CAPÍTULO 3: ÉPOCAS DE CRESCIMENTO

Entrada 9: Aprender a enfrentar desafios enquanto equipa

“O erro que fez doer a minha alma de hoteleira.”

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Problemas inesperados e operações hoteleiras? São como queijo e marmelada.

Não é surpreendente, visto que é um malabarismo entre madrugar e trabalhar de madrugada, operações do dia a dia, hóspedes com personalidade forte e um edifício que já existe há 10 anos e começa a mostrar sinais de envelhecimento. Uma coisa é certa: a hotelaria transformou-me numa mulher dos sete ofícios, parecida com a Donna Sheridan do Mamma Mia.

Aprender a lidar com esses momentos de “ups” e “oh não” é uma parte essencial de crescer como hoteleiro — trata-se de autodescoberta e de aprender a resolver os problemas pelo caminho.

Nos primeiros tempos, parecia que qualquer desafio podia levar a uma má crítica. Contudo, ao longo do tempo, percebi que a maioria dos problemas não é tão grave como parece e que se pode lidar com as dificuldades, pensar enquanto se fazem outras coisas, e aprender tudo ao longo do tempo.

Como aquela vez em que aconteceu um overbooking numa tarde de sábado frenética. O hotel estava cheio, tal como todos os hotéis nas redondezas, e havia hóspedes irritados na receção. Tive de assumir o erro, pedir desculpa e fazer um esforço extra para reservar-lhes um quarto num hotel mais longínquo e cobrir todos os custos, incluindo transporte e refeições.

No fim, o hóspede acabou por apreciar o esforço que fiz para corrigir o meu erro.

Acima de tudo, gerir um hotel nunca pode ser uma tarefa individual — dependia da minha equipa para agir com profissionalismo e elegância, especialmente quando eu não estava.

É por isso que liderar significa dar o exemplo. A forma como lido com qualquer situação transforma-se na conduta que eles devem seguir.

5 lições para lidar com imprevistos

  1. Manter a calma e respirar

Todos os problemas têm solução. Tire um momento para acalmar-se antes de agir — raramente é o fim do mundo.

  1. Estabelecer SOPs claros

Os Standard Operating Procedures ajudam a evitar crises e proporcionam um guia para lidar com as operações do dia a dia.

  1. Fomentar a colaboração da equipa

Quando toda a gente colabora, independentemente da sua função, lidar com momentos difíceis transforma-se num esforço partilhado que reforça a equipa.

  1. Comunicar de forma transparente

Seja frontal com os hóspedes relativamente ao assunto e ofereça soluções atenciosas. Algumas das minhas melhores conexões começaram com problemas — é nesses momentos que se constrói confiança e empatia.

  1. Aprender e crescer

Todas as crises lhe ensinam algo sobre si, sobre a sua equipa e as suas operações. Estes momentos de desafio criam resiliência, aprimoram a sua abordagem e, muitas vezes, geram mais confiança.