CAPÍTULO 3: ÉPOCAS DE CRESCIMENTO

Entrada 10: Encontrar o equilíbrio: Reservas diretas vs. através de OTAs

“Os hóspedes esperam algo mais quando fazem o esforço de reservar pelo seu website em vez de uma OTA não os desiluda.”

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No fim do dia, o sucesso resume-se a uma métrica essencial: os quartos vendidos.

A sua estratégia de distribuição é o pilar básico para vender esses quartos de forma eficaz e garantir que alcança os hóspedes certos, através dos canais certos.

Para o The Bliss, isto era uma abordagem equilibrada, com uma mistura de canais de reservas globais e locais dos Países Baixos, enquanto continuávamos a dar prioridade às reservas diretas, devido à eficiência dos custos e ao facto de podermos construir relações mais robustas com os hóspedes.

Os principais canais de reservas da Portugal em 2024: Insights do relatório de canais de reservas da RoomRaccoon.

5 dicas para atingir o equilíbrio perfeito de canais de reservas

  1. Opte por canais de reservas que se enquadrem nos seus objetivos

Os canais certos dependem do seu público-alvo. Por exemplo, o The Bliss concentrava-se em atrair executivos de empresas internacionais, mas também viajantes locais. Existem diferentes canais para diferentes objetivos, pelo que é crucial alinhar a sua estratégia com os objetivos do seu negócio.

Precisa de ajuda para decidir? Consulte o nosso guia para saber quais os critérios-chave a considerar para escolher canais de reservas para a sua propriedade.

  1. Utilize mais de um canal com as ferramentas certas

Sem um channel manager — ou se estiver a utilizar um channel manager com comissões extra — poderá estar a limitar-se a apenas um ou dois canais de reservas para poupar tempo e diminuir os custos. Isto pode, contudo, levar a overbookings, a uma distribuição mais restringida e a oportunidades de receitas perdidas.

Investir nas ferramentas certas não só maximiza a sua visibilidade, como contribui para otimizar as operações e aumentar o seu potencial de receitas.

  1. Dê motivos aos hóspedes para fazerem reservas diretas


Deve focar-se totalmente em converter os visitantes do seu website em hóspedes. E como pode fazê-lo? Ao oferecer mais valor do que as OTAs. Pense em descontos por reservas diretas (5%, 10%) — normalmente, sai mais barato do que pagar as comissões das OTAs. Depois da estadia,
envie um e-mail de seguimento com um incentivo para fazer uma reserva direta da próxima vez. E não se esqueça de tornar tudo ainda mais apelativo, com ofertas de extras e packs irresistíveis.

Os hóspedes esperam algo mais quando fazem o esforço de reservar pelo seu website em vez de uma OTA. Não os desiluda — dê-lhes todos os motivos para fazer as reservas diretamente.

  1. Torne o processo de reserva o mais rápido e fácil possível

Quando os hóspedes chegam ao seu website, certifique-se de que a primeira coisa que vêem é um call to action proeminente e irresistível para reservarem diretamente. Coloque este CTA num local estratégico em todas as páginas, de modo a maximizar a visibilidade. Além disso, peça poucas informações no momento da reserva — guarde-as para o check-in online.. A seamless process boosts conversions and keeps guests engaged.

Descubra as funcionalidades imperdíveis de um motor de reservas de alta conversão.

  1. Faça uma parceria com a Google para obter mais reservas diretas

Metade das reservas do The Bliss eram reservas diretas — não apenas através de marketing orgânico, como também através de anúncios no Google Hotels. . This powerful booking platform provides the visibility needed to compete with OTAs dominating search results. Best of all, it directs interested travelers to your A melhor parte é que redireciona os viajantes interessados para o seu motor de reservas integrado, oferecendo-lhe controlo total sobre as relações com os hóspedes e os seus dados.

Com o Google Hotels, só paga pelas reservas concluídas pelos hóspedes, o que significa que é um canal de reservas de baixo risco e elevada recompensa.