Relatórios Financeiros

Para gerir uma empresa com o sucesso esperado, devemos ter um controlo total sobre todas as nossas receitas e despesas. Só desta forma teremos uma visão clara do posicionamento do nosso negócio e capacidades para definirmos as melhores estratégias de atuação.

Em Portugal, uma parte deste processo já se encontra automatizado pelo SAF-T. Este ficheiro em formato XML, reúne a informação fiscal e contabilística de uma empresa referente a um período específico de tempo.

 

  •       Empresa: nome, morada, cidade, país, NIF, email e site
  •       Clientes: nome, morada, cidade, país e NIFs
  •       Produtos e serviços: designação e tipo de produtos ou serviços
  •       Facturação: facturas, facturas simplificadas, notas de crédito e débito, recibos, guias de transporte, orçamentos, notas de encomenda, facturas proforma, fichas de serviço, guias de consignação, consultas de mesa e outros documentos emitidos durante determinado período

 

O mesmo é não só enviado para a Autoridade Tributária, todos os meses, através do Portal E-Factura, como também permite aos contabilistas importarem de forma automática toda a receita gerada pela empresa para dentro do software de contabilidade. Mas afinal que tipo de relatórios podem ser retirados deste documento?

 

  1.        Em primeiro lugar, o ficheiro SAF-T divide toda a receita por diferentes taxas de IVA. Isto significa que de uma forma simples, os contabilistas conseguem gerar relatórios diferentes sobre a receita gerada a 6, 13 ou 23% de IVA.
  2.        Em segundo lugar, conseguem ainda separar receitas entre produtos e serviços.

 

Claro que para questões legais o SAF-T é suficiente, dando todas as informações que a Autoridade Tributária precisa para o controlo contabilístico da nossa empresa. Mas será que para o sucesso da nossa empresa, esta informação ou a forma como nos é apresentada será suficiente?

Ter uma visão clara e consistente de onde estão os nossos lucros e prejuízos, traz-nos imensas vantagens. Em primeiro lugar conseguimos analisar o nosso Retorno de Investimento de forma mais especifica e completa. Termos aceso a indicadores mais precisos que nos informem do que está bem e do que está mal, sendo mais fácil delinearmos estratégias mais assertivas. Acaba por nos dar uma maior segurança sobre as nossas decisões e o rumo que a nossa empresa irá adotar no futuro em direção ao sucesso da mesma. Não esquecendo claro que nos deixa mais preparados para situações inesperadas e fora nos planos iniciais. No final das contas, termos controlo e conhecimento completo sobre a nossa real situação.

Desconhecimento sobre os resultados da empresa ou a tomada de decisões mediantes ideias pré-concebidas ou palpites sobre a realidade, pode ser bastante prejudicial para a nossa gestão e culminar a resultados negativos e irreversíveis, principalmente quando nos deparamos com situações inesperadas e que poderão fugir ao nosso controlo.

Com os relatórios financeiros RoomRaccoon, todas as informações sobre a sua receita faturada é não apenas dividida em taxa de iva ou produtos e serviços, mas pelo numero de categorias que acharem serem as necessárias a uma visão completa dos resultados da sua empresa.

Envio automático da informação para o software de contabilidade:

Ora vamos então analisar quantas tarefas manuais temos de desenvolver todos os meses apenas com a informação requisitada pelo mesmo:

  • Envio do SAF-T
  • Envio de Mapa de Faturas para que o Contabilista compare manualmente a informação do mesmo com a verificada no SAF-T
  • Envio de Mapas de IVA para a entrega das declarações trimestrais
  • Envio de extratos bancários e recibos do TPA, para uma análise manual das comissões inerentes às comissões de Cartões de Débito e Crédito.

 Já viu quantas vezes utilizei a palavra manual? E se lhe dissermos que com a RoomRaccoon pode eliminar quase todas estas tarefas da sua lista? E se tudo isto pudesse estar automatizado, sem ter que ocupar o seu tempo com estas situações burocráticas?

A RoomRaccoon pode automatizar este processo colocando todas as receitas e pagamentos faturados diretamente no software utilizado pelo seu contabilista poupando horas de trabalho na recolha e envio de dados todos os meses.

Pacote de Actualização

O Pacote de Automatização Contabilística da RoomRaccoon inclui Relatórios Financeiros e Conectividade Contabilística: um serviço gerido que faz automaticamente toda a entrada de dados de receitas e pagamentos nos sistemas contabilísticos suportados. O RoomRaccoon irá guiar activamente os hoteleiros cm toda a configuração em conjunto com o seu contabilista.