Back to overview

Quais são os melhores websites de reservas em 2022?

cover – with GHA and SafariNow 1

 

Se tem um quarto vago em sua casa, pretende ter mais reservas para um apartamento ou é o proprietário de um hotel - seja qual for o caso, deverá promover a sua propriedade numa agência de viagens on-line (OTA) ou num canal de pesquisa. 

 

A boa notícia é que não faltam websites de reservas, mas nem todos os websites de reservas são adequados para cada tipo de alojamento. 

 

This article answers your most frequently asked questions: What are the best hotel booking sites in 2022? Which booking sites are suitable for my property? How much does it cost to list my property? Can I advertise on multiple booking sites at the same time?Este artigo responde às suas perguntas mais frequentes: Quais são os melhores websites de reservas de hotéis em 2022? Quais são os websites de reserva mais adequados ao meu alojamento? Quanto custa anunciar o meu hotel? Posso promovê-lo em vários websites de reservas ao mesmo tempo? 

 

Vamos ver!



Quais são os diferentes tipos de websites de reservas para hotéis?

major-hotel-distribution-channels

 

Metasearch: Um canal de metasearch permite que os viajantes comparem tarifas de quartos de hotel de várias agências de viagens online (OTAs) e outros websites de reservas. O Google Hotel Ads é o canal de metasearch mais popular que direciona os viajantes para o website do hotel. 

 

Sistema de Distribuição Global (GDS): A GDS is an online network for companies within the travel industry. It takes information (inventory, price, and availability) from suppliers (airlines, hotels, cruise lines, car rentals) and makes it available to distributors (travel agents and tour operators.)Um GDS é uma rede online para empresas do setor de viagens e turismo. Ele recolhe informações (preço e disponibilidade) de fornecedores (companhias aéreas, hotéis, cruzeiros, rent-a-cars) e disponibiliza-as para distribuidores (agentes de viagens e operadores turísticos). 

 

Online Travel Agency: OTAs, also known as Online Travel Agencies, are third-party websites consumers use to research and book travel-related products and services. On a B2B level, OTAs are used for online distribution and generating brand awareness.

 

Agência de viagens on-line: as OTAs, também conhecidas como agências de viagens online, são websites de terceiros que os consumidores usam para pesquisar e reservar produtos e serviços relacionados a viagens. No nível B2B, as OTAs são usadas para distribuição online e para gerar de reconhecimento da marca.

 

Qual é a melhor agência de viagens online para o seu alojamento?

 

Quando se trata de distribuição, é essencial ter uma visão geral dos seus canais de reserva e dos seus respectivos pontos fortes e fracos. Por exemplo, um canal pode entregar muitas reservas, mas pode ter cancelamentos mais comuns, enquanto que outro canal pode ser mais direcionado a viajantes jovens com orçamentos limitados e resultar em menor RevPAR.


Dê uma vista de olhos na nossa análise dos melhores websites de reservas de hotéis em 2022 abaixo. O RoomRaccoon integra com mais de 100 canais de reserva!

 

AGENDAR UMA DEMONSTRAÇÃO

 

1. Hotelbeds

 

 

hotelbeds-infographic-booking-site

 

A Hotelbeds é um dos grossistas mais populares da indústria hoteleira. Ao conectar-se ao Hotelbeds, o seu alojamento ganhará exposição incomparável a nível mundial, incluindo mais de 3.500 operadores turísticos, mais de 65.000 agentes de viagens, mais de 40 companhias aéreas e várias OTAs. Permitem-lhe ainda vender quartos e complementos à estadia.  

 

 

É comum que os hotéis usem grossistas para obter clientes de alto valor e muitos hotéis optam por grossistas por causa das amplas oportunidades que eles oferecem. Por exemplo, podem oferecer-lhe a possibilidade de entrar em contato com clientes com os quais não está familiarizado ou incapaz de alcançar de outra forma – e com seu conhecimento, podem colocar os seus produtos a potenciais hóspedes que podem não saber sobre a existência do seu alojamento.

 

 

2. SafariNow

 

safarinow-infographic-ota-boooking-site

 

 

África é uma das regiões de crescimento mais rápido para o turismo em todo o mundo, e os operadores de alojamento aproveitam isso ao vender os seus quartos no maior website de reservas de hotéis da África - SafariNow. De acordo com o Índice de Competitividade do WEF 2019, Maurícias, África do Sul, Seychelles, Marrocos e Namíbia são os cinco principais países africanos para viagens. 

 

O SafariNow oferece aos diretores e gestores de hotéis a opção de aceitar reservas via 'reserva instantânea' ou lidar diretamente com os hóspedes ao utilizar a função 'solicitar um orçamento'. O SafariNow diz que estadias mais curtas com pelo menos uma atividade são reservadas com mais frequência. Por exemplo, pacotes de 2 noites no Kruger Park Safari.

 

  

3. Google Hotel Ads

 

google-hotel-ads-facts-infographic

 

Os anúncios de hotéis do Google são uma excelente opção para propriedades independentes que desejam receber mais reservas diretas e competir de forma mais eficaz com players mais proeminentes. A estrutura de preços é flexível, pois opera num modelo de metasearch, o que significa que os hotéis pagam pelo desempenho com base no custo por clique ou custo por conversão.

 

Ao contrário das OTAs, que não fornecem informações de contacto do hóspede com as reservas, as reservas diretas permitem-lhe recolher as informações de contacto no momento da reserva. Pode começar a construir uma relação com os hóspedes imediatamente, enviando um e-mail de confirmação e uma mensagem de pré-check-in com complementos para melhorar a estadia.

 

 

4. LateRooms.com

  

 

 

LateRooms é uma OTA de nicho especializada em fornecer reservas de hotéis para viajantes em todo o Reino Unido. O LateRooms faz parte da família Snaptrip, que oferece mais de 60.000 chalés, pousadas e apartamentos em Inglaterra, Escócia e País de Gales.

 

O LateRooms é um website de reservas de hotéis de longa data que se mantém competitivo há 17 anos. O seu sucesso é atribuído ao seu foco especial no atendimento ao cliente. De acordo com o diretor administrativo da LateRooms, Andrew Pumphrey: “Certamente encontramos pessoas como a liberdade que oferecemos e funcionalidades como pagar no hotel, ao check-out e não online antecipadamente”.

 

A LateRooms pretende expandir-se para mercados como Ásia, Estados Unidos, Escandinávia, Portugal e Holanda, e aumentar os negócios na Austrália e Nova Zelândia.

 

 

5. Trip.com

 

trrip.com-hotel-booking-site

Se é gestor de um alojamento e pretende atingir o mercado asiático, principalmente a China, o Trip.com é o website de reservas mais adequado. A Trip.com, anteriormente conhecida como Ctrip, possui 46,6% do mercado de reservas online de acomodações da China, com 70.000 listas de hotéis.

 

Aproximadamente 75% das reservas do Trip.com são feitas com dispositivos móveis. Um estudo recente da Criteo mostra que a Ásia está muito à frente do resto do mundo com as suas taxas de reservas de hotéis através de dispositivos móveis. Com até 49% na Ásia, a Europa ocupa 33% e a América do Norte apenas 28%.

 

 

6. Hostelworld.com

 

hostelworld-booking-site-inforgraphic

  

Os hostels geralmente atraem uma geração mais jovem e móvel. Aproximadamente 70% das reservas de hostels são feitas online, o que é mais alto do que qualquer outro tipo de alojamento, como hotéis. 

 

O Hostelworld é uma OTA líder global focada no mercado de hostels. A empresa inspira viajantes apaixonados a conhecer o mundo, conhecer novas pessoas e voltar com histórias extraordinárias para contar. O website de reservas de hotéis tem mais de 13 milhões de avaliações verificadas de jovens viajantes, geralmente entre 18 e 39 anos. 

 

A Hostelworld anunciou um rápido aumento na procura pelos destinos onde as restrições de viagem diminuíram segundo um relatório de final de ano. De acordo com o relatório, durante o segundo semestre do ano, a América Central superou os níveis de 2019, com os destinos do sul da Europa continuando a crescer para 60-80% dos níveis de 2019. 

 

 

7. Airbnb.com

 

airbnb-fun-facts-infographic



O Airbnb chegou ao mercado em 2008 e mudou completamente a indústria de viagens, tornando possível para o cidadão comum participar na distribuição de alojamento à escala global. Hoje, a gigante do aluguer de casas também é famosa no espaço de distribuição hoteleira. 

 

O que diferencia o Airbnb de outros websites de reservas de viagens é que oferece aos anfitriões mais poder sobre o processo de reserva. Podem escolher entre “reservas instantâneas” ou “reservas solicitadas”. Esta última permite que o anfitrião reveja o perfil do hóspede, leia comentários de anfitriões anteriores e utilize as informações fornecidas para confirmar ou negar o pedido.

 

O anfitrião também pode escolher entre seis políticas de cancelamento diferentes. Além disso, a empresa oferece Seguro de Proteção ao Anfitrião e Garantia ao Anfitrião até US$ 1 milhão em danos. 

 

 

8. Agoda.com

 

agoda-booking-site-fun-fact

 

A Agoda, com sede em Singapura, fundada em Phuket em 2005, é um dos websites de reservas de hotéis mais recentes e de crescimento mais rápido, com mais de 2 milhões de propriedades em todo o mundo. 

 

As an Asia-focused OTA, Agoda's most significant advantage over its rivals comes from its relationships with Asian hotels and its share of inventory from its parent company, Booking Holdings Inc. Como uma OTA focada na Ásia, a vantagem mais significativa da Agoda sobre os seus concorrente vem das relações com hotéis asiáticos.

 

Uma pesquisa da Agoda revelou que os viajantes indonésios procuram melhorar a sua experiência de viagem e exigem benefícios adicionais durante a estadia no hotel. Para ajudar os hotéis a atender a essas novas expectativas dos viajantes, a Agoda lançou recentemente uma nova funcionalidade, Ofertas Especiais Agoda (ASO), para que os hotéis possam oferecer benefícios de valor agregado, como pequeno-almoço, massagens, atividades recreativas, lanches e outros complementos.

 

 

9. Expedia.com

 

expedia-ota-quick-facts-infographic

 

Expedia.com é a OTA líder operada pelo Expedia Group, que possui um extenso portfólio de marcas para atender às necessidades dos viajantes, incluindo Hotels.com, Vrbo, Egencia, Trivago e CarRentals.com. Como tal, o Expedia Group oferece um serviço chamado Expedia Partner Central que lista o seu alojamento no extenso mercado de OTA. 

 

A gigante das viagens tem parcerias com mais de 500 companhias aéreas em todo o mundo e é conhecida como a principal escolha para viajantes que procuram ofertas de pacotes de férias, ou seja, selecionar e pagar voos, alojamento e aluguer de carros, de uma só vez.

 

Se tem como mercado alvo os viajantes da América do Norte e da Ásia, gostará de saber que a Expedia.com é particularmente popular nesses mercados.   

 

 

10. Booking.com 

 

 

Embora possa não surpreender muitos que o maior website de reservas de hotéis em 2022 seja o Booking.com, pode ser surpreendente que a gigante OTA tenha emergido predominantemente como o canal de distribuição dominante para hotéis europeus, de acordo com uma pesquisa com mais de 200 propriedades. 

 

Em 2021, a Booking.com foi a app de agência de viagens online com mais downloads e a terceira app de viagens com mais downloads globalmente, superado apenas pelo Google Maps e Uber. Aproximadamente 63 milhões de pessoas usam a app. Há mais de 700.000 noites reservadas na Booking.com todos os dias.

 

A procura por viagens está a aumentar; é algo que se refletiu nos recentes números trimestrais publicados pela Booking.com. A receita total da Booking Holdings no 4º trimestre de 2021 foi de US$ 3,0 bilhões, um aumento de 141% em relação ao trimestre do ano anterior. A receita total em 2021 foi de US$ 11,0 bilhões, um aumento de 61% em relação ao ano anterior. Esta é uma boa notícia para hotéis, companhias aéreas e qualquer outro negócio que opere neste campo, pois representa a oportunidade de aumentar as vendas.

 

"Apesar do impacto negativo nas viagens que teve a variante Omicron no final do quarto trimestre, conseguimos uma receita melhor do que eram as nossas expectativas para o trimestre", disse Glenn Fogel, CEO da Booking Holdings. Estou entusiasmado pela melhoria significativa nas reservas que vimos até agora no primeiro trimestre de 2022."

 

Como usar OTAs?

 

Now that you’ve learned about the best online travel agency for your hotel, you should know everything there is to know about selling on the booking site!Agora que já conhece a melhor agência de viagens online para o seu hotel,  explicamos-lhe o que deve ter em conta ao vender os seus quartos no website de reservas!

  

1. Paridade de preços

 

A paridade de preços é um acordo legal entre um hotel e a OTA para fornecer as mesmas tarifas para o mesmo quarto em todos os canais de distribuição. Se  quiser compensar os custos com comissões com um preço mais alto ou reduzir o preço no seu website para motivar os clientes a reservar diretamente, a paridade de preços impede isso. Felizmente, as cláusulas de paridade de preços são agora ilegais na maior parte da Europa.

 

 

2.  Efeito outdoor

 

As reservas diretas ainda são o melhor tipo de reserva porque mantém 100% do lucro e tem mais controlo sobre a experiência do hóspede. 

 

Então, como pode utilizar as OTAs para gerar mais reservas diretas?

 

O efeito outdoor da OTA é um efeito natural que ocorre quando os viajantes usam uma OTA para 'vitrine', mas depois vão para o website do hotel para obter uma oferta melhor ou obter mais informações e reservar diretamente com a propriedade.

 

3. Channel manager

 

Mencionámos que OTAs como o Airbnb oferecem aos anfitriões a opção de aceitar 'reservas instantâneas' ou 'reservas/orçamentos solicitados'. para aceitar ou recusar reservas manualmente.

 

Por outro lado, a funcionalide de reserva instantânea é o preferido pela maioria dos gestores de alojamento, pois as reservas são confirmadas automaticamente, o que significa que não precisa de aceitá-las manualmente ou de se preocupar com pedidos de reserva que expiraram.

 

No entanto, precisará de gerir a disponibilidade dos seus quartos com um channel manager que sincronize a sua disponibilidade em várias OTAs para lidar com reservas em tempo real. 

 

Por exemplo, o seu mix de distribuição consiste em Airbnb, Booking.com, Google Hotel Ads e o seu site. Quando recebe uma reserva do Airbnb, o channel manager atualiza instantaneamente a sua disponibilidade na Booking.com, Google Hotel Ads e no seu motor de reservas para garantir que não há overbookings. 

 

 

Conclusões finais

 

Todas as empresa precisam de um fluxo diversificado de receitas, incluindo vendas diretas e indiretas. Ao receber as suas reservas através de uma agência de viagens online e ao utilizar um channel manager, poderá obter relatórios e ver quais estão a funcionar e as que não estão - para que possa otimizar o seu mix de distribuição de acordo.