Written by Fernanda

 

Acabou de abrir seu pequeno alojamento? Parabéns! Deve estar muito entusiasmado!

Nós queremos que continue assim, e por isso trazemos aqui os desafios encontrados quando se começa o próprio hotel ou B&B. E alguns mesmo já após algum tempo.

 

O começo de todo alojamento…

 

Muitos hoteleiros começam um alojamento com um sonho de criar uma bela acomodação, com alta ocupação e de oferecer excelentes serviços.

Mas o começo prático pode ser um tanto diferente: pintar paredes, comprar mobília, um computador e criar um negócio do zero.

Talvez prefira primeiro convidar a família e os amigos para que possam ver quaisquer pequenos detalhes que possam estar maus. Depois, com tudo certo, é hora de receber seus primeiros hóspedes "reais". E quando estes ficam satisfeitos e mais hóspedes continuam a chegar, poderá encontrar seu primeiro desafio.

Já ouviu falar de "overbookings", "baixas taxas de ocupação" ou "erros de facturamento"? A maioria dos hoteleiros está familiarizada com esses desafios. Veja o que são e como lidar com eles. 

 

 Desafio #1 - Overbookings 

De repente, um hóspede chega ao vosso alojamento. Estranho, não estava a esperar este hóspede, mas eles mostram um e-mail de confirmação de reserva para o seu hotel ...

Algo deu errado no controle de reservas, e isso levou a uma reserva dupla, o temível overbooking. Agora, um pouco envergonhado, fica a tentar achar desculpas (mas, vamos ser honestos: nenhuma desculpa é boa o suficiente). Depois de se desculpar, terá de procurar uma nova acomodação para os hóspedes. E se já não for suficientemente mau, poderá ter custos adicionais a considerar agora: transporte do hóspede para outro hotel, indenização por um upgrade de quarto e comissões para um canal de reserva externo.

 

"Overbookings: o pesadelo de todo hoteleiro." 

 

Overbookings ... não quer tê-los, mas provavelmente os encontrará pelo menos uma vez pelo caminho. Estes podem ser causados por um colega que não apontou a reserva no seu caderno (escrito à mão) ou porque se esqueceu de comunicar uma nova reserva ao seu canal externo de reserva, como o Booking.com.

Reservas duplas são ruins para si, como hoteleiro, mas ainda pior para vossos hóspedes. Depois de uma longa jornada, o hóspede anseia por uma cama aconchegante (não por ter de ir a outro hotel). 

 

Desafio #2 – Baixa taxa de ocupação

Então é domingo, um dia em que normalmente não recebe muitos hóspedes. Durante a semana recebe hóspedes de negócios, mas domingos ninguém deve chegar. Claro, fica desapontado porque está sempre a fazer o melhor que pode: todos os quartos estão limpos, as camas feitas e a refeição está pronta.

Infelizmente, uma baixa taxa de ocupação é um problema bem conhecido por qualquer hotel, B&B ou ainda alojamento local.

 

"Baixa ocupação é como um pesadelo." 

 

Taxa de ocupação baixa normalmente é causada por mudança de estação do ano, aumento da competição e ainda, tendências do mercado. Já sabe disso, e por isso responde com descontos no momento certo. Mas também deveria considerar pacotes especiais ou condições mais favoráveis para esses períodos difíceis.... O que acha? 

 

Desafio #3 – Falta de Mensagens

Um belo dia recebe um telefonema. Um hóspede que gostou da vossa propriedade e deseja realizar uma reserva direta. Que sorte! Anota os dados, e informa que enviará a mensagem de confirmação de reserva em seguida.

No dia da chegada, ninguém aparece. Estranho.... ao telefonar para o hóspede descobre que acabou por esquecer de enviar o e-mail pois logo após o telefonema teve um check-in, ou seja, o hóspede nunca recebeu a confirmação.

E assim perdeu uma reserva.

  

"Todo hoteleiro perde o sono com as coisas que precisa se lembrar." 

  

É importante ter uma agenda de reservas que permita enviar todas as informações imediatamente, sem erros, mesmo para as reservas colocadas manualmente. Um bom e-mail mostra profissionalismo, evita confusões e passa segurança ao seu hóspede.

Ainda melhor se puder enviar mensagens personalizadas mesmo para reservas que venham dos canais de reserva externos. Assim consegue criar uma relação pessoal mesmo com hóspedes indiretos e aumentar a fidelização.

  

Quer seja um pesadelo, um sonho mau ou perda de sono, sempre há uma solução.

Todos hoteleiros independentes têm de lidar com desafios, então não se preocupe: não é o único. Mas deseja não se preocupar mais? Utilize um bom software de gestão!

Os desafios listados acima se tornam menores com o uso de um sistema inteligente para alojamento. O sistema RoomRaccoon inclui um poderoso sistema de gestão (PMS) que ajuda a trabalhar com mais tranquilidade, além de um channel manager e uma página de reservas.

Ganhe tranquilidade ainda hoje. Gostava de saber mais? Peça vossa demo personalizada RoomRaccoon agora mesmo!