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Tendências Tecnológicas Para o Setor Hoteleiro em 2022

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Algumas tendências de tecnologia para hotelaria vão e vêm. Outras causam uma disrupção digital e são amplamente adotadas. Nos últimos anos, vimos a pandemia acelerar a maioria das últimas tendências tecnológicas. Tempos desafiadores desafiam a engenharia e a indústria hoteleira inovou mais nos últimos 6 meses do que os líderes da indústria projetaram para os próximos 6 anos.

O Relatório Técnico de 2022 da Deloitte sugere que; “Seria um erro vê-las (tendências) como uma resposta direta à interrupção do COVID-19. Em vez de re-orientar os objetivos das empresas, a pandemia simplesmente colocou um ponto de exclamação nas prioridades existentes”.

Para aqueles de nós que estão de olho nas tendências de tecnologia hoteleira, analisamos como as empresas do setor estão a automatizar, abstrair e sub-contratar os seus processos de negócios para ferramentas tecnológicas cada vez mais poderosas.

Na RoomRaccoon, compilámos uma lista de tendências que acreditamos que valem a pena observar em 2022.

 

O que é a tecnologia para hotelaria?

 

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A tecnologia para hotelaria é um termo abrangente para descrever uma ampla gama de aplicações, ferramentas de software, sistemas, recursos de IT e soluções semelhantes. Tal como acontece com todas as soluções de tecnologia, o objetivo é facilitar as tarefas repetitivas e rotineiras para os colaboradores e melhorar a experiência geral dos hóspedes.

Por exemplo, quando uma tarefa simples como criar e enviar uma fatura é automatizada, já está a poupar muito tempo. E, ao mesmo tempo, o seu hóspede desfruta de um atendimento rápido e eficiente. .

 

A tecnologia para hotelaria normalmente faz uma de três coisas:

  • Automatizar processos para aumentar a eficiência; 
  • Gerar mais receitas com ferramentas inteligentes, recolha e análise de dados;
  • Aumentar a satisfação e fidelização dos hóspedes.

 

Por que as tendências de tecnologia para hotelaria são importantes para as empresas que operam no setor?

 

Nem todas as novas soluções tecnológicas que chegam ao mercado são adequadas para o seu hotel. Mas é importante ficar de olho nas tendências de tecnologia para hotéis. Porquê? Porque os seus concorrentes podem ter investido na tecnologia mais recente, ficando com uma vantagem competitiva significativa. Isto é especialmente verdadeiro se adotarem uma tecnologia que atraia os hóspedes, enquanto o seu negócio decorre normalmente. Simultaneamente, a tecnologia permite que os hotéis adaptem rapidamente os SOPs em mercados muito voláteis e é a chave para desbloquear novos modelos operacionais. 

Naturalmente, à medida que surgem novas tendências e à medida que a tecnologia se torna amplamente utilizada, os seus hóspedes criam alguma expectativa em relação a certas coisas. Isto torna a tecnologia para hotelaria de essencial para não só concretizar mas inclusive ultrapassar as expectativas do hóspede.

Um exemplo recente é aproveitar a tecnologia contactless durante a pandemia. As unidades hoteleiras que adotaram a tecnologia sem contato conseguiram manter as suas portas abertas, garantindo a segurança a funcionários e hóspedes. Pense em restaurantes que adicionaram os seus menus ao Uber Eats e hotéis que começaram a oferecer check-in online.

 

As 5 principais tendências de tecnologia hoteleira em 2022

 

1. SAAS 

Ao longo do século passado, hotéis e outros alojamentos adotaram cada vez mais soluções tecnológicas que lhes permite manterem-se competitivos e colocar a disponibilidade e preços nos principais canais de distribuição como a Booking.com. No entanto, a pandemia trouxe um conjunto novo de desafios.

A boa notícia é que os sistemas de gestão de propriedades (PMS) baseados na nuvem foram capazes de enfrentar esses desafios. Por exemplo:

  • Criar uma experiência segura para hóspedes e funcionários
  • Manter um alto nível de serviço com menos funcionários e fluxo de caixa
  • Atender às expectativas dos hóspedes à medida que evoluem
  • Ajustar preços e distribuição num momento de forte concorrência e menor procura

 

Espera-se que ainda mais hotéis dêem o salto para o futuro, implementando sistemas cloud-based de baixo custo que não sejam limitativos por funcionalidades que não têm escalabilidade. Isto significa que um gestor de hotel pode gerir as suas operações diárias remotamente e pode integrar facilmente o PMS do alojamento com outras aplicações através de APIs para se manterem competitivo e ir de encontro às expectativas dos hóspedes à medida que evoluem. 

 

O que deve considerar ao comprar um PMS cloud-based em 2022?

Os gestores de alojamento têm uma grande variedade de soluções PMS para escolher. No entanto, muitas soluções são apenas isso; uma solução PMS. Que tal receber reservas diretas no seu website? E gerir as suas tarifas e disponibilidade em vários canais de distribuição?

Pode inclusive instalar um motor de reservas e um gestor de canais de diferentes fornecedores ou investir numa solução completa que inclui um PMS, Channel Manager, Motor de Reservas e Revenue Manager. 

 

 

2. Tecnologia para quartos de hotel

  

As tendências de tecnologia para quartos de hotel oferecem aos hóspedes mais do que eles desejam para garantir que voltem sempre. Considere incorporar a tecnologia mais recente na sua experiência ao renovar a sua estratégia hoteleira para o próximo ano.

Estas soluções pode parecer apenas um "nice to have, mas na maioria das vezes pode resultar em grandes poupanças de custos para hotéis e outras unidades de alojamento. 

Por exemplo, chuveiros inteligentes com redução de uso de água e energia são subtis o suficiente para que os hóspedes não percebam, mas poderosos o suficiente para reduzir até 30% do seu consumo de água por quarto.

Dispositivos interativos como o Alexa Smart Properties permitiram que os hotéis melhorassem os seus níveis de serviço num nível muito mais alto do que poderiam fazer por causa da pandemia. Por exemplo, durante o período de check-in com maior afluência, os hóspedes podem simplesmente perguntar à Alexa as solicitações comuns, como "Alexa, qual é a senha do wifi?" ou “Alexa, onde fica o ginásio?”. Isto significa que a equipa da receção não é interrompida, permitindo que se concentrem em oferecer o melhor serviço aos hóspedes que estão a chegar.

 

Outras tendências para tecnologia em quartos de hotel em 2022: 

  • Apps para room service
  • Aplicações móveis para hóspedes
  • Robots
  • TVs interativas
  • Tablets no quarto
  • Gestão inteligente de energia
  • Lençóis ecológicos

 

 

3. WiFi 6

O WiFi é extremamente importante para os hóspedes e desempenha um papel importante na satisfação geral. A maioria dos hotéis e restaurantes oferece acesso Wi-Fi gratuito, mas a questão principal é: será bom o suficiente?

Até o aclamado Wi-Fi 5G fica mais lento quando um hóspede está a ver Netflix, outro está a jogar, outra pessoa está a fazer uma chamada por vídeo conferência quando outros gadgets, como fechaduras e tecnologia no quarto, estão a ser utilizados ao mesmo tempo.

Em 2022, a última tendência para hotelaria será o Wifi 6. Esta nova geração foi projetada para lidar com aplicações que exigem mais largura de banda, permitindo-lhe adotar uma tecnologia mais inteligente, oferecer melhores serviços e gerar mais comentários positivos pelos hóspedes.

 

4. Mobile check-in 

 


 

Diga adeus às filas da receção, hóspedes irritados e digitalização de dados manualmente com as tecnologias de mobile check-in. O mobile check-in oferece aos hóspedes a opção conveniente de não ter de passar pela recepção e ir direto para o quarto.

Isto está alinhado com as tendências de tecnologia contactless no setor hoteleiro, como fechaduras inteligentes que permitem aos rececionistas gerir e enviar chaves digitais do PMS para os hóspedes que fizeram check-in online. Ao mesmo tempo, os hóspedes podem usar a tecnologia de scanner de identificação digital para digitalizar os seus próprios documentos de identificação durante o check-in online.

Alguns hóspedes preferem a experiência personalizada de serem recebidos na receção. Outros, especialmente viajantes de negócios, podem não querer ficar presos a uma maneira específica de interagir com o seu alojamento. Dar a possibilidade de escolha aos hóspedes é uma qualidade das unidades de alojamento modernas.

 

  

5. Big Data

 

É importante reconhecer que os dados se tornaram o recurso mais valioso do mundo. Os dados são o petróleo do século XXI e a tecnologia possibilita às empresas recolher, analisar e usar dados para tomar melhores decisões.

Os hotéis estão apenas a começar a perceber que têm muitos dados disponíveis quando se trata de hóspedes e do que eles gostam e não gostam. Estão apenas a descobrir como podem usar esses dados para ter mais mais pessoas a reservar os seus hotéis e como podem fazer com que estas pessoas gastem mais dinheiro quando estiverem lá.

Se não tem nenhum software como GuestRevu ou Guest Data Platform integrados com o seu PMS, está a perder perdendo uma grande oportunidade. Pense nisto: o seu PMS é o motor que impulsiona o seu alojamento e que sabe tudo sobre tudo o que acontece no seu hotel. O software de dados é o elemento chave para criar perfis de hóspedes e recolher feedback para ajudá-lo a oferecer um serviço personalizado. Pode ainda ajudá-lo a direcionar o seu marketing de forma eficaz, fazendo valer a pena o investimento para qualquer hotel.

 

Conclusão

 

The hospitality industry is at the forefront of technology and it’s constantly evolving. You can never get too comfortable and lean back on your laurels because if you do that, you’ll quickly be left behind the competition. 

Here’s a recap of the latest technology trends in the hospitality industry in 2022:

A indústria hoteleira está na vanguarda da tecnologia e em constante evolução. Recapitulamos as últimas tendências de tecnologia no setor hoteleiro para 2022: 

1. SaaS

 

2. Tecnologia em quartos de hotel

 

3. Wifi 6

 

4. Mobile check-in

 

5. Big data