O que são preços dinâmicos para hotéis?

Junho 30, 2024 Laura Freire
Home > Hotels, Technology, Tips & Tricks > O que são preços dinâmicos para hotéis?
Partilhe este Post

Os preços dinâmicos dos hotéis, também conhecidos como preços que mudam em função da procura e da altura do ano, são uma importante estratégia de otimização das tarifas dos quartos na indústria hoteleira. Na sua essência, o sector é dinâmico, com uma procura em constante mudança e padrões de reserva dos hóspedes. Isto significa que, para se manterem competitivos, os hoteleiros devem ir além dos princípios tradicionais de oferta e procura, como as tarifas sazonais, e definir os preços com base em dados em tempo real.

Hoje em dia, devido à crescente utilização de software de preços para hotéis, os hoteleiros podem facilmente executar estratégias de preços dinâmicos através da automatização, captando a procura de quartos de hotel durante todo o ano para maximizar eficazmente as receitas e a ocupação.

Este guia explica porque é que os preços dinâmicos são importantes para os hotéis, como funcionam e mostra como podem ser utilizados com sucesso em situações reais, tendo em consideração as flutuações da procura e oferecendo informações úteis.

 

Qual é a diferença entre tarifas estáticas e dinâmicas para hotéis?

 

A diferença entre as tarifas hoteleiras estáticas e dinâmicas reside na sua flexibilidade. As tarifas estáticas são relativamente fixas, enquanto as tarifas dinâmicas são determinadas com base em dados de mercado em tempo real.

As tarifas estáticas são a forma tradicional de fixar tarifas. Têm em conta os princípios clássicos da oferta e da procura, como as tarifas semanais normais, as tarifas de fim de semana mais elevadas e os aumentos durante as épocas altas. As tarifas estáticas não são afectadas por factores externos, como as flutuações na procura e a atividade da concorrência. 

Por outro lado, os preços dinâmicos na indústria hoteleira fornecem informações com base em dados para manter sempre as tarifas ideais. Esta abordagem considera vários fatores, incluindo as condições atuais do mercado, e permite que as tarifas flutuem dinamicamente numa base diária ou mesmo em função da hora. 

Atualmente, o software de preços dinâmicos é utilizado para automatizar a gestão de receitas, permitindo que os hotéis ajustem as tarifas com base na procura, poupem tempo e aumentem as receitas.

 

Porque é que os preços dinâmicos são importantes para um hotel?

 

Para os gestores de receitas, ter um quarto ocupado é sempre melhor do que ter um quarto vazio, mesmo que isso signifique vender o quarto por uma tarifa ligeiramente inferior. Melhor ainda, vender um quarto pelo seu valor potencial máximo é o objetivo final. Por esta razão, os preços dinâmicos podem ser uma estratégia importante para um hotel que procura otimizar a ocupação e maximizar a receita.

 

Vantagens da utilização de preços dinâmicos no seu hotel

  • Maximize o lucro: Em alturas de grande procura e disponibilidade limitada, aproveite a oportunidade para vender os quartos restantes a preços mais elevados. Exemplo: Grandes eventos como a Taylor Swift Eras Tour.
  • Aumente a ocupação: Quando a procura diminui, pode reduzir a sua tarifa para aumentar a probabilidade de conseguir uma reserva. Exemplo: Ofertas de última hora para garantir reservas antes que o seu inventário expire. 
  • Obtenha uma vantagem competitiva: Monitorizar a atividade da concorrência com uma ferramenta Rate Shopper permitir-lhe-á alinhar as suas tarifas com as dos seus concorrentes para evitar ser prejudicado.
    Dica importante: compare as suas tarifas com as de três concorrentes para obter resultados completos.
  • Melhore a previsão da procura: Utilize dados históricos dos relatórios do seu hotel e compare-os com as condições atuais do mercado para estimar as tarifas futuras. Por exemplo: Verifique as suas tarifas e o tempo médio de reserva no ano anterior para ter uma ideia de como melhor direcionar os hóspedes hoje, considerando as condições atuais do mercado. 

 

 

Como funcionam exatamente os preços dinâmicos nos hotéis?

 

Quando se trata de preços dinâmicos na indústria hoteleira, deve basear as suas alterações de preços nas condições actuais e nos dados de mercado em tempo real, tais como eventos importantes, meteorologia, janelas de reserva, comportamento da concorrência, condições económicas, características dos viajantes e oferta e procura. 

Um gestor de receitas de hotel acompanhará o que está a acontecer no mercado ao longo do dia e da semana para detetar quaisquer alterações visíveis. Eis alguns factores que poderá analisar: 

  1. Grandes eventos: Se houver um grande evento nas proximidades, como um concerto ou um jogo desportivo, os hotéis podem aumentar os preços porque há mais pessoas à procura de quartos. Os hotéis locais podem preparar-se para os Jogos Olímpicos de Paris e para a Taça UEFA da Alemanha com os nossos guias de preparação.
  2. Clima: O mau tempo, como ondas de calor, pode levar a preços mais baixos se menos pessoas estiverem a viajar ou a adiar viagens e a preços mais altos se precisarem de um lugar para ficar à última da hora.
  3. Comportamento da concorrência: Os hotéis verificam o que os hotéis vizinhos estão a cobrar e ajustam os seus preços para se manterem competitivos.
  4. Padrões dos viajantes: Para além de analisar as alturas em que é mais provável que as pessoas viajem, como feriados ou fins-de-semana, obtenha informações mais aprofundadas sobre comportamentos e preferências de reserva, como a duração da estadia e compras adicionais.
  5. Tempo de antecedência da reserva: A antecedência com que os hóspedes efetuam a reserva pode influenciar os preços, sendo que as reservas de última hora custam por vezes mais devido à disponibilidade limitada.
  6. Oferta e procura: Se os quartos estiverem a encher-se rapidamente (procura elevada) e houver menos quartos disponíveis (oferta reduzida), os preços subirão. Se houver muitos quartos vazios (elevada oferta) e poucos hóspedes (baixa procura), os preços podem baixar.

Vamos explorar duas situações reais para ver como isto se pode aplicar na prática.

 

Da teoria à prática: Cenários de preços dinâmicos em hotéis em situações reais

The Grand Seas Hotel

Grand Seas Hotel

O Grand Seas Hotel é um hotel boutique localizado na pitoresca costa de uma pequena cidade. Geralmente tem de um fluxo constante de hóspedes, com tarifas de 180€ por noite durante a época normal, 200€ aos fins-de-semana e 230€ durante a época alta.

O acontecimento inesperado

O prestigiado Festival Internacional de Cinema escolheu a sua cidade como novo local para o próximo ano. O festival, conhecido por atrair celebridades, cineastas e meios de comunicação social de todo o mundo, está agendado para um fim-de-semana de setembro, normalmente um período de época normal para o Grand Seas Hotel.

 

Reações iniciais

O anúncio cria um burburinho imediato. Entusiastas do cinema, pessoal dos meios de comunicação social e turistas acorrem aos websites de viagens da cidade, ansiosos por garantir alojamento para o fim de semana do festival. A equipa do Grand Seas Hotel reconhece rapidamente o potencial impacto deste evento nas suas reservas.

 

O primeiro ajuste

Reagindo rapidamente, o gerente do hotel ajustou as suas tarifas para o fim-de-semana do festival. Aumentaram as tarifas de 180€ para 260€ por noite, antecipando a elevada procura. Também criaram pacotes especiais que incluíam uma experiência “Stars and Sands”: uma estadia de três noites com comodidades exclusivas, como um jantar à beira-mar, serviço de transporte para o festival e uma sessão de cinema de cortesia.

 

A procura continua

À medida que as datas do festival se aproximam, os bilhetes esgotam rapidamente e os hotéis da zona começam a ficar cheios. O Grand Seas Hotel monitoriza de perto o ritmo das reservas. Com os quartos a venderem-se mais depressa do que o previsto, toma outra decisão estratégica. Quando a taxa de ocupação atinge 75% dois meses antes do festival, aumenta novamente o preço para 300€ por noite.

 

Oportunidades de última hora

Estamos a duas semanas antes do festival. A cidade está a fervilhar com os viajantes que decidem ir à última hora e os que finalmente garantiram os bilhetes para o festival. Observando a escassez de quartos disponíveis na cidade, o Grand Seas Hotel decide implementar outro aumento de tarifas para os quartos restantes, elevando o preço para 350€ por noite.

 

Incentivar estadias prolongadas

Para maximizar as receitas e suavizar as taxas de ocupação antes e depois do festival, o hotel oferece tarifas com desconto de 180€ para as noites de quinta-feira e domingo. Esta estratégia incentiva os hóspedes a prolongar a sua estadia, proporcionando ao hotel receitas adicionais em noites que, de outra forma, poderiam ter uma ocupação mais baixa.

 

O impacto

Após o festival, o Grand Seas Hotel efectua uma análise exaustiva da sua estratégia de preços dinâmicos. Descobriu que os seus ajustes proactivos lhe permitiram aumentar significativamente as receitas em comparação com a manutenção de tarifas estáticas. A receita média por quarto durante o fim de semana do festival foi 50% superior à de um fim de semana típico da época normal. Além disso, os pacotes especiais foram um sucesso, acrescentando valor para os hóspedes e melhorando a sua experiência global.

 

The Bliss Boutique Hotel

The Bliss Boutique Hotel

O Bliss Boutique Hotel é um hotel contemporâneo numa cidade metropolitana movimentada, conhecida pela sua vibrante zona empresarial e inúmeras atracções. As tarifas dos quartos são normalmente fixadas em 200€ por noite durante a época normal, 220€ aos fins-de-semana e 260€ durante a época alta.

Observar a mudança de comportamento dos viajantes

A equipa de gestão do Bliss Boutique Hotel notou uma mudança significativa no comportamento dos viajantes ao longo do último ano. Mais hóspedes estão a reservar à última hora, influenciados pela tendência crescente de viagens espontâneas facilitadas por aplicações de reservas móveis e viagens low-cost. Além disso, os viajantes de negócios estão a prolongar cada vez mais as suas estadias para combinar trabalho e lazer, criando uma nova categoria de viagens “bleisure“.

 

Adaptar-se às reservas de última hora

Reconhecendo esta tendência, a direção do hotel implementa uma estratégia de preços dinâmicos que capitaliza a alteração dos padrões de reserva. Começa por monitorizar de perto os prazos de reserva. A análise dos dados mostra um pico de reservas nos três dias anteriores ao check-in. Para otimizar as receitas, o hotel aumenta as tarifas em 15% para as reservas efectuadas nas 48 horas anteriores à chegada.

 

Atrair os viajantes Bleisure

Para apelar ao número crescente de viajantes de lazer, o Bliss Boutique Hotel apresenta um pacote “Stay & Play”. Este pacote oferece um desconto de 10% para os hóspedes que reservem uma estadia de 5 noites ou mais, combinando dias de semana e fins-de-semana. O pacote inclui acesso Wi-Fi de alta velocidade gratuito, acesso a um espaço de co-working no hotel e bilhetes com desconto para as atrações das proximidades.

 

Ajustes dinâmicos de dias da semana

O hotel também nota que as taxas de ocupação variam significativamente entre os dias de semana e os fins-de-semana. Tradicionalmente, os viajantes em negócios ocupam os quartos durante a semana, enquanto os turistas dominam os fins-de-semana. No entanto, com a tendência do bleisure, existe uma oportunidade para aumentar a ocupação a meio da semana.

A gerência decide baixar as tarifas dos quartos em 10% nas noites de terça e quarta-feira, incentivando os viajantes em lazer a começarem as suas férias mais cedo ou a prolongarem as suas estadias. 

 

Ajustes de preços em tempo real

Com a integração de um sofisticado software de revenue management o Bliss Boutique Hotel pode ajustar as tarifas dos seus quartos em tempo real com base nos níveis de ocupação e nos preços da concorrência. Nos dias em que o hotel tem menos de 50% de reservas, implementa vendas rápidas com descontos até 20% para atrair viajantes de última hora. Por outro lado, quando a ocupação excede os 80%, as tarifas são aumentadas em 20% para maximizar as receitas do inventário restante.

 

O impacto

Após vários meses, a equipa de gestão analisa a sua estratégia de preços dinâmicos. Os resultados são prometedores: a tarifa média diária (ADR) e a receita por quarto disponível (RevPAR) do hotel aumentaram. A estratégia de direcionar as reservas de última hora e os viajantes de lazer melhorou significativamente as taxas de ocupação, especialmente a meio da semana.

 

5 estratégias eficazes para implementar preços dinâmicos em hotéis

 

Existem diferentes estratégias para avaliar o desempenho do hotel e efetuar os ajustes de preço adequados. Saiba mais sobre as 5 principais estratégias de preços dinâmicos abaixo.

 

1. Controlo da ocupação

Uma boa regra geral é monitorizar a ocupação do seu hotel, especialmente a rapidez com que os quartos estão a ser ocupados. Isto permitir-lhe-á definir os preços corretos para maximizar a receita de cada quarto ou vender o seu inventário que está a expirar antes que seja tarde demais. A disponibilidade do seu concorrente também desempenha um papel crucial na forma como irá definir os preços dos seus quartos de forma dinâmica. 

Se vir que o seu concorrente mais próximo está esgotado, isso significa que tem agora mais controlo sobre o mercado. Isto permite-lhe vender os seus quartos restantes a um preço mais elevado. Da mesma forma, se a sua ocupação for baixa, pode baixar as suas tarifas para garantir que são mais baixas do que as cobradas pelo seu concorrente. Isto ajudará o seu hotel a ter mais procura do que outras propriedades na área.

 

2. Reagir a flutuações invulgares do mercado

Em 2023, a RoomRaccoon registou uma época alta de viagens invulgarmente longa em toda a Europa devido à onda de calor do verão. Como resultado, muitos viajantes adiaram as suas férias de verão para o final do ano. Estar ciente de tais eventos em tempo real permite-lhe aproveitar rapidamente as oportunidades para atrair mais reservas ou aumentar os seus lucros. 

Neste caso, os hotéis podem alargar os seus preços de época alta e os seus esforços de marketing para abranger os novos períodos de maior afluência e oferecer políticas de cancelamento flexíveis a um preço mais elevado. 

 

3. Criar “picos” fora da época alta

Lembre-se de planear as épocas de maior movimento ao longo do ano, não tendo por base apenas na época alta habitual. No cenário real acima, vemos que o Grand Seas Hotel se preparou para o Festival Internacional de Cinema, que estava fora da sua época alta. 

A procura pode flutuar facilmente e é por isso que é importante prever períodos de forte desempenho e planear antecipadamente com regras de preços dinâmicos que otimizam as suas tarifas para estes períodos de oportunidade de ouro. 

 

4. Estudo dos padrões de reserva e dos segmentos de hóspedes

Ao estudar os padrões de reserva e os segmentos de hóspedes, pode identificar tendências e oportunidades para o seu hotel. O Skyline Hotel observou um aumento dos viajantes em lazer e um aumento das reservas de última hora e aproveitou estas informações para criar pacotes específicos e aumentar as tarifas com base nos tempos de espera para o check-in. Compreender os padrões e segmentos de reserva dos seus hóspedes pode ajudá-lo a otimizar a sua estratégia de preços e a desenvolver estratégias de gestão de receitas para um maior sucesso.

 

5. Otimização para preferências de tipo de quarto

As preferências de tipo de quarto podem ser influenciadas pela sazonalidade e pelos segmentos de hóspedes. Durante a época de férias, as famílias podem preferir suites maiores. No verão, os quartos com vista são muito procurados. Os viajantes em negócios dão prioridade a quartos com espaços de trabalho dedicados a meio da semana, enquanto os casais preferem quartos com outro tipo de comodidades aos fins-de-semana.  

Também é importante monitorizar os concorrentes que oferecem tipos de quartos semelhantes. Ao utilizar um software de preços dinâmicos, pode ajustar dinamicamente as suas tarifas em resposta a alterações nas categorias de quartos dos seus concorrentes ao definir o seu Hotel Compset. Por exemplo, se um concorrente esgotar um tipo de quarto popular, pode aumentar as suas tarifas para o mesmo tipo de quarto.

 

Bonus Tip! É provável que os quartos mais baratos se esgotem primeiro. Para libertar os quartos mais baratos do seu hotel, pode oferecer upgrades de quarto durante o check-in online. Esta estratégia é uma excelente forma de aumentar a ocupação, tornando os seus quartos mais económicos novamente disponíveis.

 

Software de preços dinâmicos para hotéis independentes

 

Os hotéis independentes e as propriedades de alojamento mais pequenas, como os hotéis boutique, os Airbnb’s, os hostels e os apartamentos com serviços, não dispõem muitas vezes dos recursos necessários para contratar um gestor de receitas dedicado ou implementar um sistema de preços dinâmicos dispendioso como os que se encontram nas grandes cadeias de hotéis. 

No entanto, os hoteleiros independentes não devem perder a oportunidade de aumentar as suas receitas e maximizar as taxas de ocupação através da implementação de estratégias essenciais de preços dinâmicos numa indústria com uma procura em constante flutuação.  

É por isso que a RoomRaccoon fornece aos hoteleiros uma funcionalidade integrada de preços dinâmicos, tornando-a acessível e eficaz para aqueles que podem não ter uma vasta experiência em gestão de receitas ou que pretendem manter os custos baixos. Esta ferramenta permite-lhe configurar regras de preços dinâmicos que ajustam automaticamente os preços de planos tarifários seleccionados com base na disponibilidade de quartos e no tempo de espera para o check-in. Se desbloquear a atualização do RaccoonRev, também pode definir regras de preços dinâmicos com base no comportamento da concorrência. 

A melhor parte? O software de preços dinâmicos está acessível em todos os planos RoomRaccoon, permitindo que os hoteleiros apliquem facilmente regras de preços pré-definidas. Estão disponíveis regras personalizadas adicionais para os subscritores Premium e Enterprise.

 

Como utilizar as regras de preços dinâmicos do RoomRaccoon

Pode implementar regras de preços dinâmicos com base nos parâmetros abaixo e aplicá-los aos planos tarifários seleccionados. 

1. Disponibilidade de quartos

A percentagem de quartos por vender.

2. Tempo de espera para o check-in

O número de dias antes da data de check-in da reserva.

3. Desconto ou aumento de preço

A percentagem em que a tarifa será descontada ou aumentada.

4. Categoria de quarto

As categorias de quarto aplicáveis. 

5. Disponibilidade do concorrente (Exclusivo para a atualização RaccoonRev)

Com base em informações de três concorrentes seleccionados.

 

Comece a utilizar os preços dinâmicos no seu hotel

Eficazes e simples de utilizar, os preços dinâmicos do RoomRaccoon ajudam-no a maximizar as receitas, a poupar tempo nas actualizações manuais das tarifas e a reforçar a ocupação.

  • Tarifas otimizadas

Encontre o equilíbrio ideal entre preços competitivos e otimização de receitas.

  • Gestão de receitas

Aumente a rentabilidade global com estratégias de preços precisas e direccionadas.

  • Maior capacidade de resposta do mercado

Ajuste-se rapidamente à dinâmica do mercado e nunca perca a oportunidade de captar a procura.

  • Aumento da eficiência operacional

Minimize o esforço manual de atualizar as tarifas regularmente.

 

Uma história de sucesso de preços dinâmicos com a Casa Shelly

Com o RoomRaccoon, a Casa Shelly aproveitou o poder das ferramentas avançadas de preços nativos, como o RaccoonRev e o Dynamic Pricing. O RaccoonRev permite-lhe comparar as suas tarifas com as da concorrência na sua área, e implementou regras de preços dinâmicos sofisticados para captar a procura, por vezes até com um ano de antecedência. A interface de fácil utilização simplifica a operação, e as atualizações automáticas de tarifas poupam-lhes tempo valioso. 

Obtenha uma demonstração gratuita do RoomRaccoon adaptada especificamente às suas necessidades de gestão de propriedades e objectivos de receitas. Fale com um dos nossos especialistas hoje mesmo. 

Author Image

Laura Freire

Laura is a digital marketing consultant with over 7 years of experience in SaaS. Passionate about the ocean and tea, she thrives on helping businesses navigate the digital landscape and achieve their goals. When she's not crafting marketing campaigns or analyzing data, you can find her exploring the coastline or enjoying a cup of her favorite tea blend.

Posts relacionados