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Uma das vantagens do e-mail marketing é a personalização com que a informação que pretende transmitir aos seus hóspedes e o respetivo envio automático. Leia neste artigo alguns exemplos, dicas sobre conteúdo e quando deverá enviar os e-mails.
Uma vez confirmada a reserva, o hóspede pode começar a preparar a sua viagem. Enviar uma confirmação de reserva imediatamente após o hóspede a efetuar é uma boa prática. Como resultado, o hóspede tem a certeza de que a sua reserva foi mesmo recebida. Coloque neste e-mail as datas de check-in e check-out, horários de chegada e partida, tipologia de quarto reservado e possíveis serviços complementares que tenham sido solicitados pelo hóspede, como por exemplo, uma cama extra ou lugar no parque de estacionamento. Poderá também incluir um mapa com a localização e acessibilidade do seu hotel ou alojamento local, para que o hóspede saiba à partida como chegar.
Alguns hóspedes podem já ter ficado alojados no seu hotel anteriormente. Neste caso, pode configurar um e-mail que ligeiramente diferente daquele que é enviado para novos hóspedes. Algo como, ‘Bem-vindo de volta Sr. Fernandes’ é mais pessoal do que ‘Bem-vindo Sr. Fernandes’. Além de que o Sr. Fernandes provavelmente já sabe como encontrar o seu hotel ou alojamento local, pelo que não será necessário colocar um link para o Google Maps ou enviar direções de como chegar.
A preparação de uma viagem é por vezes tão emocionante como a própria viagem, em que a estadia é uma das partes mais importantes. Ao receber os seus hóspedes, pode participar nesse planeamento da viagem ao fornecer dicas úteis, portanto, não hesite em enviar vários e-mails antes do hóspede chegar. Utilize a automatização para configurar várias sequências de e-mails para o mesmo hóspede, tendo por base o dia da chegada. Desde um primeiro e-mail com informações úteis antes da chegada ou dicas sobre o que fazer em redor a um segundo e-mail com a possibilidade de reservar serviços adicionais, como um jantar no restaurante, um passeio de meio-dia em privado ou uma massagem no SPA. Caso consiga antecipar as condições meteorológicas, pode ainda enviar um terceiro e-mail ao seu hóspede com sugestões de atividades indoor (para tempo chuvoso) ou ao ar livre caso estejam condições favoráveis.
Envie um e-mail no dia em que um hóspede chega logo de manhã ou ainda antes da hora de check-in. Deste modo, está a criar a sensação de que está ocorrente da chegada, o que o faz com que o hóspede se sinta bem-vindo.
Caso pretenda, pode ainda aproveitar para explicar sobre serviços adicionais, horários do pequeno-almoço, funcionamento da piscina ou outras informações. O seu hóspede será então informado de assuntos relevantes dentro e fora do hotel, poupando-lhe tempo no momento do check-in.
Envie um e-mail após a partida do hóspede e agradeça a preferência e pela estadia. Aproveite para pedir feedback ou mesmo um review no website do seu hotel ou numa das plataformas onde foi efetuada a reserva. Esta é ainda uma excelente oportunidade para dar a conhecer ao hóspede a possibilidade de reservar diretamente, através do seu website, e utilizar um código de desconto personalizado. Aconselhamos a que envie este e-mail num prazo máximo de 30 dias, uma vez que existem OTAs que criam um endereço de e-mail temporário, que encaminha os seus e-mails para o hóspede. Este e-mail temporário muitas vezes expira após 30 dias.
Caso saiba que irá decorrer um evento nas proximidades do seu hotel, como por exemplo um festival de música, um encontro gastronómico, feiras de artesanato ou mesmo um evento de tecnologia, informe os seus hóspedes do que está a acontecer e onde. A maioria dos hóspedes valoriza muito dicas locais sobre o que ver e fazer durante a sua viagem. Quem melhor para lhes dar estas informações do que alguém do alojamento onde estão a ficar?
Sini is an accomplished Content Manager at RoomRaccoon. As an agency-hailed talent, her work brings a fresh creative flair to the world of SaaS. And she brings her very own brand of sass to the SaaS world. While not on the clock, Sini enjoys a glass of fine wine, and well, her privacy.
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