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5 Erros Mais Comuns No Motor de Reservas para Hotéis

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O desempenho do motor de reservas no seu hotel está aquém das expectativas? 

 

Os canais de reservas diretas são ótimos para os websites de hotéis. Oferecem um caminho claro para os possíveis hóspedes entrarem em contacto e reservarem diretamente consigo. Mas ainda há uma questão de visibilidade online e experiência do utilizador que muitas vezes são negligenciadas, resultando em que esta reserva seja recebida através de uma OTA com uma comissão de 15 a 20%.

 

Felizmente, não precisa passar horas a otimizar o motor de reservas no website do seu hotel. Neste pequeno guia, veremos 5 erros comuns do motor de reservas e como corrigi-los para ver resultados imediatos.

 

O que é um motor de reservas online?

 

Um motor de reservas online é uma ferramenta essencial que está ligada a um website de alojamento. Dá aos hóspedes uma visão imediata da disponibilidade e preços dos quartos e permite que eles reservem diretamente com o alojamento, sem quaisquer intermediários.

 

Os motores de reserva geralmente estão integrados com um PMS ou software de gestão de reservas de hotéis que guarda os detalhes da reserva e atualiza os preços e a disponibilidade para evitar overbookings. A maioria dos motores de reservas, como o RoomRaccoon, também pode receber pré-pagamentos, minimizando o risco de no-show.

 

5 maneiras de melhorar a rentabilidade do seu motor de reservas

 

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1. Descrições dos quartos vagas e com imagens de baixa qualidade

 

“Quarto Standard”, “Quarto Superior”, “Quarto Deluxe”. Como proprietário de um hotel, é normal que utilize estes termos, mas os seus hóspedes? Não muito. Não atrai, inspira ou convence alguém a reservar um quarto no seu hotel.

Por esse motivo, vale a pena investir tempo a criar descrições apelativas de quartos que se vendem sozinhos. Pense no que os hóspedes querem saber sobre os seus quartos e como pretende que se sintam quando estiverem hospedados. Boas descrições de quartos criam no hóspede uma imagem visual clara que evoca emoção.

 

Aqui está uma lista das ofertas e detalhes a serem mencionados nas descrições dos seus quartos, seguidos de um exemplo prático do O'Two Hotel:

  • Quarto e tamanho da cama - 40㎡ quarto superior, cama king-size
  • Características especiais - walk-in closet, piso de mármore, Alexa Smart
  • Casa de banho - walk-in shower, banheira independente, piso aquecido
  • Internet - gratuita, ilimitada, 5G
  • Ar condicionado
  • Comodidades extra do quarto - Netflix, minibar, máquina Nespresso, roupão de banho, chinelos
  • Vista do quarto - cidade, parque, mar, floresta, montanha

 

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Fotos de quartos de boa qualidade são a base do seu marketing online. Essas fotos são o que os hóspedes utilizam para avaliar se o seu alojamento é adequado para eles. Sem ótimas fotos, até mesmo a melhor descrição e ofertas especiais não funcionam.


Vale a pena tirar fotos profissionais dos seus quartos porque os ângulos certos e a iluminação certa podem fazer toda a diferença. Com o RoomRaccoon, pode carregar até 25 fotos por categoria de quarto no motor de reservas do hotel.

 

PEDIR UMA DEMONSTRAÇÃO DO MOTOR DE RESERVAS

 

2. Não anunciar o seu motor de reservas no Google Hotel Ads

 

A menos que o seu website esteja otimizado para SEO e bem classificado na primeira página dos resultados de pesquisa, não é muito provável que quem pretende reservar online encontre o seu website.

 

Mesmo assim, a maior parte dos utilizadores visitam as recomendações dos principais canais de reservas, como o Booking.com e Expedia, que dependem de enormes investimentos em anúncios do Google e de um posicionamento lucrativo nos resultados de pesquisa.

 

A única maneira de poder ganhar reservas diretas é anunciar o seu motor de reservas no Google Hotel Ads, que mostra a disponibilidade e os preços dos seus quartos na Pesquisa do Google, no Google Maps e no Assistente. A melhor parte é que a comissão que tem de pagar é significativamente menor do que a de uma OTA, porque pode definir a sua comissão e ROI.

 

3. Não oferecer tarifas especiais, pacotes ou complementos extra

 

Outro erro comum no motor de reservas é não oferecer ao seu possível hóspede nada além de uma reserva de quarto, como pacotes especiais e complementos para melhorar a estadia. Tenha em mente que as OTAs tornam muito mais fácil planear e reservar uma viagem inteira a partir de uma única plataforma, então é mesmo necessário aumentar a aposta para competir por reservas diretas.

 

Aqui estão duas maneiras utilizadas pelo O’Two Hotel na África do Sul, que usa o motor de reservas RoomRaccoon para incentivar os hóspedes a reservar diretamente. 

 

Código de Desconto: 

 

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Extras no quarto e pacotes especiais:

 

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4. Muitos campos obrigatórios durante o processo de reserva

  

Quando um hóspede finalmente decide reservar um quarto no seu hotel, porquê atrasar a reserva ao fazer muitas perguntas? Um UX designer dir-lhe-á que um processo de check-out demorado resulta numa alta taxa de abandono de reservas. Pense no hóspede que está no aeroporto ou no banco de trás de um táxi, a caminho do hotel que pretende reservar. O processo tem de ser rápido e fácil. 

Exija apenas o que absolutamente precisa ter dos seus hóspedes antes de enviar uma confirmação de reserva. Além disso, terá outra oportunidade de recolher mais informações antes da chegada do hóspede com a funcionalidade de check-in online.

 

5. Página do motor de reservas pouco personalizada

 

Ao decidir por um fornecedor de motor de reservas para hotéis, pergunte se é possível personalizar a página para que corresponda à aparência exclusiva da sua marca. Não se esqueça que os seus hóspedes devem ter uma experiência perfeita no seu website. Uma incompatibilidade flagrante pode levantar suspeitas e fazer com que seus hóspedes percam a confiança no seu mecanismo de reservas, e preferir não efetuar a reserva.

  

Conclusões

 

Não precisamos de lhe dizer que o mercado de viagens é altamente competitivo. Certifique-se que apresenta aos hóspedes um motor de reservas seguro e fácil de usar, oferecendo um valor agregado. Dessa forma, poderá rentabilizar essas reservas diretas altamente cobiçadas e poupar entre 15 a 20% em comissões.