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Como escolher um software de gestão hoteleira para hotéis em Portugal

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Portugal é um dos destinos mais populares do mundo para viajantes de negócios e lazer, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Não é surpresa que seja um dos principais mercados para os estabelecimentos hoteleiros.

 

A maior parte das cadeias hoteleiras e hotéis independentes em Portugal usam software de gestão hoteleira para obter vantagem competitiva e manter o mesmo nível de eficiência operacional, mesmo com falta de pessoal. Mas com tantas opções diferentes no mercado, pode ser difícil saber qual é a mais adequada para o seu alojamento.

 

Neste artigo encontra as seis funcionalidades que deverá procurar num software completo de gestão de hotéis, desde as ferramentas de software necessárias para aumentar a sua eficiência e ainda quanto custa.

  

1. O nível de automação para agilizar processos

 

A automação torna os procedimentos operacionais muito mais eficientes, como o check-in ou check-out. Não só se poupa tempo como é proporcionado aos colaboradores mais liberdade para se concentrarem na experiência do hóspede.

 

A automação também pode ajudar a melhorar a eficiência e a precisão, o que significa menos erros e maior satisfação dos hóspedes.

 

Mas nem todos os fornecedores de software oferecem o mesmo nível de automação. Certifique-se de investir  num software de gestão hoteleira que forneça a seguinte automação para ver resultados reais:

 

  • Distribuição e sincronização automatizada dos inventários em todos os canais de reserva integrados
  • Faturação automatizada e processamento de pagamentos online
  • Tarifas de quarto dinâmicas automatizadas
  • Comunicação automatizada com os hóspedes
  • Check-in online automatizado
  • Relatórios automatizados 
  • Upselling automatizado

 

Os hotéis que usam sistemas de gestão hoteleira como o RoomRaccoon poupam até 5 horas diárias em tarefas manuais com a automação de processos.

 

 

2. A capacidade de melhorar os seus resultados

 

hotel revenue management 

A automação pode aumentar a produtividade e ajudar a reduzir custos, mas como é que o software de gestão hoteleira pode influenciar diretamente as suas vendas e aumentar a rentabilidade?

 

Atualmente, os hotéis precisam de maximizar a visibilidade online para otimizar receitas. Isto significa publicar o seu inventário de quartos disponíveis numa média de 8 a 15 canais de reserva. É por isso que precisa de um software de gestão de canais, uma ferramenta essencial de vendas para hotéis.

 

As ferramentas de revenue management são igualmente necessárias para manipular as suas tarifas de quarto quando há uma mudança no mercado, acompanhar a concorrência e alertar quando há oportunidades de ganhar mais reservas. 

 

“As empresas que usam tecnologia para analisar os seus preços aumentam a sua receita em cerca de 20-30%”, refere Marvin Speh, da RoomPriceGenie.

 

 

3. A possibilidade de aumentar as reservas diretas

 

As reservas diretas sempre serão o mais importante para os hotéis, porque não reduzem a receita gerada.

 

Para atrair mais reservas diretas, certifique-se de que o seu website é fácil de utilizar e que fornece todas as informações de que os hóspedes precisam, nomeadamente a disponibilidade e tarifas, com o software de reservas para hotéis. Também deve fazer os possíveis por oferecer preços competitivas e ofertas exclusivas que só podem ser reservadas diretamente no seu hotel.

 

Ao oferecer uma experiência de reserva superior, terá mais possibilidade de converter utilizadores do website em reservas.

 

 

4. A possibilidade de analisar indicadores de desempenho

  

Não é possível pode melhorar o que não está a medir, portanto, sem surpresa, os relatórios são essenciais para as operações e planeamento estratégico do seu hotel. Ao investir num software de gestão hoteleira, veja os diferentes relatórios que ele fornece.

 

  • RevPAR
  • Relatório de segmentação por mercado
  • Canais de reserva com melhor desempenho
  • Relatório diário de transações
  • Relatório diário do manager on duty
  • Relatórios financeiros 

 

Dica: certifique-se de que os relatórios estão disponíveis para comparação mensal e anual e lembre-se de que dados precisos são gerados em tempo real.

 

SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO

 

  

5. A capacidade de gerir reservas e housekeeping

 

 

As reservas estão no centro do seu negócio. É por isso que ter um PMS com um calendário de reservas fácil de usar é tão importante.

 

Um PMS, também conhecido como sistema de controlo central de um hotel, armazena os detalhes das reservas dos hóspedes do seu website e das OTAs. O software cria contas de hóspedes para registar os hóspedes ao check-in, envia facilmente solicitações de pagamento e muito mais.

 

O melhor PMS disponibiliza ainda ferramentas de housekeeping para aumentar a eficiência e agilizar a comunicação da equipa.

  

6. Software de gestão hoteleira tudo-em-um para evitar integrações complexas

 

A hotelaria está no início de uma era tecnológica extraordinária. Existem milhares de soluções de software para hotéis no mercado. Mas por que razão deve escolher entre a distribuição de quartos de hotel ou o processamento de reservas diretas quando ambas as funções são igualmente importantes para o seu negócio?

 

É por isso que investir num sistema de gestão hoteleira tudo-em-um que desempenhe naturalmente as funções essenciais para gerir o seu hotel é muito melhor. Plataformas que funcionam na nuvem, como o RoomRaccoon, também oferecem funcionalidades mais avançados.

 

Funcionalidades mais avançadas podem incluir integrações com o software de contabilidade, chaves digitais ou gestão de avaliações de hóspedes.

 

 

 

 

Quanto custa um software de gestão hoteleira em Portugal?

 

O custo do software de gestão hoteleira varia de acordo com o tamanho do seu negócio. Para um hotel mais pequeno, pode não precisar de todos as funcionalidades premium que vêm com alguns dos pacotes - e tudo bem! Pode poupar dinheiro ao escolher um pacote que vá de encontro às suas necessidades. Além disso, a maioria dos softwares para hotéis são de assinatura mensal ou anual.

 

Dica: fique atento a custos inesperados, como taxas transacionais para reservas recebidas através do channel manager e do motor de reservas. 

  

O que é que os hoteleiros em Portugal devem procurar ao investir num software de gestão hoteleira?

 

O que é que os hoteleiros em Portugal devem procurar ao investir num software de gestão hoteleira?

  • O software deve ter uma equipa de suporte ao cliente caso surja algum problema.
  • O software deve ser fácil de usar e intuitivo para que a equipa possa começar rapidamente.
  • O software deve ser estabelecido no mercado Português com uma base de clientes e avaliações suficientes.
  • O software deve ser recomendado por plataformas de ofertas tecnológicas e profissionais do setor.

 

Ao manter estes fatores em mente, os gestores de hotel podem ter a certeza de encontrar o melhor software de gestão de hotel possível em Portugal.