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Ao procurar alguma informação sobre revenue management para hotéis em Portugal, encontramos inúmeros artigos na internet sobre o tema. Teorias, conselhos, guias práticos: o material disponível é tanto, que se pensa que tudo já foi dito sobre o assunto. Mas será realmente assim?

Numa altura em que o setor hoteleiro enfrenta um desafio a todo o nível, a forma como é feito o revenue management, ou gestão das receitas, também não pode ficar para trás. É o momento de questionarmos o que uma estratégia de gestão de receitas pode fazer para ajudar as unidades hoteleiras a obter o máximo das novas reservas. Aqui estão nossas dicas.

 

Antecipe a procura

A análise do histórico de reservas é, sem dúvida, um fator essencial para a criação de uma estratégia de gestão de receitas. No entanto, esses elementos não são suficientes para prever a procura de forma eficaz, como nos tempos de incerteza e mudança que vivemos. Uma alternativa, é munir-se de uma ferramenta que o ajude a calibrar a linha tarifária com base em múltiplos dados. Com o RaccoonRev, por exemplo, pode definir a sua estratégia de preços não apenas no histórico, mas também na concorrência. A ferramenta de hotel revenue management da RoomRaccoon permite-lhe selecionar 3 propriedades concorrentes para poder monitorizar as tarifas e disponibilidade, diariamente.

 

Aproveite as vantagens das técnicas de cross-selling

Os serviços hoteleiros adicionais ou complementares podem ser uma importante alavanca de vendas para o hotel, a propor antes da chegada ou no check-in. Desde o pequeno-almoço, ao transfer de e para o aeroporto, a aula de yoga no jardim ou mesmo o workshop de doces caseiros, praticamente todos os serviços podem ser oferecidos como extras, multiplicando as oportunidades de receita para o hotel.

Mas não é só isso: ao separá-los do preço do quarto, pode oferecer ao hóspede uma tarifa mais atrativa e ser mais competitivo no seu mercado.

 

A importância dos custos para o hotel revenue management

A regra de ouro do gestor de hotel revenue management é aplicar preços dinâmicos para vender o maior número possível de quartos com a tarifa mais vantajosa para o hotel. O que é que os custos têm a ver com essa estratégia?

Em primeiro lugar, dificilmente se pode estabelecer uma tarifa mínima sem uma avaliação inicial de custos. Devido à pandemia, os custos assumiram um papel ainda mais importante na gestão das receitas: quando as reservas são poucas, torna-se realmente essencial levar em conta as despesas operacionais de uma unidade hoteleira, desde comissões a OTAs a custos de pessoal.

Numa estratégia de hotel revenue management é importante que considere o esforço de aquisição de um novo cliente em termos de custos, relativamente à manutenção dos clientes existentes e, consequentemente, a otimização das tarifas.

Ao tornar o revenue management do seu hotel mais eficiente com uma ferramenta como o RaccoonRev pode antecipar algumas situações que lhe permitem reduzir custos ou mesmo aumentar a sua competitividade em determinada altura do ano. Crie agora a sua conta gratuita e experimente o RaccoonRev sem compromisso.