CAPÍTULO 2: OS PRIMEIROS DIAS COMO HOTELEIRA

Entrada 5: Os nervos do primeiro dia, post-its e torradas queimadas

“Dia 1: Tudo o que podia correr mal, correu mal. O ponto positivo? Descobri a minha parte favorita da hotelaria.”

Ouvir:

Faça o check-in — subscreva para não perder nenhuma atualização!

Este campo está escondido ao visualizar o formulário

No meu primeiro dia de trabalho, estava igualmente entusiasmada e nervosa, além de estar em severa privação de sono — tudo porque estava com demasiado medo de adormecer de manhã. Engraçado: o medo de me atrasar foi o que me fez ficar acordada metade da noite!

Sete das minhas nove suítes estavam reservadas — excelente em termos deocupação! Já para os meus nervos, não tão excelente. E, só para tornar as coisas mais interessantes, ambos os membros da minha equipa decidiram não aparecer à última da hora, pelo que fiquei sozinha a segurar as rédeas.

O que poderia correr mal?

Estava ocupada com a preparação do pequeno-almoço quando o telefone tocou. Quarto 3, a Suíte Mystery. Aparentemente, havia uma fuga de água no teto. Tentei manter a calma enquanto corri para investigar, mas o telefone voltou a tocar — Quarto 4, a Suíte Nupcial. Desta vez, era um jacuzzi que não se desligava. Então ocorreu-me: a “fuga mistério” vinha de cima, do sítio onde o jacuzzi da Suíte Nupcial não parava de borbulhar!

Enquanto estava a lidar com a situação de ambos os quartos, a minha preparação de comida e bebida ficou totalmente esquecida. Quando voltei, descobri que os meus pãezinhos cuidadosamente preparados se tinham transformado em pequenos tijolos de carvão.

A pior parte? Dispensar os hóspedes sem pequeno-almoço. Estava aterrorizada e à beira das lágrimas, convencida de que tinha sido o dia mais stressante de toda a minha vida.

Mais tarde, após finalmente ter o housekeeping em ordem, voltei a sentir um pouco de controlo. Foi quase libertador voltar a estar em sintonia com o ritmo do hotel e pronta a receber novos hóspedes.

A minha parte favorita da hotelaria

Nadja num evento de check-in da indústria hoteleira da RoomRaccoon, em Breda

No meu primeiro dia, também descobri qual era a minha parte favorita do trabalho, aquilo que me enche de entusiasmo e me recorda do porquê de ter escolhido este percurso: a alegria de fazer check-in a um hóspede.

Há algo de especial no momento de cumprimentá-los, saber um pouco sobre a viagem e mostrar-lhes a suíte em que vão ficar hospedados. Os sorrisos quando descobrem o local que será a sua casa durante alguns dias? Pura magia.

O que faria de forma diferente: 2 lições do meu primeiro dia

  1. Fazer uma simulação — não basta usar post-its

Tinha post-its colados em todas as superfícies possíveis, mas não foi suficiente para preparar-me para a realidade de um dia atarefado a gerir um hotel. A melhor preparação possível é uma simulação da rotina diária com alguém familiarizado com o negócio. Fale com outro hoteleiro ou, se possível, com o anterior proprietário e faça um teste real.

  1. Automatizar tudo o que for possível

Esta foi a primeira vez que realmente parei para apreciar o poder da tecnologia. Rapidamente me apercebi de que não queria gastar a minha energia mental em tarefas repetitivas como faturação manual ou consultar canais de reservas constantemente — preferia claramente focar-me nos detalhes, como servir iogurte de banana ou de morango!

Automatizar tarefas administrativas — como faturação, verificações de inventário e gestão de reservas — liberta tempo, diminui o stress e permite-lhe focar-se naquilo que realmente importa: os hóspedes e as suas experiências.