UPGRADES DISPONÍVEIS
FUNCIONALIDADES
CONEXÃO
UPGRADES DISPONÍVEIS
FUNCIONALIDADES
CONEXÃO
A digitalização de processos hoteleiros, tais como as reservas, pagamentos ou o check-in não surgiram agora. Há já alguns anos que hotéis um pouco por todo o mundo têm vindo a utilizar a tecnologia para automatizar tarefas repetitivas e manuais, que vêm resolver problemas diários e aumentar a satisfação dos hóspedes.
O online check-in para hotéis é uma dessas funcionalidades. Já ouviu falar desta ferramenta mas não sabe ao certo como funciona? Então este artigo é para si. Explicamos em seguida no que consiste, como utilizar e as principais vantagens, tanto para si como para o hóspede.
À semelhança do que têm as companhias aéreas, o online check-in pode aplicar-se também ao seu hotel. O online check-in para hotel consiste na digitalização do processo de check-in tradicional, na medida em que alguns dados pessoais que o hóspede preenche à chegada presencialmente, passam a ser preenchidos ainda antes do check-in, via formulário digital. Este formulário é enviado para o hóspede automaticamente através do sistema de gestão de hotel, para que o possa preencher com o dados necessários ainda antes da chegada. O hóspede recebe este formulário via e-mail e pode aceder através de um computador, smartphone ou mesmo num tablet.
O formulário para check-in no hotel que se entrega ao hóspede no momento da chegada, com campos como: Nome, Passaporte, Morada, Contacto Telefónico, E-mail ou mesmo informações de como chegar, pode agora ser personalizado via digital.
O software de gestão hoteleira RoomRaccoon, permite-lhe colocar no formulário apenas campos relevantes, uma vez que alguns já se encontram preenchidos desde o momento da reserva (Nome, Data de Check-in, Check-out), evitando que o hóspede perca tempo a preencher estes dados novamente. Neste formulário, pode adicionar novos campos que o ajudam a oferecer uma estadia ao hóspede ainda mais personalizada, como por exemplo, saber a hora estimada de chegada para ter tudo preparado, enviar um link com a localização via Google Maps para que o hóspede obtenha direções ou se será necessário algum lugar de estacionamento.
Ao contrário de outros softwares que têm restrições de envio a um nº específico de dias antes da chegada, o formulário do RoomRaccoon é configurado por si para ser enviado de acordo com o timing que preferir: 1 dia, 2 semanas ou até 3 dias antes da chegada. A escolha é sempre sua.
Após o hóspede receber o formulário, deverá preenchê-lo digitalmente e enviar para o hotel logo que possível. Uma vez preenchido, os dados entram diretamente no PMS Software RoomRaccoon, sem necessidade de inserção manual.
Para efeitos de SEF, como o software RoomRaccoon tem uma integração com o SEF, apenas precisa de garantir que os dados dos seus hóspedes estão no sistema, para que sejam enviados automaticamente via SIBA SEF.
O software de online check-in pode estar incluído no seu software de gestão hoteleira ou ser um complemento adicional, pago à parte. Se o seu sistema de gestão hoteleira não inclui online check-in, questione o seu fornecedor ou analise as opções existentes no mercado.
Um bom programa permite-lhe ter alguma liberdade ao configurar o formulário de pré check-in que é enviado ao hóspede. Opte por um sistema que esteja integrado com o software de gestão de reservas e com o PMS, para que tudo seja o mais automatizado possível.
Oferecer uma melhor experiência aos seus hóspedes deve estar sempre no topo das suas prioridades. Na RoomRaccoon, a funcionalidade de online check-in está incluída em todos os planos. Sem comissões ou taxas adicionais. Na era digital em que vivemos e independentemente da dimensão da sua unidade hoteleira, possibilitar aos hóspedes um check-in via digital torna-se essencial.
O online check-in não torna o contacto com o hóspede mais impessoal, a não ser que opte por um check-in automático em máquinas designadas para o efeito, como vemos nos aeroportos.
Se na sua unidade hoteleira o check-in é efetuado numa receção, o hóspede tem sempre o contacto humano com a equipa de front office, que agora tem mais tempo para responder a sugestões para jantar, marcar tratamentos no SPA ou simplesmente esclarecer dúvidas. Mas não é a única vantagem. Conheça as restantes:
O check-in online não é obrigatório, no entanto, torna-se um fator diferenciador no conforto dos hóspedes. Chegar de viagem e não ter de assinar papéis, preencher informações pessoais e poder ir diretamente para o quarto aproveitar a estadia, é o que a maior parte dos hóspedes prefere.
Ao contrário do que possa pensar, apostar num check-in online não representa um grande investimento financeiro. Se já tem o RoomRaccoon, esta funcionalidade é completamente gratuita no Premium Package, que inclui já todas as ferramentas essenciais para uma gestão eficiente da sua unidade hoteleira. Caso prefira o plano PRO, pode tirar partido da funcionalidade RaccoonUpsell já no check-in online, para poder gerar receita adicional. Sugerir ao hóspede um quarto com vista mar ou vista jardim, agendar um transfer de chegada ou ainda marcar a mesa no restaurante para jantar, são apenas algumas das opções.
Além de lhe permitir um atendimento mais personalizado, está também a reduzir os impressos em papel, uma vez que o hóspede preenche o formulário digital através do seu próprio smartphone, computador ou tablet. Estes dados entram diretamente no software de gestão hoteleira, que por sua vez, está integrado com o SEF. Com o check-in online do RoomRaccoon não só há menos erros de digitação manual, como também uma maior poupança tempo com burocracias.
Parece-lhe interessante? Clique aqui para ter acesso ao RoomRaccoon e experimentar gratuitamente. Sem compromissos ou cartões de crédito.
Nicky is RoomRaccoon's Senior Content Manager, combining a love for travel with a practical approach to improving hotel performance through tech and insightful tips. Join her journey where travel, hospitality, and technology meet.
Subscreva a nossa newsletter para obter mais informações sobre as últimas actualizações de hotelaria e da RoomRaccoon diretamente na sua caixa de correio!