Email marketing é uma das principais ferramentas para quem gere alojamentos turísticos. A fidelidade do cliente aumenta e os clientes voltam mais vezes através do e-mail marketing.

e-mail-marketing

A coisa boa sobre o e-mail marketing é que pode automatizar uma grande parte deles. Leia neste artigo alguns exemplos, dicas sobre conteúdo e quando deverá enviá-los.

 

Confirmação de reserva

Uma vez confirmada a reserva, o cliente pode começar a preparar a sua viagem. Enviar uma confirmação de reserva imediatamente após a chegada da reserva. Como resultado, o hóspede tem a certeza de que a reserva também foi recebida no hotel. Coloque as datas e horários de chegada e partida no e-mail. Deixe claro o que o hóspede reservou e tudo aquilo que poderá ser esperado pelo hóspede. Pense em fotos do quarto que foi reservado, fotos das instalações e destacar os pacotes que foram reservados. Também um mapa com a localização e acessibilidade do seu hotel será uma vantagem neste tipo de email.

 

Confirmação de reserva dos hóspedes que nos visitam novamente

Alguns hóspedes já estiveram alojados no seu hotel outras vezes. Para eles, pode configurar um e-mail que pareça ligeiramente diferente dos novos hóspedes. Assim, 'Welcome back Mr. Jones' é mais pessoal do que 'Welcome Mr. Jones'. E o Sr. Jones provavelmente já sabe como encontrar o seu hotel, pelo que não será necessário por exemplo um link do Google Maps.

 

Email antes do check-in

A preparação de uma viagem é por vezes mais emocionante do que a própria viagem. Essa antecipação de seus hóspedes é determinada por si como um hoteleiro. Portanto, não hesite em enviar vários e-mails antes do hóspede chegar. Poderá enviar este tipo de email no numero de dias necessário para que sejam vistos pelo hóspede. Nestes e-mails pode inspirar as pessoas com coisas para fazer na zona. Também pode adicionar upsells. Não os coloque no primeiro e-mail que enviar, mas sim nos e-mails posteriores. Pense em pacotes de ofertas ou ofertas especiais que precisam da atenção de seus hóspedes. 3 dias antes da chegada pode, por exemplo, antecipar o tempo. Traga uma atividade indoor à atenção em tempo chuvoso ou uma atividade ao ar livre se as previsões meteorológicas forem ensolaradas.

 

Email no dia da chegada

Envie um e-mail no dia em que alguém chega cedo pela manhã. O hóspede fica com a sensação de que o hotel está ocorrente da sua chegada, o que o faz sentir-se extra bem-vindo.

Num segundo e-mail que o dia pode explicar sobre serviços, horários e instalações. O seu hóspede será então informado de assuntos relevantes dentro e ao redor do hotel. Isso é fácil para o hóspede e poupa-lhe tempo no check-in.

 

Email após o check-out

Envie um e-mail após a partida do hóspede. Agradeça ao hóspede pela sua estadia. Neste e-mail também pode pedir opiniões ou pode enviar promoções ou códigos de desconto. Pode ainda perguntar se o seu hóspede quer fazer uma reserva direta para a próxima estadia. Envie este e-mail num prazo máximo de 30 dias. Existem OTAs que criam um endereço de e-mail temporário que encaminha seus e-mails para um convidado. Este endereço temporário muitas vezes expira após 30 dias.

 

Email Extra sobre Eventos

Suponha que um evento ocorra nas proximidades do hotel. Como um festival, um feriado público ou uma feira de diversões na cidade. Deixe as pessoas saberem o que está a acontecer e onde. Como resultado, os hóspedes estarão melhor preparados para a sua viagem. A maioria dos turistas está ansiosa para ser informada pelos moradores locais sobre o que fazer. Quem pode dizer-lhes melhor do que um hoteleiro?