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Como hoteleiro independente, pode criar uma marca de hotel verdadeiramente única que distingue o seu estabelecimento das inúmeras opções que os viajantes têm. Uma marca hoteleira forte e memorável vai além de apenas oferecer um lugar para ficar – ela oferece aos hóspedes uma conexão emocional e permanece em suas mentes. Quando bem feita, uma estratégia de marca de hotel pode levar a uma maior rentabilidade e a uma maior fidelidade dos hóspedes.
Neste guia, explicamos a diferença entre marketing hoteleiro e branding, exploramos a essência de uma estratégia de marca hoteleira forte e mostramos-lhe como tirar partido do seu sítio Web de forma eficaz.
A marca do hotel é a forma como os hóspedes percepcionam a sua empresa – é um conceito, uma experiência, um sentimento e uma relação.
Pense da seguinte forma: O marketing é como convidar alguém para sair, enquanto a marca é a razão pela qual a pessoa diz sim. O seu anúncio pago no Google Hotels pode captar a atenção de um hóspede online (isso é marketing), mas o design do seu sítio Web e a mensagem que transmite (isso é branding) desempenham um papel importante para que o hóspede se comprometa a fazer a reserva.
A principal diferença? As campanhas de marketing são temporárias, mas uma marca forte deixa uma impressão duradoura que pode influenciar os hóspedes durante anos.
Quer esteja a lançar um novo negócio hoteleiro ou a adquirir uma propriedade existente, o estabelecimento de uma marca hoteleira forte começa com o desvendar da essência da sua marca através de uma estratégia orientada para um objetivo.
Sem uma estratégia, é como construir uma casa na areia – instável e insustentável. A essência da sua marca funciona como um plano e uma luz orientadora, moldando as decisões empresariais e definindo uma direção clara no mercado.
O nome de um hotel e quaisquer elementos visuais, como um símbolo, uma cor ou um tipo de letra, funcionam como o seu principal identificador e marca registada visual. Os nomes das marcas e os logótipos têm de ser bem pensados e estrategicamente planeados.
Por exemplo, o Ritz-Carlton utiliza o seu icónico logótipo do leão e da coroa, juntamente com um tipo de letra sofisticado, para transmitir instantaneamente luxo e elegância. Estes elementos desempenham um papel importante na construção de uma marca e na formação de percepções no mercado.
Aqui estão 5 coisas a ter em conta ao escolher um nome e um logótipo para o seu hotel:
Certifique-se de que o nome e o logótipo do seu estabelecimento captam autenticamente a sua história, os seus valores e as experiências que pretende proporcionar aos seus hóspedes. Deixe que ele fale do seu carácter único e do tipo de estadia que os viajantes podem esperar.
Tenha em conta os significados culturais e garanta que o nome, o logótipo e os símbolos do seu hotel são respeitosos e não têm conotações negativas em diferentes línguas, regiões e sistemas de crenças.
Escolha um nome e um logótipo de hotel que o distinga da concorrência, garantindo que são distintos e que não serão confundidos com outras marcas no mercado.
Concentre-se nos seus hóspedes ideais e não apenas nas suas preferências pessoais. Escolha um nome e um logótipo de hotel que se relacionem com o seu público-alvo e reflictam o tipo de experiência que procuram.
Pense a longo prazo. Escolha um nome e logótipo de hotel que se mantenha relevante à medida que o seu estabelecimento evolui. Certifique-se de que pode crescer com a sua marca, acomodando novas ofertas ou expansões sem perder o seu impacto. Por exemplo, se o hotel se expandir ou acrescentar comodidades de luxo, o nome “Budget Paradise Suites” tornar-se-ia um risco, dificultando a transmissão de uma imagem de qualidade superior e exigindo provavelmente uma reformulação completa da marca.
Uma declaração de visão e missão claramente definida dá à marca do seu hotel um objetivo. O que é que o seu hotel representa? O que é que pretende alcançar? Como é que vai chegar lá?
As marcas hoteleiras fortes têm um objetivo claro que vai para além de apenas proporcionar um lugar para ficar. É o que atrai os hóspedes fiéis e os faz regressar. O objetivo de uma marca forte deve refletir os seus valores fundamentais, a sua personalidade e a experiência emocional que pretende proporcionar. (E sim, estamos a usar o Ritz-Carlton novamente!) Aqui estão as suas declarações de missão e visão:
Declaração de missão:
“Fornecer o melhor serviço pessoal e instalações para os nossos hóspedes, que desfrutarão sempre de um ambiente acolhedor, descontraído, mas refinado.”
Declaração de visão:
“O Ritz-Carlton inspira as viagens mais significativas da vida.”
Com base na visão e no objetivo, as principais marcas de hotéis têm um conjunto de valores fundamentais que as humanizam. Os valores orientam tanto a cultura interna como a experiência do hóspede. Ditam como o pessoal deve atuar na propriedade e a forma como interage com os hóspedes. Estes valores também definem o padrão de qualidade do serviço, das comodidades e da experiência geral.
Por exemplo, o Ritz-Carlton (está a ver um padrão aqui?) tem valores fundamentais como “Cuidado Genuíno”, “Excelência de Serviço” e “Compromisso com a Qualidade”. A filosofia “Senhoras e senhores a servir senhoras e senhores” garante que cada interação com os hóspedes é imbuída de respeito e elegância.
Aprofundando a humanização da marca do seu hotel – imagine a sua marca como uma pessoa. Quem é que ela seria? Que traços de personalidade teria? Como é que falaria, agiria e se apresentaria aos hóspedes? Isto deve ter sempre origem nas preferências e necessidades do seu público-alvo. Pense nisto como a criação de um amigo ou mentor para os seus convidados – alguém em quem possam confiar, com quem se riam, em quem se sintam confortáveis, que admirem ou em quem se inspirem.
Veja este Instagram Reel do (surpresa, surpresa) Ritz Carlton que capta na perfeição a personalidade da marca em parceria com o ator Josh Hutcherson.
A personalidade da sua marca é crucial para moldar o seu conteúdo, mensagens, tom de voz e storytelling. Quanto mais clara for a sua definição, melhor será a ligação, o envolvimento e a fidelização dos seus clientes.
Como é que posiciona o seu hotel no mercado e que impressão pretende que os hóspedes tenham? Com tantas opções, o que é que faz com que a sua propriedade se destaque? É mais do que apenas quartos e comodidades – a sua marca deve proporcionar uma experiência única que enriqueça a vida dos hóspedes e deixe um impacto duradouro.
Uma forte diferenciação hoteleira vai para além dos benefícios funcionais – vai ao encontro das necessidades emocionais e de auto-expressão dos seus hóspedes.
Estes benefícios estão relacionados com os sentimentos ou reacções emocionais que um hotel pode evocar nos seus hóspedes.
Exemplo: Ficar num hotel boutique concebido com arte local e toques personalizados faz com que os hóspedes sintam que fazem parte da comunidade e oferece uma sensação de descoberta, criando uma ligação emocional ao local.
Estes benefícios permitem que os hóspedes expressem a sua identidade e valores através da sua escolha de hotel.
Example: Booking a stay at a LEED-certified eco-hotel lets guests showcase their commitment to sustainability, aligning their travel choices with their environmental values
Uma proposta de valor forte é como uma promessa que define o que o seu hotel representa. É mais do que apenas oferecer um quarto confortável – trata-se de proporcionar uma experiência consistente que reflicta os seus valores fundamentais sempre que um hóspede entra pela sua porta. Por exemplo, a proposta de valor da 1 Hotels está centrada na sustentabilidade e no bem-estar, comprometendo-se a proporcionar aos hóspedes estadias de luxo que os liguem à natureza, minimizando a sua pegada ambiental.
As marcas hoteleiras fortes fazem promessas ousadas aos seus hóspedes e cumprem-nas de forma consistente. Criam confiança e lealdade e dão aos viajantes uma razão convincente para os escolherem e defenderem sempre a sua marca.
Os atributos da marca são as qualidades e caraterísticas únicas que moldam a forma como os hóspedes vêem o seu hotel. Influenciam ativamente a perceção e ajudam a posicionar a sua marca no mercado. Estes atributos orientam tudo – desde o design visual às experiências dos hóspedes.
Pense neles como a vibração do seu hotel. Por exemplo, se estiver a promover um retiro de luxo, não utilizaria imagens de festas casuais na piscina. Em vez disso, destacaria uma decoração elegante, comodidades de luxo e um serviço requintado que reflectisse a experiência de topo de gama que pretende transmitir.
. For instance, if you’re promoting a luxury retreat, you wouldn’t use images of casual pool parties. Instead, you’d highlight elegant décor, upscale amenities, and refined service that reflects the high-end experience you want to convey.
Poderíamos citar grandes exemplos de marcas hoteleiras como a Cough, Ritz-Carlton, Six Senses, Marriott e MGM, mas no verdadeiro estilo RoomRaccoon, queremos celebrar os hoteleiros independentes que estão a arrasar com as suas próprias estratégias de marca – como L’Enclume, Colégio Charm House e Les Cabanes d’Ostende, orgulhosos clientes RoomRaccoon.
L’Enclume’s A marca L’Enclume destaca-se pela integração da quinta diretamente na sua identidade, tornando-a mais do que uma simples experiência de estadia e jantar. A utilização de estilos de ilustração inspirados na arte medieval da xilogravura confere um toque distinto e artesanal que se destaca.
Com um restaurante premiado com uma estrela Michelin, elevam o seu conceito “da quinta para a mesa”, centrando-se na sustentabilidade e na proveniência local. Toda a marca se assemelha a uma viagem no tempo, fundida com um toque contemporâneo, criando uma experiência única.
Posicionamento:
Uma experiência imersiva, com estrelas Michelin, da quinta para a mesa, combinada com acomodações únicas, inspiradas no património.
O que eles dizem:
“A nossa abordagem baseia-se na crença de que os melhores produtos são cultivados com respeito, permitindo que a quinta influencie a nossa cozinha.”
Colégio Charm House A marca Colégio Charm House está centrada em proporcionar um retiro romântico e caprichoso que combina o charme histórico com o luxo moderno. Cada suite está decorada de forma única para contar a sua própria história, misturando influências étnicas, design contemporâneo e um toque de diversão.
O encanto vem da herança portuguesa de 250 anos da propriedade. Apresenta pisos de azulejos preservados, paredes de pedra e janelas em arco inspiradas no rico passado de Tavira e nas influências mouriscas. É fácil perceber porque é que até Keanu Reeves escolheu esta joia de boutique como o seu local de refúgio!
Posicionamento:
A mistura perfeita de sofisticação e luxo descontraído para quem procura uma joia escondida no Algarve.
O que eles dizem:
“Os nossos quartos misturam estilo e raízes étnicas, combinando modernidade e tradição.”
A imagem de marca de Les Cabanes d’Ostende combina na perfeição a natureza, o luxo moderno e um espírito aventureiro. Destaca a tranquilidade de ficar alojado em cabanas bem trabalhadas, utilizando elementos visuais como texturas de madeira natural, verdes profundos e iluminação quente para evocar uma sensação de conforto e sofisticação eco-chique.
O estilo minimalista e as imagens transmitem sustentabilidade e elegância, enquanto elementos lúdicos como bicicletas de carga dão um toque de diversão urbana. As cabines únicas e a identidade da marca ajudaram-nos a ganhar o prémio Independent Hotel of the Year Award 2024 na IHS Amsterdam.
Posicionamento:
Um refúgio urbano único que combina o luxo ecológico com um design de inspiração escandinava, oferecendo aos hóspedes uma escapadela inspirada na natureza, mesmo no coração da cidade.
O que eles dizem:
“Descubra as cabanas mais bonitas do mundo escondidas num jardim secreto encantador, mesmo no coração da cidade e com a praia como quintal.”
Construir uma marca de hotel memorável é essencial para se destacar no sector hoteleiro. Um dos elementos mais importantes da sua estratégia de marca é o sítio Web do seu hotel.. A well-designed site does more than showcase your property—it reflects your brand’s identity and essence while serving as a powerful guest touchpoint to impulsionar as reservas diretas.
Utilize ferramentas como:
Como um sistema de gestão hoteleira tudo-em-um, o RoomRaccoon é a melhor escolha para hoteleiros independentes. Reserve uma demonstração gratuita para saber mais.
Nicky is RoomRaccoon's Senior Content Manager, combining a love for travel with a practical approach to improving hotel performance through tech and insightful tips. Join her journey where travel, hospitality, and technology meet.
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