Calculadora Gratuita de Taxa de Ocupação para o seu Hotel

O que é a Taxa de Ocupação?

A taxa de ocupação calcula quantos quartos estão ocupados na sua propriedade. É a quantidade de quartos alugados como uma percentagem do espaço total disponível. A fórmula da taxa de ocupação é o número total de unidades ocupadas dividido pelo número total de unidades disponíveis.

Esta percentagem ajuda hoteleiros e proprietários de hotéis a perceber quanto da sua propriedade está ocupada num determinado momento. As taxas de ocupação também podem ajudar os proprietários a encontrar e descobrir padrões no comportamento dos hóspedes. As análises podem ajudar os hoteleiros a descobrir o que está a funcionar bem para aumentar a ocupação e o que não está.

É essencial tomar nota das taxas de ocupação para informar novas decisões estratégicas para o plano de desempenho do hotel. Como exemplo de descoberta de padrões, as taxas de ocupação podem ser mais altas num hotel em torno do dia 14 de fevereiro dadas as celebrações do Dia dos Namorados.

Como e Quando Calcular a Taxa de Ocupação de um Hotel?

Fórmula da Taxa de Ocupação do Hotel:
A fórmula da taxa de ocupação de um hotel pode ser calculada da seguinte forma: = número total de quartos ocupadas / número total de quartos disponíveis

​​Um gestor hoteleiro trabalhará com a sua taxa de ocupação ao analisar o desempenho do hotel. Portanto, esta fórmula será valiosa diariamente, mensalmente e anualmente. Utilizando uma calculadora de taxa de ocupação, os proprietários de propriedades podem determinar o quão bem-sucedidos estão em ocupar quartos durante períodos específicos.

Um hoteleiro ou proprietário de hotel pode calcular facilmente a taxa de ocupação da sua propriedade com a fórmula da taxa de ocupação. A fórmula da taxa de ocupação é o número total de unidades ocupadas dividido pelo número total de unidades disponíveis e expresso numa percentagem.

Por exemplo, um hotel com 50 quartos tem 40 quartos ocupados num determinado fim de semana. A taxa de ocupação para o hotel nesse fim de semana será de 80%. Esta seria uma boa taxa de ocupação para o hotel, pois está acima de 70%. A taxa de ocupação é calculada da seguinte forma:

40 / 50 x 100 = 80%.

Explicação do cálculo da taxa de ocupação: número total de unidades ocupadas / número total de unidades disponíveis x 100 (para calcular a percentagem) = [x]%.

Qual é uma Boa Taxa de Ocupação para um Hotel?

Naturalmente, todos os hoteleiros almejam uma taxa de ocupação de 100% para obter o melhor retorno sobre o investimento. No entanto, considera-se que uma boa taxa de ocupação é de 70% ou superior para que as propriedades gerem lucro de forma eficaz. Se a taxa de ocupação da sua propriedade for consistentemente baixa, pode sinalizar que algo na sua estratégia precisa de ser alterado.

5 Maneiras Simples de Aumentar a Taxa de Ocupação do Seu Hotel

1.Utilize todos os canais de reserva disponíveis

A estratégia de distribuição é uma parte significativa do marketing-mix do seu hotel. Quanto mais canais de distribuição, maior será a audiência e melhor será o reconhecimento da marca. Vamos focar nos quatro tipos principais de distribuição: o motor de reservas do seu hotel, as Agências de Viagens Online (OTAs), os motores de pesquisa e os Google Hotel Ads.

Um bom marketing-mix hotel inclui pelo menos três dos quatro principais canais de reserva. Ao investir em várias estratégias de distribuição está a aumentar a visibilidade do seu hotel. Quanto mais exposição o seu hotel receber, mais reservas seguirão, aumentando a taxa de ocupação do seu hotel.

2.Ofereça Extras e Pacotes para Acrescentar Valor

Os pacotes são sinónimos de férias. Porque é que existem? Os pacotes e a inclusão de extras são oferecidos aos hóspedes para melhorar a sua experiência e estadia no seu hotel. O upselling automatizado na fase de check-in online é altamente eficaz para aumentar as receitas. Os extras aprimoram a experiência oferecida tornando mais provável que os hóspedes escolham o seu hotel, impulsionando assim a ocupação.

Os pacotes de hotel também ajudam a oferecer aos seus hóspedes uma experiência única, por um preço mais econónimico, o que é apelativo para os hóspedes que viajam em grupos, com amigos e família. Ao oferecer pacotes para grupos, aumenta inevitavelmente a ocupação do seu hotel e a taxa de ocupação.

3. Implementar uma estratégia de revenue management (gestão de receitas)

O revenue management, também conhecido por gestão de receitas, utiliza preços dinâmicos para vender os seus quartos ao preço mais adequado possível. O que é que isso tem a ver com a taxa de ocupação do hotel? A taxa de ocupação do hotel é influenciada pelas tarifas dos quartos e pela gestão de receitas. Ao ajusta dinamicamente as tarifas dos quartos com base em regras pré-estabelecidas de taxa de ocupação pode aumentar a taxa de ocupação da sua propriedade.

Além da taxa de ocupação ser fundamental para a gestão de receitas, os preços dinâmicos também são uma parte essencial. O preço dinâmico ajuda a ajustar a tarifa dos quartos que estão com preço muito alto ou muito baixo. Vender mais quartos e aumentar a ocupação, ao mesmo tempo que traz receitas adicionais.

4. Criar tarifas para turismo interno

As tarifas específicas para locais ajudam a estimular o turismo interno, o que funciona como um incentivo. Embora a pandemia certamente tenha impulsionado as viagens no próprio país, a tendência parece que veio para ficar. Com os custos crescentes nas viagens e a inflação a aumentar globalmente, uma oferta especial é sempre bem-vinda.

Ao oferecer tarifas especiais para turismo interno, está a ajudar a aumentar a ocupação durante todo o ano. Enquanto os viajantes internacionais procuram o nosso país principalmente no verão, o turismo interno em Portugal tem sempre relevância, pelo que o seu maior mercado é local e está à espera de incentivos.

5.Ofereça Descontos e Promoções de Última Hora

Os descontos são um impulsionador importante nas viagens. Os hóspedes estão mais conscientes dos preços do que nunca, e todos sabem como encontrar uma oferta online. Os descontos podem ser uma excelente maneira de oferecer aos viajantes um melhor valor, celebrar certos feriados ou recompensar clientes fidelizados. De qualquer forma, um preço mais apelativo resultará numa taxa de ocupação mais elevada.

As promoções de última hora são uma ótima maneira de gerar entusiasmo e manter o seu público-alvo alerta. Estes descontos inesperados têm um limite de tempo, incentivando os viajantes a reservar agora. Se procura uma estratégia rápida para aumentar o número de quartos ocupados, utilize descontos e promoções de última hora!

A Importância da Taxa de Ocupação e Métricas Relacionadas em Hotelaria

Embora a taxa de ocupação seja uma métrica-chave a calcular para os estabelecimentos hoteleiros, outras métricas são igualmente importantes pois aferem a rentabilidade da unidade hoteleira. Algumas dessas métricas incluem a ADR (tarifa média diária), o RevPAR (receita por quarto disponível), o GOPPAR (lucro operacional bruto por quarto disponível) e a TrevPAR (receita total por quarto disponível).

Ter uma visão abrangente de várias métricas específicas para estabelecimentos hoteleiros constitui uma preciosa ajuda para definir uma estratégia completa. Ao usar uma combinação de métricas consegue ter uma perceção real do desempenho da sua propriedade. Além disso, as várias métricas estão interligadas com um nível de dependência, portanto, devem ser consideradas em conjunto.

Boas Práticas para Aumentar a Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação será uma das métricas de desempenho cruciais do seu hotel. É sempre importante considerar alguns fatores que podem influenciar a ocupação. Embora haja algumas maneiras de ajudar a manter a sua taxa de ocupação elevada, existem alguns fatores que podem estar fora do seu controle.

Fatores externos que influenciam as taxas de ocupação do hotel:

  • Sazonalidade
  • Flutuações económicas
  • Tendências nos destinos de férias
  • Popularidade do local
  • Eventos locais
  • Legislação do país

Felizmente, existem várias táticas que podem ajudar a melhorar a taxa de ocupação do seu hotel. Veja alguns exemplos:

  • Medir e acompanhar as taxas de ocupação
  • Analisar as taxas de ocupação em períodos homólogos
  • Utilizar estatísticas de taxa de ocupação para novas estratégias
  • Utilizar todos os canais de reserva disponíveis
  • Oferecer extras para maior valor acrescentado
  • Implementar gestão de receitas (revenue management)
  • Criar tarifas para turismo interno
  • Oferecer descontos e promoções de última hora

A taxa de ocupação da sua propriedade é:

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