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Centro de Escritórios das Laranjeiras – Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7
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Algumas tendências tecnológicas para hotelaria vão e vêm. Outras são amplamente adotadas. Nos últimos anos, vimos a pandemia acelerar a maioria das últimas tendências tecnológicas. Tempos desafiadores desafiam a engenharia e a indústria hoteleira inovou mais nos últimos 6 meses do que os líderes da indústria projetaram para os próximos 6 anos.
O Relatório Técnico de 2022 da Deloitte sugere que; “Seria um erro vê-las (tendências) como uma resposta direta à interrupção do COVID-19. Em vez de re-orientar os objetivos das empresas, a pandemia simplesmente colocou um ponto de exclamação nas prioridades existentes”.
Para aqueles de nós que estão de olho nas tendências de tecnologia hoteleira, analisamos como as empresas do setor estão a automatizar, abstrair e sub-contratar os seus processos de negócios para ferramentas tecnológicas cada vez mais poderosas.
Na RoomRaccoon, compilámos uma lista de tendências que acreditamos que valem a pena observar em 2022.
A tecnologia para hotelaria é um termo abrangente para descrever uma ampla gama de aplicações, ferramentas de software, sistemas, recursos de IT e soluções semelhantes. Tal como acontece com todas as soluções de tecnologia, o objetivo é facilitar as tarefas repetitivas e rotineiras para os colaboradores e melhorar a experiência geral dos hóspedes.
Por exemplo, quando uma tarefa simples como criar e enviar uma fatura é automatizada, já está a poupar muito tempo. E, ao mesmo tempo, o seu hóspede desfruta de um atendimento rápido e eficiente. .
A tecnologia para hotelaria normalmente faz uma de três coisas:
Nem todas as novas soluções tecnológicas que chegam ao mercado são adequadas para o seu hotel. Mas é importante ficar de olho nas tendências de tecnologia para hotéis.
Porquê? Porque os seus concorrentes podem ter investido na tecnologia mais recente, ficando com uma vantagem competitiva significativa. Isto é especialmente verdadeiro se adotarem uma tecnologia que atraia os hóspedes, enquanto o seu negócio decorre normalmente.
Simultaneamente, a tecnologia permite que os hotéis adaptem rapidamente os SOPs em mercados muito voláteis e é a chave para desbloquear novos modelos operacionais.
Naturalmente, à medida que surgem novas tendências e à medida que a tecnologia se torna amplamente utilizada, os seus hóspedes criam alguma expectativa em relação a certas coisas.
Isto torna a tecnologia para hotelaria de essencial para não só concretizar mas inclusive ultrapassar as expectativas do hóspede. Um exemplo recente é aproveitar a tecnologia contactless durante a pandemia.
As unidades hoteleiras que adotaram a tecnologia sem contato conseguiram manter as suas portas abertas, garantindo a segurança a funcionários e hóspedes. Pense em restaurantes que adicionaram os seus menus ao Uber Eats e hotéis que começaram a oferecer check-in online.
Ao longo do século passado, hotéis e outros alojamentos adotaram cada vez mais soluções tecnológicas que lhes permite manterem-se competitivos e colocar a disponibilidade e preços nos principais canais de distribuição como a Booking.com. No entanto, a pandemia trouxe um conjunto novo de desafios.
A boa notícia é que os sistemas de gestão de propriedades (PMS) baseados na nuvem foram capazes de enfrentar esses desafios. Por exemplo:
Espera-se que ainda mais hotéis dêem o salto para o futuro, implementando sistemas cloud-based de baixo custo que não sejam limitativos por funcionalidades que não têm escalabilidade.
Isto significa que um gestor de hotel pode gerir as suas operações diárias remotamente e pode integrar facilmente o PMS do alojamento com outras aplicações através de APIs para se manterem competitivo e ir de encontro às expectativas dos hóspedes à medida que evoluem.
Os gestores de alojamento têm uma grande variedade de soluções PMS para escolher. No entanto, muitas soluções são apenas isso; uma solução PMS. Que tal receber reservas diretas no seu website? E gerir as suas tarifas e disponibilidade em vários canais de distribuição?
Pode inclusive instalar um motor de reservas e um gestor de canais de diferentes fornecedores ou investir numa solução completa que inclui um PMS, Channel Manager, Motor de Reservas e Revenue Manager.
As tendências de tecnologia para quartos de hotel oferecem aos hóspedes mais do que eles desejam para garantir que voltem sempre. Considere incorporar a tecnologia mais recente na sua experiência ao renovar a sua estratégia hoteleira para o próximo ano.
Estas soluções pode parecer apenas um “nice to have, mas na maioria das vezes pode resultar em grandes poupanças de custos para hotéis e outras unidades de alojamento.
Por exemplo, chuveiros inteligentes com redução de uso de água e energia são subtis o suficiente para que os hóspedes não percebam, mas poderosos o suficiente para reduzir até 30% do seu consumo de água por quarto.
Dispositivos interativos como o Alexa Smart Properties permitiram que os hotéis melhorassem os seus níveis de serviço num nível muito mais alto do que poderiam fazer por causa da pandemia.
Por exemplo, durante o período de check-in com maior afluência, os hóspedes podem simplesmente perguntar à Alexa as solicitações comuns, como “Alexa, qual é a senha do wifi?” ou “Alexa, onde fica o ginásio?”.
Isto significa que a equipa da receção não é interrompida, permitindo que se concentrem em oferecer o melhor serviço aos hóspedes que estão a chegar.
Outras tendências para tecnologia em quartos de hotel em 2022:
O WiFi é extremamente importante para os hóspedes e desempenha um papel importante na satisfação geral. A maioria dos hotéis e restaurantes oferece acesso Wi-Fi gratuito, mas a questão principal é: será bom o suficiente?
Até o aclamado Wi-Fi 5G fica mais lento quando um hóspede está a ver Netflix, outro está a jogar, outra pessoa está a fazer uma chamada por vídeo conferência quando outros gadgets, como fechaduras e tecnologia no quarto, estão a ser utilizados ao mesmo tempo.
Em 2022, a última tendência para hotelaria será o Wifi 6. Esta nova geração foi projetada para lidar com aplicações que exigem mais largura de banda, permitindo-lhe adotar uma tecnologia mais inteligente, oferecer melhores serviços e gerar mais comentários positivos pelos hóspedes.
Diga adeus às filas da receção, hóspedes irritados e digitalização de dados manualmente com as tecnologias de mobile check-in. O mobile check-in oferece aos hóspedes a opção conveniente de não ter de passar pela recepção e ir direto para o quarto.
Isto está alinhado com as tendências de tecnologia contactless no setor hoteleiro, como fechaduras inteligentes que permitem aos rececionistas gerir e enviar chaves digitais do PMS para os hóspedes que fizeram check-in online. Ao mesmo tempo, os hóspedes podem usar a tecnologia de scanner de identificação digital para digitalizar os seus próprios documentos de identificação durante o check-in online.
Alguns hóspedes preferem a experiência personalizada de serem recebidos na receção. Outros, especialmente viajantes de negócios, podem não querer ficar presos a uma maneira específica de interagir com o seu alojamento. Dar a possibilidade de escolha aos hóspedes é uma qualidade das unidades de alojamento modernas.
É importante reconhecer que os dados se tornaram o recurso mais valioso do mundo. Os dados são o petróleo do século XXI e a tecnologia possibilita às empresas recolher, analisar e usar dados para tomar melhores decisões.
Os hotéis estão apenas a começar a perceber que têm muitos dados disponíveis quando se trata de hóspedes e do que eles gostam e não gostam. Estão apenas a descobrir como podem usar esses dados para ter mais mais pessoas a reservar os seus hotéis e como podem fazer com que estas pessoas gastem mais dinheiro quando estiverem lá.
Se não tem nenhum software como GuestRevu ou Guest Data Platform integrados com o seu PMS, está a perder perdendo uma grande oportunidade. Pense nisto: o seu PMS é o motor que impulsiona o seu alojamento e que sabe tudo sobre tudo o que acontece no seu hotel.
O software de dados é o elemento chave para criar perfis de hóspedes e recolher feedback para ajudá-lo a oferecer um serviço personalizado. Pode ainda ajudá-lo a direcionar o seu marketing de forma eficaz, fazendo valer a pena o investimento para qualquer hotel.
A indústria hoteleira está na vanguarda da tecnologia e em constante evolução. Nunca se pode ficar demasiado confortável e apoiar-se nos seus louros, porque se o fizer, rapidamente será deixado para trás da competição.
Recapitulamos as últimas tecnologia no setor hoteleiro para 2022:
1. SaaS
2. Tecnologia em quartos de hotel
3. Wifi 6
4. Mobile check-in
5. Big data
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