Poupe tempo com envios automáticos para o SIBA SEF

Março 2, 2023 Layla. M
Home > Technology > Poupe tempo com envios automáticos para o SIBA SEF
Partilhe este Post

O que é o SIBA SEF?

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), conforme a lei Portuguesa em vigor, tem de ter conhecimento de todos os cidadãos estrangeiros que pernoitem em unidades de alojamento em Portugal.

É da responsabilidade das unidades hoteleiras (hotéis, guest-houses, alojamento local, hostels, etc), facultar estas informações ao SEF, nomeadamente o nome dos hóspedes, identificação e datas de check-in/check-out, através do Sistema de Informação de Boletins de Alojamento (SIBA).

Como enviar os dados dos hóspedes para o SIBA SEF?

Atualmente, esta comunicação é feita de forma prática e segura via digital. Apenas tem que se registar no portal SIBA SEF e optar pelo “Envio boletins por Web Service”.

Se ainda não oferece aos seus hóspedes a opção de online check-in, é provável que ainda efetue a inserção manual dos dados dos seus hóspedes apenas no momento da chegada. Se assim for, conforme a lei em vigor, dispõe de um prazo máximo de 3 dias após a data do check-in e check-out para efetuar o envio dos dados de todos os hóspedes estrangeiros que ficarem alojados na sua unidade hoteleira.

Se em alturas de época baixa este procedimento pode não constituir um problema, em época alta torna-se difícil de gerir.

Como é que o RoomRaccoon integra com o SIBA SEF?

Uma das vantagens do RoomRaccoon é a integração com o SIBA SEF, que lhe permite poupar muito tempo com o envio destes relatórios.

Como os detalhes dos hóspedes são preenchidos via online check-in, as informações entram diretamente no sistema sem ser necessária a digitação manual por parte do recepcionista no momento do check-in. Pode haver apenas uma verificação de que os dados estão corretos ou se há algum em falta.

Para automatizar o envio destes dados, a RoomRaccoon estabeleceu uma parceria com o SEF e integração com o sistema, de forma a que os dados inseridos sejam comunicados ao SEF de forma automática, com apenas alguns cliques.

Vantagens da integração do RoomRaccoon com o SIBA SEF

O RoomRaccoon foi desenvolvido para hoteleiros que pretendem ter uma operação diária mais eficiente e automatizada.

A integração do RoomRaccoon com o SIBA SEF, não só lhe permite evitar erros de digitação manual, como ainda garantir que os relatórios são enviados a tempo e horas. As multas são pesadas para as unidades que não efetuam os envios e perfeitamente evitáveis.

A gestão de um hotel ou alojamento local já implica muitos procedimentos administrativos e legais, pelo que quanto menos tempo se puder alocar a este tipo de tarefas, mais tempo se ganha para dedicar ao que é realmente importante: o conforto e a satisfação dos hóspedes.

O que é necessário para aderir ao RoomRaccoon?

Na RoomRaccoon sabemos que grandes cadeias hoteleiras têm necessidades diferentes dos hotéis independentes ou de alojamentos turísticos. Temos vários planos disponíveis para que possa escolher o mais adequado tendo em conta a dimensão do seu alojamento.

Para aderir ao RoomRaccoon precisa apenas de entrar em contacto connosco ou experimentar gratuitamente através do nosso website. Não será necessário qualquer tipo de investimento em equipamentos adicionais ou conhecimentos técnicos, nem aplicáveis períodos de fidelização.

Parece-lhe interessante? Crie a sua conta gratuita agora ou entre em contacto connosco para mais informações!

Author Image

Layla. M

A grammatical purist with a love for the written word, Layla is a Content Manager at RoomRaccoon, passionate about producing content that drives results. Her passion extends to everything Layla sets her mind to, such as spearheading social responsibility projects for the community and also exploring the beautiful city of Cape Town.

Posts relacionados