Capítulo 2: Os primeiros dias como hoteleira

Entrada 6: Um início turbulento: uma linha telefónica, muitos sistemas

“Com cada overbooking e oportunidade de negócio perdida, descobri em primeira mão os custos ocultos da ineficiência.”

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A pior sensação para um hoteleiro? Overbooking.

Em segundo lugar, por muito pouco? Às duas da manhã, em completa exaustão depois de um dia repleto de chegadas de hóspedes, housekeeping e tudo o resto, ter de preparar faturas para os check-outs do dia seguinte. E se um hóspede adicionasse mais coisas à sua fatura na manhã seguinte? Ter de voltar à folha de cálculo no Excel e fazer tudo outra vez.

Nessa altura, o meu “sistema” era uma combinação caótica de papel e caneta, num único channel manager e um motor de reservas que não sincronizava com mais nada.

Todas as reservas, todas as atualizações, todas as mudanças tinham de ser introduzidas manualmente em vários sistemas por mim e pela minha equipa. Marcar e riscar, corrigir e reescrever — gastamos vários frascos de corretor para manter tudo em dia.

Agora, ao olhar para trás, percebo que isto não era gestão de quartos; era um caos organizado. Muito pouco eficiente, e seguramente insustentável.

Uma simples página do livro de reservas do The Bliss revela o caos — rabiscos, corretor e modificações constantes — associado à gestão manual de reservas.

Erros cometidos ❌ lições aprendidas ✅

Livro de reservas

Fazia a gestão de todas as nossas reservas com papel e caneta num livro de reservas antiquado (ver acima). Sinceramente, não era ideal.

Como o livro estava sempre no hotel, sempre que recebia um pedido de reserva quando não estava presente, não podia verificar a disponibilidade — e, assim, perdia negócios.

Property management system (PMS) na cloud

Com um PMS para hotel na cloud, pode consultar a disponibilidade em qualquer lugar e adicionar novas reservas em qualquer dispositivo.

Faturas manuais via Excel

Passei inúmeras horas de madrugada a criar faturas no Excel para os check-outs do dia seguinte. Se, entretanto, um hóspede adicionasse alguma cobrança extra, tinha de atualizar a fatura, voltar a guardá-la como PDF e enviá-la novamente — um processo extremamente moroso.

Faturas automatizadas através do PMS

Com um property management system como o RoomRaccoon, são geradas faturas pró-forma de forma automática para novas reservas, e as cobranças podem ser adicionadas facilmente durante a estadia de um hóspede. Separar e enviar as faturas por e-mail são ações possíveis com um simples clique.

Channel manager independente

Embora tivesse um channel manager, o The Bliss recebia várias reservas diretas por telefone e e-mail.

Isto significava que tinha de atualizar a disponibilidade rapidamente no channel manager; contudo, frequentemente, este processo manual causava overbookings.

Channel manager integrado

Para sincronização de dados instantânea, utilize um channel manager totalmente integrado e conectado ao motor de reservas e ao PMS.

Com o RoomRaccoon, as propostas de reservas enviadas por e-mail são automaticamente guardadas como reservas provisórias e convertidas em reservas confirmadas quando o pagamento é recebido. Isto significa que não tem de atualizar manualmente o estado da reserva nem enviar lembretes de verificação — o RoomRaccoon trata de tudo por si.

Uma linha telefónica

O The Bliss tinha uma linha telefónica única para tudo — pedidos de reservas, pedidos de serviço de hóspedes, emergências — e, fora do horário de funcionamento, as chamadas eram encaminhadas para o meu telemóvel pessoal.

Linha de emergência

Se não quiser ter um pequeno ataque de pânico sempre que o telefone tocar, configure uma linha exclusiva para emergências.

Conduta inapropriada dos hóspedes

Ocasionalmente, alguns dos nossos hóspedes tinham comportamentos perturbadores ou inapropriados.

Protocolos de segurança dos funcionários

Implementei formações para ajudar os funcionários a lidar com comportamentos perturbadores dos hóspedes com confiança e segurança, garantindo um ambiente respeitador e seguro para todos.