como-permanecer-no-radar-dos-seus-hospedes-durante-uma-crise

Nos tempos de incerteza em que vivemos atualmente, os diretores de hotéis e proprietários de alojamento local (ou AirBnB) precisam de se adaptar às novas necessidades. O setor do turismo está em pausa e a hotelaria não é exceção.

 

Se, por um lado, é importante encontrar formas sustentáveis ​​de manter a operação da sua unidade hoteleira e gerir recursos, é também essencial compreender qual a melhor abordagem a seguir, para colocar de volta o seu hotel ou alojamento local no radar dos seus hóspedes. Se antes considerava que ter uma presença digital era algo adicional mas não essencial, neste momento é crucial. É altura de pôr mãos à obra.

 

Concentre-se no que os seus hóspedes realmente querem 
Aproveite este tempo para refletir sobre o que define a identidade da sua marca. Preste atenção ao feedback dos seus hóspedes. Faça uma pesquisa sobre o que expressam claramente valorizar. Se a principal preocupação que manifestam é sobre a limpeza dos quartos e zonas comuns dos hotéis, explique-lhes que a sua equipa de limpeza e housekeeping teve formação sobre como efetuar uma limpeza adequada e que medidas serão tomadas para garantir que podem desfrutar de uma estadia relaxada e em segurança.

Os seus hóspedes querem celebrar a vida, livres de preocupações. Portanto, seja um piquenique à beira-mar, uma experiência de passeio a cavalo ou até um almoço tradicional junto às vinhas, certifique-se de que está a ajustar a sua oferta ao que eles realmente apreciam.

 

Utilize as redes sociais de uma forma intencional
Agora que já tem em mente o que torna o seu alojamento mais autêntico, é altura de divulgar. Devido à quarentena global, os utilizadores começaram a dedicar 40% mais tempo às redes sociais. Se até ao momento a sua presença online não tem sido muito ativa, agora, mais do que nunca, aposte numa estratégia de conteúdo.

Entre o Facebook, Instagram ou Pinterest, escolha pelo menos 2 plataformas que o seu hóspede ideal utilize. Comece por publicar conteúdo inspirador, que comunique a identidade da sua marca e que faça com que seus potenciais hóspedes sonhem com uma estadia revigorante. Por exemplo, ponha a mesa do pequeno-almoço e dê destaque aos seus ingredientes mais frescos, com várias iguarias que deixariam qualquer pessoa com água na boca. Com esta técnica, está a apelar à sensação de acordar devagar e apreciar um excelente pequeno-almoço. Quem não gostaria? 

Selecione apenas fotos com boa qualidade e adicione descrições curtas, sem serem orientadas a vendas ou campanhas. Por exemplo, em vez de mencionar “Reserve diretamente connosco e obtenha 10% de desconto!”, escolha algo que expresse os valores do seu hotel e que influencie a escolha de potenciais hóspedes pelo seu alojamento, como por exemplo: “Aqui (insira o nome do seu hotel), estamos a preparar-nos para os dias mais quentes de Verão. Sonhamos com os fins-de-tarde inesquecíveis à beira da piscina e com as manhãs lentas. A nossa abertura está para breve, fique connosco!"

Além disso, não se esqueça de usar os hashtags que melhor se adequam ao seu hotel e que o possam facilmente identificar. Se o seu alojamento tiver um estilo design ou contemporâneo, ou localizado à beira-mar e fizer uma publicação no Instagram, escolha uma combinação de hashtags como #(nome do seu hotel), #designhotel, #hotelwithaview ou outro similar. A plataforma permite-lhe colocar até 30, por isso seja criativo! Caso esteja a perguntar-se se vale a pena o esforço, quando neste momento o seu hotel ou alojamento local está encerrado ou em soft-opening, a resposta é: sim, comece agora. 

 

Experimente fazer e-mail marketing
Envie newsletters ou e-mails personalizados para os seus hóspedes. Informe-os sobre as políticas de cancelamento flexíveis, o novo check-in mobile/contactless para maior segurança e conforto ou relembre-os dos serviços que vão poder desfrutar em breve. 

Certifique-se de manter um contato frequente com os seus hóspedes atuais (pelo menos uma vez por mês) e com os que apenas ainda efetuaram reserva. Recorde-os que a sua unidade hoteleira existe, demonstre empatia e, acima de tudo, que mal pode esperar para recebê-los pessoalmente.

 

Amplie a visibilidade do seu alojamento em diferentes plataformas de reservas
Disponibilizar os quartos do seu hotel ou alojamento local em várias plataformas de reservas é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua unidade hoteleira. Além da Booking.com, considere adicionar outras OTAs, como Expedia.com, Tripadvisor, AirBnB ou Homeaway para conseguir mais reservas.

Outra alternativa, é entrar em contato com DMC’s e agências de viagem que estão sintonizadas com o seu tipo de hóspede ideal. Esta exposição pode desempenhar um papel importante na visibilidade do seu hotel ou alojamento local, logo que as pessoas estiverem prontas para reservar novamente. Se está a pensar como poderá gerir a disponibilidade dos seus quartos em todos estes canais, considere ter um Channel Manager. É um software que lhe permite poupar muito trabalho manual e que contribui de forma relevante para o aumento da sua taxa de ocupação. 

 

Otimize o seu website
Cerca de 60% dos hóspedes visitam o website do hotel antes de efetuar a reserva. Procuram sobretudo preços mais competitivos, pacotes especiais que não encontram noutras plataformas ou ainda mais informações sobre o próprio alojamento. 

Ter o seu próprio website permite-lhe ter controlo total sobre a impressão que os potenciais hóspedes têm do seu hotel. Selecione imagens de alta qualidade, destaque as áreas mais apelativas do seu alojamento e verifique se já tem um Motor de Reservas. Este software garante que a disponibilidade dos seus quartos é sempre atualizada em tempo real. Deste modo, os hóspedes podem reservar diretamente e efetuar o pagamento com cartão de crédito através do sistema de pagamentos online.

 

Crie a sua loja online

Se é proprietário de um turismo rural ou de uma propriedade com produção própria de queijo, vinho, azeite, compotas ou outras iguarias caseiras, esta é a altura de criar a sua montra de produtos digital.

Atualmente, construir uma loja online com pagamentos integrados não é tão difícil quanto parece. Aproveite este tempo para explorar plataformas como o Wordpress, que permitem criar websites de e-commerce de uma forma simples e sem ter grande conhecimento técnico. Desta forma, está a permitir aos seus hóspedes e atuais clientes que continuem a comprar os seus produtos, à distância de um clique.

 

Acima de tudo, aproveite esta oportunidade para melhorar o desempenho do seu hotel. Adquira novos conhecimentos, coloque-os em prática e siga novas abordagens. Seja criativo sobre como gerir a operação e recursos do seu alojamento. Permaneça no radar dos seus hóspedes através das redes sociais e outras ferramentas, para que eles saibam que a sua unidade hoteleira existe. Na verdade, os seus hóspedes mal podem esperar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível, para que possam finalmente aproveitar uma estadia descansada.



Laura Freire
Digital Marketing Specialist