretudo a eficiência. O responsável pelo housekeepinga pode ainda alocar tempo para limpeza e manutenção – por exemplo, 40 minutos para limpar uma suíte de luxo e 30 minutos para limpar um quarto duplo.

 

As equipas de limpeza podem “começar” e “completar” tarefas com o clique de um botão.

 

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Vantagens de utilizar uma app para housekeeping 

 



 

2. Atualização do estado do quarto em tempo real

 

Agendar a limpeza para que o trabalho possa ser concluído no tempo previsto pode ser um verdadeiro desafio. A gestão eficaz do tempo é essencial para evitar a conversa embaraçosa de pedir aos hóspedes que esperem pelo quarto após o check-in.

 

Um responsável de housekeeping sabe o status dos quartos o tempo todo, e é ainda mais fácil ficar por dentro de tudo com o software de housekeeping para hotel com um feed em tempo real do status dos quartos. A qualquer momento, pode ver o status de um quarto de hotel e atribuir quartos sujos aos colaboradores disponíveis.

 

Tipos de status de quarto vistos em tempo real num feed de housekeeping:

 

  • Quartos sujos
  • Limpeza em curso
  • Pronto para inspeção
  • A precisar de limpeza
  • Inspecionado
  • Manutenção em curso

  

3. Tarefas adicionais de limpeza e manutenção 

 

 

 

 

Existem tarefas únicas que nem sempre fazem parte do programa diário de limpeza. Por exemplo, um hotel pode precisar de trocar as lâmpadas anualmente e limpar profundamente os tapetes mensalmente. Os responsáveis pelo housekeeping devem planear estes tipos de tarefas rotineiras de limpeza. 

 

Com o software de housekeeping para hotel, não precisa de escrever tarefas importantes de manutenção num bloco de notas ou no calendário, deixando espaço para possíveis erros ou prazos perdidos.

 

O software de housekeeping do RoomRaccoon inclui uma funcionalidade de Tarefas Inteligentes que facilita o agendamento de tarefas adicionais que se repetem semanalmente, mensalmente ou anualmente com antecedência, para que a sua equipa seja notificada instantaneamente pela app e tenha tempo suficiente para se preparar. 

 

 

4. Gerir complementos de quarto e estadias

  

Se fez um upsell de complementos ao quarto antes do check-in ou se os hóspedes solicitaram mais almofadas,  a sua equipa de limpeza precisa de saber disso para preparar o quarto com esses requisitos.

 

Se o seu software de housekeeping estiver integrado ao seu PMS, é fácil associar os complementos de reserva ao plano de limpeza. Na verdade, com o RoomRaccoon, pode dar um passo adiante, ao definir limites de tempo para tarefas adicionais, como por exemplo, colocar um prato de queijos (30 minutos) ou fazer refill do minibar (20 minutos).

 

 

5. Relatórios e previsões de housekeeping

 

A maioria dos funcionários de limpeza trabalha por turnos, pelo que o responsável pelo housekeeping deve antecipar os períodos de maior movimento e fazer os turnos de acordo. Com a adição do software de housekeeping que possui funcionalidades úteis, como relatórios e previsões, nunca será apanhado de surpresa.

 

A previsão mostra os seus check-ins, check-outs e estadias para as próximas semanas. Também pode colocar filtros para ver uma previsão para tipos de quarto específicos e status das reservas.

 

 

Conclusões finais

 

A limpeza é a tarefa diária mais importante para os diretores de hotel. O software de housekeeping do hotel ajuda a gerir equipas e solicitações de hóspedes e melhora a comunicação entre o departamento de housekeeping e a recepção.

 

O RoomRaccoon é um sistema de gestão de hotel tudo-em-um com uma funcionalidade para housekeeping integrada e uma app de housekeeping que traz todas as informações de que precisa num só lugar.