6 tendências tecnológicas para o setor hoteleiro em 2024

Dezembro 3, 2023 Laura Freire
Home > Technology > 6 tendências tecnológicas para o setor hoteleiro em 2024
Partilhe este Post

6 tendências tecnológicas para o setor hoteleiro em 2024

hotel door

É certo que a tecnologia já faz parte da experiência do hóspede em algum ponto da sua jornada. Seja desde o momento em que procura por um alojamento, efetua a reserva, ao fazer um check-in online ou mesmo ao controlar o ar condicionado do quarto através de uma aplicação móvel.

As tendências tecnológicas para o setor hoteleiro em Portugal para 2024 surgem para responder às necessidades manifestadas tanto pelos hoteleiros como pelos próprios hóspedes.

1. IOT (Internet das coisas)

Há algum tempo que a Internet das Coisas tem vindo a ser integrada nos processos hoteleiros. Estas soluções inteligentes não apenas melhoram a qualidade dos serviços oferecidos, mas também reduzem custos operacionais e promovem uma estadia mais segura, personalizada e eficiente para os hóspedes.

Como é que a Internet das Coisas (IOT) pode funcionar para hotéis? 

A Internet das Coisas (IOT) pode ser aplicada de diferentes formas e com diferentes propósitos. A integração de dispositivos IoT, como sensores de temperatura, termostatos inteligentes, e outros dispositivos conectados, pode otimizar a gestão de recursos e melhorar a eficiência operacional. Aqui estão algumas maneiras de como o IoT pode ser aplicado em hotéis:

Controlo de Quartos Inteligentes:

Os Termostatos Inteligentes permitem aos hóspedes controlar a temperatura ambiente do quarto através de dispositivos móveis ou assistentes de voz. O mesmo acontece com a iluminação automatizada, em que sensores de presença podem ativar ou desativar as luzes automaticamente, contribuindo para a economia de energia.

Chaves de quarto virtuais:

Os hóspedes podem usar seus smartphones como chaves digitais para aceder aos seus quartos, proporcionando mais conveniência e segurança.

Eficiência Energética:

Com a implementação de sensores de energia é possível controlar o consumo de energia em diferentes áreas do hotel, ajustando automaticamente as configurações para otimizar a eficiência.

Personalização da Experiência do Hóspede:

Com base nas preferências registadas pelos hóspedes, o hotel pode ajustar automaticamente as configurações do quarto, como temperatura ou iluminação, para oferecer maior comodidade e mesmo um serviço premium.

2. Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning podem ser aplicados em diversos aspectos da operação hoteleira para melhorar a eficiência, a personalização da experiência do hóspede e a tomada de decisões informada. Ao utilizar estas tecnologias, os hotéis podem melhorar a eficiência operacional e proporcionar experiências mais personalizadas aos hóspedes.

A implementação bem-sucedida de AI e Machine Learning requer dados de qualidade, integração eficaz com os sistemas existentes e considerações éticas, como a privacidade dos hóspedes. Deixamos-lhe alguns exemplos de como AI e Machine Learning podem funcionar em hotéis:

Previsão da Procura  

Os algoritmos de previsão utilizam dados históricos de reservas, eventos locais, condições climáticas para prever a procura futura, permitindo ao hotel ajustar preços, alocar recursos e otimizar operações.

Personalização de Ofertas

Algoritmos de recomendação podem analisar o comportamento passado do hóspede para sugerir ofertas personalizadas, como pacotes de upgrades, serviços adicionais como transfer ou experiências locais. 

Assistentes Virtuais e Chatbots

O atendimento ao cliente automatizado através de Chatbots alimentados por AI podem responder automaticamente às perguntas dos hóspedes, fornecer informações sobre serviços do hotel, facilitar reservas e oferecer suporte, melhorando a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

Gestão de Receitas (Revenue Management)

A otimização de preços através de algoritmos de machine learning podem analisar dados em tempo real, ajustando dinamicamente os preços dos quartos com base na procura, eventos locais e outros fatores, maximizando a receita.

Manutenção Preventiva

A monitorização de equipamentos através de sensores IoT e machine learning podem prever falhas em equipamentos e sistemas, permitindo uma manutenção proativa para evitar problemas antes que impactem a experiência do hóspede.

Verificação de Identidade e Segurança

A Biometria e reconhecimento facial podem ser usados para garantir a segurança através de sistemas de AI que permitem verificar a identidade dos hóspedes no check-in, proporcionando uma experiência mais segura e conveniente.

3. Cibersegurança para hotéis

A automatização de muitos processos – que traz inúmeras vantagens em termos de poupança de tempo em termos operacionais, acarreta uma crescente procura por sistemas seguros e protegidos contra ciberataques. O setor hoteleiro não é excepção. 

Porque é a cibersegurança importante para os hotéis?

As unidades hoteleiras modernas que têm sistemas automatizados e lidam com informações confidenciais dos hóspedes, como números de cartão de crédito, nomes, moradas e números de telefone, não podem arriscar o comprometimento destas informações uma vez que podem levar ao roubo de identidade, fraude financeira e outros tipos de crimes cibernéticos. A integração entre sistemas, como channel manager e motor de reservas devem ser bem avaliadas para não correr riscos de exposição de dados sensíveis.

Os hotéis podem estar vulneráveis a ataques cibernéticos que podem interromper as suas operações ou prejudicar a sua reputação caso não adotem medidas preventivas.

Exemplos de medidas robustas de segurança cibernética que os hotéis podem implementar: 

Encriptar dados confidenciais

Encriptar os dados do cliente pode evitar que pessoas não autorizadas possam ter acesso aos mesmos.

Implementação de palavras-passe fortes

A utilização de palavras-passe fortes e únicas pode impedir o acesso não autorizado aos sistemas e contas do hotel.

Utilizar sistemas de pagamentos seguros

O RaccoonPay foi desenvolvido para armazenar e processar dados dos alojamentos e dos hóspedes com segurança. Combinamos padrões de segurança e automação líderes do setor para reduzir o risco de fraude, roubo ou erros manuais.

Atualização regular dos softwares

Garantir que o software e os sistemas estão atualizados pode evitar que vulnerabilidades sejam exploradas por hackers.

Formação dos colaboradores

Educar os colaboradores sobre ameaças cibernéticas e práticas recomendadas pode evitar acidentes e erros que podem comprometer a segurança.

4. Gestão e análise de dados

Num setor tão competitivo como o hoteleiro, é fundamental investir num software robusto de recolha e análise de dados Estas ferramentas permitem-lhe descobrir oportunidades que podem gerar significativos aumentos de receita e atrair a procura antes da concorrência. 

São muitos os pontos de contacto com o cliente através dos quais se podem mapear tendências e padrões que poderão ser muito úteis na estratégia de gestão de canais, definição de tarifas e promoções ou ainda na previsão da procura.

Quais as vantagens da gestão de análise de dados para hotéis?

Vantagem competitiva

Ao analisar os dados recolhidos, os hotéis podem obter uma vantagem competitiva por terem uma visão mais detalhada das tendências do mercado, comportamento do utilizador e preferências dos hóspedes. Por exemplo, ao saber que do total de hóspedes que o visitaram entre os meses de Junho e Setembro, mais de 50% reservou com 60 dias de antecedência, poderá indicar que na temporada seguinte será interessante testar uma promoção de early-bird para reservas diretas.

Maior eficiência

Identificar áreas de ineficiência e oportunidades para simplificar as operações traduz-se numa poupança de custos e numa maior produtividade. 

Experiência aprimorada do cliente

Se já utiliza um PMS, saberá que ao analisar os dados do cliente, pode adaptar as suas ofertas para melhor antecipar as necessidades e preferências dos seus hóspedes, melhorando a experiência geral do cliente. Um CRM (Customer Relationship Management) integrado a um PMS permite-lhe guardar as informações de que o Sr. e a Sra. Garcia pediram um transfer do aeroporto para o hotel na primeira reserva, da próxima vez que receber uma reserva poderá configurar um alerta para upsell de transfer.

No geral, investir num software que lhe permita analisar dados de forma rápida e intuitiva, com relatórios, gráficos e tabelas gerados automaticamente, é uma mais valia para melhorar as suas operações e impulsionar o sucesso do seu negócio. 

5. Ferramentas de comunicação entre equipas

Uma boa comunicação entre departamentos é essencial para as operações do dia-a-dia. A receção, manutenção e housekeeping constituem pontos fulcrais, uma vez que estão na primeira linha de contacto com o hóspede.

Há cada vez mais ferramentas de comunicação em tempo real que facilitam as interações entre as equipas através de um chat ou de gestão de estado das tarefas através de um único painel de controlo. Efetuar uma chamada de cada vez que um quarto está limpo ou caso seja necessário trocar uma lâmpada não é eficiente. Neste sentido, o Raccoon Housekeeping foi pensado para que o departamento de housekeeping possa organizar e atribuir tarefas, alterar o estado dos quartos e agilizar a comunicação da equipa com o Housekeepers Mobile View – uma app para housekeeping. 

6. Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite aos utilizadores aceder a informações ou obter resultados através de um dispositivo ao falar em voz alta em vez de escrever. Esta tecnologia já é utilizada por muitos hóspedes no seu dia-a-dia e cabe às unidades hoteleiras oferecer essa experiência durante a estadia. 

Os hotéis podem usar a pesquisa por voz de várias maneiras, incluindo: 

Informações aos hóspedes

Os hotéis podem usar assistentes de voz, como a Alexa da Amazon ou o Google Assistant, para fornecer aos hóspedes informações sobre o hotel tais como: menus do restaurante e SPA, horário de funcionamento da piscina, entre outros. 

Efetuar reservas

A pesquisa por voz pode ser utilizada para efetuar reservas ou verificar a disponibilidade no hotel. 

Controlar as funcionalidades do quarto

Os hóspedes podem utilizar a pesquisa por voz para controlar algumas das funcionalidades do quarto, como a televisão, o ar condicionado, as luzes ou até mesmo as persianas. 

Recomendações personalizadas

Os hotéis podem usar a pesquisa por voz para oferecer recomendações personalizadas aos hóspedes com base nas suas preferências. 

As unidades hoteleiras que já utilizam um software de gestão hoteleira na cloud e que pretendem levar as suas operações ou mesmo a experiência do hóspede para outro nível, precisam de soluções tecnológicas seguras e inteligentes. O RoomRaccoon tem +300 integrações com parceiros cuidadosamente selecionados para que possa oferecer uma experiência personalizada aos seus hóspedes.

Não sabe por onde começar? Fale connosco, temos todo o gosto em ajudá-lo a dar os primeiros passos!

Author Image

Laura Freire

Laura is a digital marketing consultant with over 7 years of experience in SaaS. Passionate about the ocean and tea, she thrives on helping businesses navigate the digital landscape and achieve their goals. When she's not crafting marketing campaigns or analyzing data, you can find her exploring the coastline or enjoying a cup of her favorite tea blend.

Posts relacionados