Contactos
Centro de Escritórios das Laranjeiras – Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7
1600-171
Lisboa
Se está a preparar períodos de maior ocupação no seu hotel, então inclua o Upselling nos seus planos. A boa notícia é que já não precisa que o cliente chegue para sugerir um upgrade de quarto: a tecnologia está a seu favor. Explicamos-lhe como de seguida.
Apesar de serem técnicas de venda que combinadas têm um efeito poderoso na geração de receita adicional, o cross selling e upselling em hotéis, têm naturezas distintas.
O cross selling, como o próprio nome indica (venda cruzada) consiste em vender serviços complementares à estadia, como por exemplo: reservar um transfer do aeroporto para o hotel, uma aula de yoga ao nascer do sol ou um cesto de almoço piquenique na praia. Já o up selling, permite-lhe oferecer serviços da mesma natureza mas com maior valor do que os reservados inicialmente. Por exemplo, se um hóspede reservou um quarto duplo com vista parcial mar, poderá aceitar a sua sugestão de pagar um valor adicional para ter uma vista frontal mar. O mesmo se pode aplicar para opções de pequeno-almoço.
Sobretudo na época alta, o potencial de cross selling e up selling aumentam, uma vez que aumenta também o volume de reservas e assim a probabilidade de alguns dos seus hóspedes estarem dispostos a gastar mais do que inicialmente pensaram.
É fundamental que os seus objetivos para cross selling e up selling estejam bem definidos, quais as ofertas e que o staff tenha formação para conseguir aplicar estas técnicas de vendas.
São algumas as vantagens de aplicar esta técnica de vendas no seu hotel. Estas são as principais:
Oferecer serviços diferenciados, que têm como foco a antecipação das necessidades do cliente, fazem com que consiga uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Por exemplo: se servir pequenos-almoços, crie uma opção de pequeno-almoço saudável com ingredientes selecionados, por um valor adicional. Ou se tiver quartos com vista mar, ofereça essa possibilidade por um custo adicional.
Sabendo que os hóspedes procuram por umas férias descansadas onde possam esquecer os confinamentos, a predisposição para gastarem mais nas férias é maior. Talvez prefiram um quarto mais espaçoso, com uma varanda vista mar ou um pequeno-almoço saudável para manterem os bons hábitos, mesmo que isso implique um gasto maior ao que inicialmente reservaram. Para si, gestor de hotel, significa um impacto direto na receita média por quarto, conseguido ao valorizar características já existentes do seu alojamento.
Fazer upselling não está limitado aos colaboradores que contactam diretamente com o cliente. Atualmente, o check in online é uma ferramenta muito útil para este efeito.
O RoomRaccoon é um sistema de gestão de hotel que inclui uma integração com o próprio PMS e que inclui uma ferramenta de upselling: o RaccoonUpsell. Quando o hóspede recebe o e-mail de pré-chegada, enviado automaticamente, tem a opção de fazer o seu check-in online. Depois de clicar no link, é redireccionado para a página de online check-in que pode ser personalizada por si e onde pode incluir sugestões de upselling. Caso o hóspede pretenda alguma dessas opções, pode inclusive selecionar antes da chegada. Deste modo, a sua equipa já poderá ter tudo preparado para causar logo uma ótima primeira impressão.
Experimente fazer upselling no seu hotel através do check-in online e aumente as suas receitas.
Centro de Escritórios das Laranjeiras – Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7
1600-171
Lisboa