Como Calcular o Revpar

Março 16, 2023 Sini. M
Home > Technology > Como Calcular o Revpar
Partilhe este Post

O que é o RevPar

Tal como o nome sugere, o Revpar significa “revenue per available room”, que em português se traduz em algo como “receita por quarto disponível”. Efetuar o cálculo de Revpar é algo que os gestores hoteleiros fazem com regularidade, uma vez que permite apurar quantos quartos foram vendidos durante um determinado período de tempo e a receita gerada pela venda desses quartos. Ao combinar o Revpar com outros indicadores para outros serviços do hotel, poderá obter uma análise mais concreta da rentabilidade da sua unidade hoteleira.

Como efetuar o cálculo de Revpar

O cálculo de Revpar pode ser efetuado de duas formas. A mais comum é simplesmente dividir o total da receita gerada pelos quartos pelo número total de quartos disponíveis, num determinado período de tempo.

Outra maneira, é multiplicar a taxa de ocupação pela tarifa média diária (Average Daily Rate) dos quartos do seu hotel. Independentemente da opção selecionada, incluir o cálculo de Revpar na gestão da sua unidade hoteleira é uma mais valia. O histórico do seu Revpar pode revelar algumas tendências e, se for o caso, estas podem ser usadas não só como base de projeções, mas também como indicadoras de que medidas podem ser tomadas para melhorar em determinadas alturas do ano.

Analisar o cálculo de Revpar

Após efetuar o cálculo do Revpar, é importante conseguir interpretar o resultado e compreender o que é possível otimizar. Se a taxa de ocupação não for a melhor, por muito que tente compensar com uma receita por quarto mais elevada, poderá não ser suficiente para aumentar a sua rentabilidade. Poderá ser necessário lançar algumas campanhas com incentivo às reservas diretas, ofertas especiais para hóspedes fidelizados ou fazer um melhor controlo de no-shows e cancelamentos. Por outro lado, se a taxa de ocupação for alta e a receita gerada ficar aquém das expectativas, poderá ajustar os preços praticados ao adotar técnicas de Yield Management. Com uma estratégia de tarifas dinâmicas, pode cobrar uma tarifa mais elevada durante a época alta ou baixar os preços em época baixa, de modo a obter alguma vantagem competitiva.

Maximizar a receita gerada por quarto

A receita gerada por quarto é um dos componentes do cálculo do Revpar. Saiba como é que a receita gerada pelo seu alojamento flutua ao longo do ano para a conseguir maximizar.

Otimizar a taxa de ocupação

O cálculo do Revpar tem por base a taxa de ocupação do hotel. Obtenha uma visão clara de como a taxa de ocupação do seu alojamento varia ao longo do ano e de como a otimizar.

Utilizar técnicas de Yield Management

Ao utilizar técnicas de Yield Management pode efetuar alterações nas tarifas dos quartos em épocas específicas. Efetue o cálculo de Revpar para todos os meses do ano e utilize os dados obtidos para projeções futuras.

Revpar automatizado com o RaccoonRev

Substitua o seu documento excel com fórmulas complexas pelo RaccoonRev. Calcule o Revpar automaticamente para o período que desejar, tenha acesso às tarifas dos seus principais concorrentes e muito mais.

Porquê utilizar o RaccoonRev?

O RaccoonRev é a ferramenta da RoomRaccoon que vem substituir as fórmulas de cálculo de Revpar em excel ou em papel. Mas não só. Com o RaccoonRev pode gerir os preços por tipologia de quarto de forma ainda mais inteligente e fazer benchmarking da sua concorrência. Poderá também obter um relatório de desempenho do seu Motor de Reservas, e ver em que dias e horas é que os seus hóspedes têm mais tendência a efetuar reservas. O RaccoonRev é uma funcionalidade pensada para os hoteleiros independentes que faz parte do software para hotelaria all-in-one RoomRaccoon: PMS, Motor de Reservas e Channel Manager. Crie agora a sua conta e experimente gratuitamente o cálculo do Revpar com o RaccoonRev.

Author Image

Sini. M

Sini is an accomplished Content Manager at RoomRaccoon. As an agency-hailed talent, her work brings a fresh creative flair to the world of SaaS. And she brings her very own brand of sass to the SaaS world. While not on the clock, Sini enjoys a glass of fine wine, and well, her privacy.

Posts relacionados