3 desafios enfrentados pelos pequenos alojamentos

Escrito por Fernanda 

Acabou de abrir o seu alojamento local ou turismo rural? Então este artigo é para si: conheça os principais desafios encontrados pelos hoteleiros e como lidar com eles. 

 

O sonho

Muitos hoteleiros começam um alojamento com um sonho de criar um lugar único, com ocupação sempre alta e de oferecer um excelente serviço.

Mas o processo inicial pode ser um pouco diferente da expectativa: pintar paredes, comprar mobília, escolher software de gestão de reservas e de contabilidade adequados, além de criar um negócio do zero.

Antes de abrir o seu alojamento aos hóspedes, opte por convidar a família e os amigos para que estes possam identificar pequenos detalhes a melhorar. Depois de efetuar essas melhorias, pode agora receber os seus primeiros hóspedes "reais". E quando estes ficam satisfeitos e chegam mais reservas é quando surgem os primeiros desafios. 

Já ouviu falar de "overbookings", "baixas taxas de ocupação" ou "falhas de comunicação"? A maior parte dos hoteleiros está familiarizada com este tipo de desafios. Veja o que são e quais as melhores abordagens abaixo.

 

 Desafio #1 - Overbookings 

Depois de todos os check-ins do dia efetuados, um hóspede chega ao seu alojamento. Estranho, não estava a espera de mais chegadas. Mas eles mostram um e-mail de confirmação de reserva para o seu hotel... É provável que tenha ocorrido algum erro no processo de gestão das reservas o que levou a um duplicação de reserva: o temível overbooking.

Numa situação destas, o melhor a fazer é desculpar-se ao hóspede e encontrar um alojamento alternativo. Poderá ter de considerar custos adicionais como o transporte do hóspede para outro hotel, upgrade de tipologias de quarto e comissões para um canal de reserva externo.

Os overbookings podem ser evitáveis, mas é provável que se depare com uma situação destas pelo menos uma vez. Podem ser causados por um colega que não apontou a reserva no seu caderno (escrito à mão) ou porque se esqueceu de comunicar uma nova reserva a algum dos seus canais externos, como o Booking.com.

Estas situações não são agradáveis para si, gestor hoteleiro, mas ainda piores para os hóspedes, que, depois de uma longa viagem, apenas anseiam por uma cama confortável (e não por ter de ir a outro hotel). 

 

Desafio #2 – Baixa taxa de ocupação

A taxa de ocupação é variável consoante os dias da semana. Enquanto que durante os dias da semana pode receber hóspedes que viajam em negócio e escapadinhas de fim-de-semana sobretudo à 6a-feira e Sábado, já aos Domingos, a ocupação é tendencialmente mais baixa. Todos os quartos estão limpos, as camas feitas e as refeições prontas, mas não há hóspedes.

Infelizmente, uma baixa taxa de ocupação é um problema bem conhecido por qualquer hotel, alojamento local, guest-house ou ainda turismo rural. A mudança de estação do ano, aumento de unidades hoteleiras concorrentes e tendências do mercado são alguns dos motivos. Criar ofertas promocionais, pacotes especiais que apelem à reserva e articular estas iniciativas com um bom revenue management podem ajudar a atenuar este problema. 

 

Desafio #3 – Falhas de comunicação

Fazer a gestão das operações diárias de um alojamento local ou guest-house, sobretudo em época alta, pode ser desgastante. Agora imagine que entre check-ins, check-outs, coordenação da limpeza e preparação de refeições, recebe um telefonema ou mensagem pelo Facebook de um hóspede que gostou do seu alojamento e pretende efetuar uma reserva direta. Que sorte! Em seguida anota os dados, e informa que enviará a mensagem de confirmação de reserva logo que possível.

No dia da chegada, o hóspede não aparece. Estranho.... ao telefonar para o hóspede descobre que acabou por esquecer de enviar o e-mail. E assim perdeu uma reserva. 

Todos hoteleiros independentes têm de lidar com desafios, então não se preocupe: não é o único. Mas a grande diferença para ter uma gestão eficiente mas por utilizar um bom software de gestão

É importante ter uma agenda de reservas que permita enviar todas as informações imediatamente, sem erros, mesmo para as reservas colocadas manualmente. Um bom e-mail mostra profissionalismo, evita confusões e passa segurança ao seu hóspede. Ainda melhor se puder enviar mensagens personalizadas mesmo para reservas que venham dos canais de reserva externos. Assim consegue criar uma relação pessoal mesmo com hóspedes indiretos e aumentar a fidelização.  

Os desafios listados acima podem ser evitados ao adotar um sistema inteligente para alojamentos. O software RoomRaccoon inclui um PMSChannel manager e um Motor de reservas. Tudo a partir de um único ponto central e totalmente na Cloud.

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