CAPÍTULO 4: A CRIAÇÃO DO ROOMRACCOON

Entrada 15: Do MVP até hoje — Como fizemos bootstrapping

“Staying lean and scaling fast isn’t easy, but it’s worth it.”

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A ambição tem um custo — especialmente ao construir algo verdadeiramente inovador a partir da estaca zero.

Para empresas de SaaS como a nossa, esse custo surge logo no início.

Embora obter financiamento fosse tentador, vimos demasiadas startups presas a rondas de financiamento intermináveis, mais dedicadas aos pitches do que ao aperfeiçoamento. Queríamos concentrar-nos em atingir o mercado, não em estar em salas de reuniões em busca de cheques. Não era aquilo que procurávamos.

Por isso, decidimos ser criativos — e talvez ligeiramente atrevidos (como um guaxinim).
Nem sempre foi fácil, mas encontrar a nossa própria forma de financiar o crescimento significava manter o controlo e preparar-nos para o sucesso a longo prazo.

Como lançamos o nosso produto viável mínimo (MVP) num ano

  1. The Bliss como local de teste

Utilizamos o hotel The Bliss para experimentar todas as funcionalidades, aperfeiçoar o produto e corrigir problemas em tempo real. Foi a forma perfeita de testar e aprender sem pressão externa.

  1. Clientes como parceiros de financiamento

Adicionamos novos clientes todos os meses e pedimos-lhes que pagassem adiantado em troca de um desconto. Não só foi uma forma de financiar o nosso crescimento, como o feedback constante nos ajudou a melhorar o produto diariamente.

  1. Lançamos o MVP com base em uso real

Quando lançamos o RoomRaccoon em janeiro de 2017, era um produto moldado pelo uso no mundo real e pelo feedback constante. Muitos dos nossos primeiros clientes ainda estão connosco, o que é um testemunho das relações robustas que construímos nesses momentos iniciais.

IMG: Nadja and Tymen signing the registration forms to launch RoomRaccoon in 2017—a milestone in their journey.

Olhando para trás, o bootstrapping foi uma das melhores decisões que tomamos. Deu-nos controlo total sobre o negócio. Durante a pandemia, quando muitas empresas tiveram de despedir vários funcionários, duplicamos a nossa equipa. Não estávamos presos a mercados financeiros nem a pressões de investidores, pelo que pudemos concentrar-nos naquilo que era mais importante: os clientes e o nosso crescimento.

Por isso, é verdade, manter os custos baixos e expandir rapidamente não é fácil, mas vale a pena.

Forçou-nos a pensar de forma diferente, a agir de forma ousada e a crescer de forma sustentada. E aqui estamos nós agora, mais fortes e ainda com total controlo.

IMG: Nadja e Tymen vencem o Breda Startup Award em 2018