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Uma marca forte para o hotel é essencial para destacar-se no panorama concorrido da indústria hoteleira. Isso foi uma parte do que me atraiu no The Bliss — o facto de ter uma reputação sólida como hotel boutique de luxo, popular entre executivos de empresas internacionais.
Cada uma das 9 suítes tinha o seu próprio tema único, como a “Suíte Classic” — perfeita para um verdadeiro cavalheiro ou uma verdadeira dama — e, a minha favorita, a “Suíte Lodge”, com a sua atmosfera rústica graças ao “Hank” — uma cabeça de veado montada na parede (digamos que tinha um efeito “amor ou ódio” para os hóspedes).
A Suíte Lodge.
O website do The Bliss promove de forma inteligente as suítes como “9 fugas de uma noite”, capturando a forma como cada suíte oferece uma experiência totalmente diferente, embora todas sejam luxuosas.
O meu primeiro objetivo foi garantir uma experiência de marca consistente, algo que, para o The Bliss, significava manter “a consistência na qualidade” em todos os momentos.
- Serviço de qualidade (para compensar alguns candeeiros avariados): Não foi possível consertar todos os problemas de manutenção de imediato, por isso, concentrei-me no serviço — bebidas de boas-vindas, visitas aos quartos em pessoa, e pequenos detalhes como chocolates e bilhetes escritos à mão.
- Comodidades de qualidade (mas práticas): Descobri de uma forma muito dura que as minhas toalhas brancas caras perderam a batalha contra o Carnaval… e toda a tinta facial laranja vivo!
- Identidade de marca de qualidade (o segredo está nos detalhes): Desde o logótipo preto e dourado impresso nas toalhas e nas suítes de gama alta, todos os detalhes reforçaram a imagem de luxo do The Bliss e a promessa de uma estadia verdadeiramente blissful.
- Valores de marca de qualidade (alimentam a cultura interna): Os meus funcionários desempenhavam um papel importante ao moldar os padrões de qualidade, desde a forma como cumprimentavam os convidados até às fardas formais.
Os funcionários do The Bliss vestidos para impressionar, com uma farda formal.
5 dicas comprovadas para marketing de um hotel e configuração de quartos
Tinha algumas cartas na manga que funcionaram muito bem:
- Criar categorias de quartos
Embora possa não parecer verdade, muitas vezes, os hóspedes têm dificuldade com o excesso de opções. Por isso, dividi as 9 suítes em três categorias de quartos, baseadas em comodidades semelhantes. Isto facilitou o processo de reservas e ajudou-me a maximizar a ocupação. - Investir numa suíte nupcial
Não só pode vendê-la a um preço premium, como também pode utilizá-la para impulsionar a ocupação, ao oferecê-la como upgrade de última hora. Este truque ajudou-me a libertar as minhas suítes padrão, que eram muito mais fáceis de preencher.
A Suíte Nupcial.
- Colaborar com empresas locais
Tendo em conta que o The Bliss serve as necessidades de viajantes de negócios internacionais, fiz parcerias com restaurantes locais e com um casino, para criar pacotes com valor acrescentado. Os nossos hóspedes adoraram e também apoiamos a comunidade!
- Conquistar os assistentes pessoais
Muitas vezes, conquistar os viajantes começa com os assistentes pessoais! Foi por isso que, todos os anos, lhes oferecia uma estadia gratuita no The Bliss. Era uma forma simples mas eficaz de garantir que se lembravam de nós no momento de marcar a viagem seguinte. - Criar um website destacado
O website do hotel é um aspeto essencial do branding, que constrói expectativas e entusiasmo. Deve ser informativo, refletir a experiência dos hóspedes e destacar aquilo que torna a sua propriedade única. Pela minha experiência, muitos hóspedes encontravam-nos através de uma OTA mas acabavam por reservar diretamente.